Análise Arkade: recupere o olho de Odin no hilário Zombie Vikings

2 de junho de 2017

Análise Arkade: recupere o olho de Odin no hilário Zombie Vikings

Quer um divertido e hilário beat ‘em up para jogar com seus amigos e dar muitas risadas? Pois se você ainda não ouviu falar de Zombie Vikings da Zoink Games, então nos acompanhe nessa viagem dos mortos totalmente banhada em humor negro e muitos combates!

Levantem de suas tumbas e entrem em uma missão… porque sim!

Análise Arkade: recupere o olho de Odin no hilário Zombie Vikings

Zombie Vikings tem uma premissa que não poderia ser mais sincera. O grandioso deus nórdico Odin estava vivendo tranquilamente em sua casa, colando purpurina em uma espada para que assim ele pudesse ter a espada mais brilhante do mundo, até que Loki aparece e resolve encher o saco, e como a relação entre os dois não é lá essas coisas, Loki resolve roubar o único olho bom de Odin e zoar da cara dele.

Análise Arkade: recupere o olho de Odin no hilário Zombie Vikings

Enfurecido (e cego), Odin resolve então convocar quatro grandes guerreiros diretamente do Valhalla para lhe ajudar, ou melhor, pra realizar o serviço para ele. E assim, convoca a musculosa Gunborg, o antigo marinheiro Seagurd, a rainha dos corvos Caw-Kaa, e a pequena reencarnação da selvageria chamada Hedgy. E a gloriosa missão deles é recuperar o olho roubado de Odin pois… pois só isso mesmo, Odin só quer o olho de volta. E assim o quarteto parte em viagem no barco preferido de Odin atrás de Loki para recuperar o olho de Odin!

Muito humor negro e muitas referências

Análise Arkade: recupere o olho de Odin no hilário Zombie Vikings

Zombie Vikings é um game completamente hilario, e que joga o politicamente correto pra longe. O game é recheados de cenas e diálogos hilários e incrivelmente impróprios, o que deixa tudo muito mais divertido. Um exemplo são os vendedores do game, duas crianças que vendem armas! Ao encontrar lojas no meio das missões, as crianças anunciam seus produtos, como espadas recém tiradas do corpo de um Viking morto. Se você interagir com a loja e não comprar nada, as crianças vão te xingar, e se você comprar algo, elas o agradecem por sustentarem trabalho infantil, para que você indique a loja dos dois para assassinos que você conhecer, e inclusive pedem para você postar em seu Instagram fotos de inimigos que você matar com as armas que você compra!

Análise Arkade: recupere o olho de Odin no hilário Zombie Vikings

E isso não é nada, o humor do game vai além! Existem piadas sobre absolutamente tudo aqui, inclusive a razão pela qual você está matando os seus inimigos, pois afinal, é isso o que os vikings fazem, eles invadem, pilham e matam todos, nada anormal aqui! O game ainda conta com referências a diversos outros games e mídias, como os zumbis protagonistas comentando o fato de Hedgy se parecer com um ouriço azul, e Gunborb sempre falando sobre suplementos de academia, Whey Protein e em como ela não usa (abertamente) anabolizantes.

O game ainda conta com cutscenes muito engraçadas. Mesmo com seu olho arrancado, Odin ainda consegue enxergar a partir de seu olho em poder de Loki, e o deus nórdico tem visões que uma pessoa comum não poderia suportar, como por exemplo em um acena em que Loki engole o olho sem querer. Se ele engoliu por cima, o olho eventualmente terá que sair por baixo… enquanto Odin vê tudo!

Análise Arkade: recupere o olho de Odin no hilário Zombie Vikings

Zombie Vikings nunca perde a graça, sempre entregando um humor constante e que não faz esforço nenhum em ser engraçado. Não é como um South Park em termos de politicamente incorreto, mas consegue entregar um humor negro não tão pesado, mas ainda assim muito hilário.

Missões paralelas e o passado dos guerreiros zumbis

Análise Arkade: recupere o olho de Odin no hilário Zombie Vikings

Como todo bom Beat ‘em up, Zombie Vikings progride através de fases, cada uma no modelo básico do gênero, que é correr para a direita e ir matando tudo o que aparecer em sua frente até chegar no final. Porém, o game possui uma missão paralela em cada uma de suas fases (exceto nas boss battles), que premiam o jogador com novas armas.

As missões paralelas envolvem NPCs pedindo ajudas e são simples de se resolver, como encontrar um arco rosa para a princesa gato, recuperar um pato de estimação de um monstro marinho, ou até arrumar um pouco de gelo para o drinque de sangue de um gigante de gelo. As missões paralelas são bem divertidas e diversificadas, dando um breve descanso da pancadaria, e as armas ganhas ao cumpri-las vale o esforço!

Análise Arkade: recupere o olho de Odin no hilário Zombie Vikings

Além das missões paralelas, o game conta as histórias individuais de cada um dos protagonistas conforme se avança pelas fases. O game progride da seguinte forma: Cerca de três fases comuns, seguida por uma boss battle, que formam uma região. Não há diferença entre essas regiões, fora a estética dos cenários. E cada uma dessas regiões foi o lar de cada um dos protagonistas antes de morrerem, e ao prosseguirmos por elas, somos apresentados às suas histórias, e assim conhecemos quem eles eram quando vivos e também como acabaram morrendo.

Gameplay e Multiplayer

Análise Arkade: recupere o olho de Odin no hilário Zombie Vikings

Zombie Vikings tem um gameplay simples e fácil de aprender, como um bom beat ‘em up deve ser. A movimentação segue da esquerda pra direita, com profundidade de cenário, o que significa que o jogador pode ir pra cima, para baixo, esquerda e direita. Porém cada personagem tem uma jogabilidade diferente.

Cada personagem possui dois tipos de ataques: Ataques normais e especiais. Esses dois tipos de ataques podem ser carregados, e cada personagem possui combos e ataques carregados diferentes. Os ataques especiais também são únicos. Gunborb atira seu braço para frente que segura um inimigo e a aproxima dele, e carregado, faz com que seu corpo acumule tantos esteroides ao ponto de explodir. Seagurd cospe tinta de polvo envenenada, e carregado faz o polvo em sua barriga jogar inimigos longe. Caw-Kaa solta uma rajada de vento que afasta inimigos, e um poderoso ataque aéreo que atinge todos no ponto de impacto, e Hedgy cospe um ou vários esqueletos explosivos. Além disso há a defesa, que funciona mais com um parry, e a habilidade de agarrar e jogar inimigos e aliados.

Análise Arkade: recupere o olho de Odin no hilário Zombie Vikings

O game possui co-op para até quatro jogadores, local e online com amigos. Mas o game também pode ser jogado sozinho sem nenhum problema. O modo co-op só permite que você jogue com amigos, dessa forma, não há como jogar com pessoas desconhecidas. Jogando em co-op, além de sair matando tudo e todos, os jogadores também podem carregar um companheiro com suas espadas e jogá-los para longe. Todos são zumbis, então os agarrões consistem em empalar os companheiros com a espada e jogar longe.

E há uma habilidade bem divertida no game, que é uma fusão entre todos os personagens, em certas fases, existe um ponto onde todos os personagens se fundem em um zumbi gigante com todos os personagens controlando seus ataques loucamente e causando uma verdadeira carnificina.

Análise Arkade: recupere o olho de Odin no hilário Zombie Vikings

Há também um modo de batalha, onde os jogadores lutam entre si se matando até que sobre apenas um vivo. Porém, mesmo que você jogue sozinho ainda poderá aproveitar bem o game. Que também conta com uma ajuda que te acompanha pela maioria das fases, um porquinho zumbi com chifre de unicórnio e asas. Ele pode ser arremessado nos inimigos, usado para ganhar um impulso de altura ao pular, e até mesmo atacar inimigos com um canhão nas costas. O game fez um ótimo trabalho em não prejudicar em nada jogadores que optarem por jogar sozinhos.

Audiovisual

Análise Arkade: recupere o olho de Odin no hilário Zombie Vikings

Zombie Vikings tem um visual incrível, o game possui um visual 2.5D bem ao estilo de Paper Mario, com personagens 2D e cenários em 3D construídos com estruturas 2D, como dioramas. Os cenários e todos os personagens possuem muitos detalhes, parecendo desenhos feitos a mão.

Os cenários principalmente são muito bem feitos, com muitos detalhes do começo ao fim, com várias camadas de elementos na frente e por trás na “área jogável”. As regiões são completamente diferentes umas das outras. Existem cidades portuárias com vários monstros marinhos e pescadores ao fundo, florestas com gigantescos trolls de pedra, cemitérios com muitos esqueletos, bruxas e fantasmas. Os cenários sempre roubam a atenção quando estamos fora de combate.

Análise Arkade: recupere o olho de Odin no hilário Zombie Vikings

O departamento sonoro do game é excelente. As músicas do game são bem intensas, misturando muitos ritmos ao mesmo tempo, com guitarras gritando e até uma trilha sonora mais jazz e blues que lembra bastante o clássico Grim Fandango. A dublagem do game é excelente, infelizmente o game não possui dublagem ou tradução para português, mas a dublagem ficou muito bem feita, e hilária!

Conclusão

Análise Arkade: recupere o olho de Odin no hilário Zombie Vikings

Zombie Vikings é um game que já foi lançado há um bom tempo, lá em 2015, mas tivemos a chance de experimentá-lo atualmente e é sem dúvida alguma um game muito divertido. O game possui alguns problemas, como inimigos ou itens que carregam direito, ou ficam presos fora do cenário, bem como os personagens que as vezes podem também ficar presos em certos pontos, como algumas paredes.

Esse é um game excelente para reunir os amigos, principalmente juntos na mesma sala e ir do começo ao fim controlando os hilários e poderosos zumbis assassinos, caçando o atrapalhado Loki em busca do olho de Odin. Então se você está atrás de uma boa diversão em grupo, Zombie Vikings é uma ótima pedida.

Zombie Vikings está disponível para PC, PS4 Xbox One.

Renan do Prado

Amante de Metal Gear, platinador de Soulsborne e exímio jogador online (quando o lag não atrapalha).

Mais Matérias de Renan

Comente nas redes sociais