Análise Arkade: Muito humor e stealth em UnMetal
Metal Gear, a obra prima de Hideo Kojima, sempre foi uma série com histórias densas e sérias, mas com umas boas pitadas de bom humor. Mas o que acontece quando se tira toda a seriedade e adiciona ainda mais humor puro? Temos UnMetal!
Vamos então conferir nossa análise completa dessa aventura simplesmente hilária e desafiadora de Solid… digo, de Jesse Fox, após ter sido preso por um crime que ele não cometeu!
Era uma vez, Jesse Fox…
Um dia, um helicóptero soviético cruzou a fronteira de uma nação aliada que continha uma base militar dos Estados Unidos. E dele saiu um homem, um homem que foi preso por um crime que ele não cometeu (guarde essa informação!). E esse homem era Jesse Fox.
Levado para a sala de interrogatório da base, Jesse então começa a contar toda a história de como chegou ali, como conseguiu um helicóptero soviético e o que aconteceu com ele até chegar ali. E é aí que o game começa, enquanto acompanhamos a história de sua fuga da base militar do Exército X.
A história é então narrada por Fox para seu interrogador, e o legal é que tudo é narrado basicamente em tempo real. Dessa forma, o game sempre traz algumas surpresas interessantes e hilárias. Pois o jogador também influencia na história ao preencher lacunas que faltam em alguns momentos.
Construindo a aventura
UnMetal é recheado de muito bom humor e muita criatividade. Como a história é contada em “tempo real”, muitas vezes Fox contradiz a si mesmo, e nesses momentos, cabe ao jogador tentar consertar a cena.
Um exemplo disso são as opções de escolha que influenciam a história. Por exemplo, ao entrar em uma sala vazia, Fox pode dizer que havia alguma coisa ali, e você tem que decidir o que é. O mais engraçado é que, nem sempre a opção que você escolhe é exatamente a que você espera!
Não vou dar muitos spoilers sobre esse tipo de decisões, mas o que vou dizer é que muitas delas levam a resultados simplesmente hilários e completamente imprevisíveis. Inclusive, o game conta uma quebra da quarta parede tão divertida em certos momentos, além de incentivar a criatividade do jogador para encontrar uma solução para algumas situações.
Por exemplo, você pode interagir com alguns NPCs durante o game, incluindo inimigos, em que é possível ter algumas ações bem engraçadas. Só para citar um exemplo, em determinado momento você encontrará um guarda fazendo no número 2 no banheiro. Você pode tentar achar papel higiênico pra ele, ou espancá-lo em seu momento de maior vulnerabilidade! Ou as duas coisas!
Inclusive, para salvar o seu progresso no game você deve ir até um banheiro e fazer o número 1! Ou então usar um penico para salvar em qualquer lugar (contanto que não tenha ninguém olhando)!
Há alguns momentos de interação com o jogador em que a criatividade influencia diretamente. Por exemplo, você pode entrar em diálogos em que Fox irá se contradizer de forma perigosa, o que gera um Game Over. Você precisa alterar a história para que essas contradições não aconteçam. E sempre que isso ocorre, os absurdos que acontecem são de causar verdadeiras gargalhadas.
Revivendo os primórdios de Metal Gear
UnMetal tira como inspiração clara os primórdios da série Metal Gear, lá no MSX no final dos anos 80, com perspectiva isométrica, gráficos pixelados e progressão por telas interligadas.
O game pega elementos de Metal Gear e Metal Gear 2: Solid Snake e mistura em uma coisa só, como por exemplo os socos mortais de Snake em seu primeiro game (inclusive, os socos de Fox são um importante elemento da história!), e a combinação de itens do segundo.
Há diferentes tipos de armas no game, de pistolas e granadas até lança-foguetes e até um estilingue. Mas há um porém! Jesse Fox não é assassino, então ele não mata ninguém! Isso é uma característica bem interessante do game. Você até pode atirar em inimigos, mas se fizer isso, terá que usar um kit de cura para que eles não morram.
E é claro, stealth é primordial aqui! Assim como no game original, não há muito segredo para se manter escondido, basta ficar foca do campo de visão dos inimigos. É possível bater nas parede para atraí-los e assim lidar com inimigos um de cada vez, ou então tentar passar despercebido por eles.
Há ainda um recurso de level up. Se o jogador derrotar inimigos sem ser notado, ganha estrelas, que são convertidas em XP. Quando a barrinha de XP enche, Fox sobe de nível, podendo escolher um entre dois perks permanentes. Por exemplo, mais velocidade de movimento, socos mais fortes, mais vida, maior velocidade de reload e etc. Escolha sabiamente seus upgrades, pois eles realmente fazem diferença!
E não posso deixar de mencionar os chefões! O game possui vários chefões diferentes, cada um diferente do outro em termos de visual e de estratégia de combate. Nunca uma batalha é repetitiva, adicionando muito desafio e diversão com cada vilão derrotado.
Audiovisual
UnMetal possui um visual totalmente pixelado, exatamente como nos Metal Gears de MSX, o visual é incrivelmente característico e a inspiração é mais do que óbvia. E mesmo com um visual retrô, os cenários são bem desenhados, com personagens com animações simples mas bem feitas, além de muitos efeitos de explosão, sangue e etc.
O game possui vozes em inglês, com o ator que interpreta Fox fazendo uma excelente imitadão da voz com que David Hayter imortalizou Solid Snake a partir de Metal Gear Solid! E todos os outros NPCs também possuem boas interpretação, principalmente nas cenas de comédia e nas interações com inimigos (quase todos eles se chamam Mike!)
A parte sonora possui músicas muito boas, também com estilo bem característico. E assim como na obra em que se inspira, se você for visto por algum inimigo o som de alerta tocará e uma música intensa preencherá tudo enquanto diversos inimigos tentam derrotá-lo.
O game conta com localização em português brasileiro em seus menus e legendas, porém rola alguns erros constantes, como erros de ortografia, ou até mesmo confusão na tradução, com frases em espanhol, inglês e português misturadas em momentos pontuais.
E há uma certa censura na tradução. Os personagens soltam muitos palavrões a todo momento, mas nas legendas temos uma “versão brasileira” estilo de filmes mais antigos, substituindo os palavrões por xingamentos mais politicamente corretos.
Conclusão
UnMetal só não é um Metal Gear por que não foi feito por Hideo Kojima ou sua equipe, mas suas enormes qualidades honestamente o colocam a par da série, principalmente em relação aos dois primeiros games do MSX.
O game oferece o tipo de ação que se espera de um stealth action com estilo retrô, e oferece uma história muito divertida e surpreendente, cheia de reviravoltas inesperadas e muitas surpresas hilárias para cada tomada de decisão do jogador.
Se você é fã de Metal Gear, então definitivamente precisa conferir esse game! UnMetal pode até ser uma paródia, mas é a melhor e mais genuína homenagem que Metal Gear já recebeu nos últimos 6 anos, desde o lançamento de The Phantom Pain.
UnMetal foi lançado no dia 28 de setembro, com versões para PC, Playstation 4, Playstation 5, Xbox One, Xbox Series X/S e Nintendo Switch.