Análise Arkade: Fashion Police Squad, um “Doom-Like” glamouroso e criativo

1 de setembro de 2022
Análise Arkade: Fashion Police Squad, um "Doom-Like" glamouroso e criativo

Games de tiro no estilo Doom chamam atenção por diferentes motivos: pode ser pela qualidade em reproduzir a sensação de jogar os primeiros games da franquia, ou pela criatividade de reformular o subgênero. Fashion Police Squad chegou aos PCs via Steam recentemente unindo as duas características sob uma ótica completamente diferente do que estávamos acostumados a ver em jogos “Doom-like” (também chamados de Boomer Shooters).

Com uma jogatina afiadíssima, visual em pixel art bem cômico e um enredo que chama atenção principalmente pela ausência de violência gráfica, Fashion Police Squad é um acerto e tanto para trazer criatividade e originalidade ao subgênero de jogos clones de Doom. Vem comigo nessa análise que você vai entender o peso e a importância de ser fashion em um mundo de breguisse e paletós abarrotados.

Análise Arkade: Fashion Police Squad, um "Doom-Like" glamouroso e criativo

Chamado ao dever

Fashion Police Squad nos coloca na pele de Desmond, um oficial da chamada “polícia da moda”, que cuida de crimes contra a moda com uma série de ferramentas bem peculiares que consertam as roupas das pessoas. Sim, é isso mesmo, você é um oficial a serviço da moda que precisa combater “inimigos” mal vestidos e bregas pela cidade.

Na história, você começa a investigar supostos atentados contra a moda em locais específicos, até descobrir que há uma mente criminosa por trás de tudo. Com isso, Desmond e sua assistente precisam desvendar quem está envolvido nestes “crimes”, enquanto resolvem o grave problema de “falta de senso de moda” que aflige a cidade.

Análise Arkade: Fashion Police Squad, um "Doom-Like" glamouroso e criativo

Pode não parecer, mas estamos sim falando de um jogo no estilo Doom nessa análise. Não é a toa que comentei mais cedo que este é um dos jogos mais criativos nesse estilo que já tive o prazer de experimentar. Os cenários claros e cheios de cores, inimigos criativos e variados e armas e ferramentas hilárias fazem o game virar uma comédia sensacional, mas cheia de ação.

Os diálogos de Desmond entre as cenas são igualmente engraçados, mas infelizmente não serão apreciados por todos, uma vez que Fashion Police Squad não possui textos em português brasileiro. Entretanto, a estética do game como um todo faz muito bem o papel de deixar claro que estamos aqui falando de um jogo para se divertir e chorar de rir no processo.

Análise Arkade: Fashion Police Squad, um "Doom-Like" glamouroso e criativo

Um Doom-like bem diferente

Já deu pra ver que Fashion Police Squad vai em uma direção completamente oposta daquela que vimos em outros Doom-likes que analisamos aqui no Arkade. Enquanto games como Hellbound tentam reproduzir a aura de rock pesado e inferno dos Doom clássicos, outros como Forgive Me Father se apoiam no gore do subgênero para combinar outras histórias, como as de Lovecraft.

Fashion Police Squad vai para uma linha completamente não violenta, mas que nem de longe estraga a identidade do nicho. Acreditem: nem mortos os inimigos são. Na verdade, quando atiramos nos oponentes, estes passam por uma transformação no visual, abandonando suas roupas feias para vestir algo mais fashion — e ficando mais felizes no processo. Com isso, cada classe de inimigos recebe um tipo de tratamento de moda diferente, que “conserta” seu estilo de vestimenta, impedindo que ele seja uma ameaça à moda.

Análise Arkade: Fashion Police Squad, um "Doom-Like" glamouroso e criativo
O crime desses aí é “expor a bunda” com a calça caindo XD

Essa sacada é apenas um detalhe da jogatina, que torna tudo muito divertido e hilário, dando um ar de frescor a um gênero que é geramente associado a sangue, tripas, demônios e sustos. Mas não se enganem, este ainda é um Doom-like de excelente qualidade! Ainda temos itens a serem pegos durante as fases, hordas de inimigos a serem vencidas, fases labirínticas cheias de áreas secretas e armas criativas.

Porém tudo isso em uma roupagem completamente original e cheia de carisma. Até o clássico especial de Doom que faz o Doom Guy “sair na mão” com demônios está presente no jogo sob o nome “Fab Slap Glove“. Porém de uma forma bem… peculiar. Ao final de cada fase, temos um desfile de moda com todos os inimigos que vencemos durante a jogatina, enquanto nossos pontos são contados em tempo real!

Análise Arkade: Fashion Police Squad, um "Doom-Like" glamouroso e criativo

O verdadeiro cinto de utilidades

Um elemento interessante de Fashion Police Squad que não encontramos em muitos Doom-likes por aí é a forma criativa com a qual os inimigos interagem com os itens de Desmond. Como em outros jogos, temos aqui uma variedade interessante de armas e gadgets que nos dão habilidades diferentes para enfrentarmos inimigos e superarmos obstáculos.

Entretanto, em Fashion Police Squad temos inimigos que só são vencidos com o uso de alguma habilidade específica. Nossa arma básica, por exemplo, chamada de Canhão 2dye4, pode adicionar uma explosão de cor aos ternos sem graça de alguns inimigos, ou então ser usado em seu ataque secundário para sugar a cor de roupas muito intensas. Cada um dos tiros funciona em um inimigo específico.

Análise Arkade: Fashion Police Squad, um "Doom-Like" glamouroso e criativo

Por sua vez, a metralhadora de costura conserta ternos engomados transformando-os em roupas mais ajustadas ao corpo do usuário. Essa arma, no caso, é própria para os gigantes inimigos de ternos abarrotados e fora do padrão. Cada inimigo possui características bem próprias e você precisa identificar o “crime contra a moda” que está acontecendo para assim usar o equipamento correto para corrigi-lo.

Além desses usos específicos contra certos inimigos, a maioria dos gadgets possuem também usos no ambiente. Enquanto o Canhão 2dye4 pode sugar a cor de determinados itens do cenário, o cinto de couro que é utilizado contra alguns inimigos de calças caindo também serve para se balançar no melhor estilo “Tarzan” em determinadas fases. Tudo isso traz um frescor de jogabilidade muito interessante e deixa claro que Fashion Police Squad é um jogo cheio de personalidade e boas ideias.

Análise Arkade: Fashion Police Squad, um "Doom-Like" glamouroso e criativo

Alguns probleminhas de desempenho

Mesmo que Fashion Police Squad acerte em quase tudo, o game ainda peca em alguns probleminhas de desempenho. É até curioso pensar que um jogo em pixel art no estilo dos Doom clássicos sofra com problemas de performance, mas sim, ele sofre. Um dos mais graves que aconteceram comigo são os constantes congelamentos quando se anda rápido demais nas fases.

São congelamentos rápidos, provavalmente causados pelo carregamento do mapa (ou o spawn dos inimigos). Entratanto, esse congelamento acontece com uma frequência grande demais para ser ignorada nessa review. Não chega a destruir a diversão do jogo, mas em certos momentos me peguei pensando algo como “aff, de novo isso?”, o que nunca é bom.

Análise Arkade: Fashion Police Squad, um "Doom-Like" glamouroso e criativo

Além disso, algumas outras inconsistências de desenvolvimento do game podem ser reparadas com bugs sendo relatados nos fóruns da Steam, relacionados à interação com determinados pontos do mapa ou então quando se usa o especial de Desmond. Claro que são todos problemas facilmente resolvíveis com atualizações, mas que não podem ser ignorados uma vez que influenciam na jogatina.

Carisma, criatividade e charme

Fashion Police Squad é um Doom-like notável. Seja pela sua ação desenfreada, seja pelo seu visual retrô bem agradável, seja por sua trilha sonora que combina com a proposta ou pelo seu humor ácido estupendo e cheio de carisma, o jogo é uma excelente pedida para amantes de Boomer Shooters que buscam novidades dentro do nicho.

O mais sensacional aqui é pensar que o jogo não é nada violento e ainda assim consegue manter toda a aura de Doom presente. Poucos títulos conseguiriam uma proeza dessas e me arrisco a dizer que este aqui foi o que chegou mais longe nisso. Afinal, conseguir ser um ótimo Doom sem ser uma cópia de Doom — sem sangue, demônios e pentagramas — é uma proeza bem difícil de conseguir.

Fashion Police Squad festá disponível apenas para PC, tanto na Epic Games quanto na Steam.

Gilson Peres

Gilson Peres é Psicólogo, Mestre em Comunicação e aqui no Arkade fala principalmente sobre Realidade Virtual, jogos de PC e novas tecnologias desde 2019.

Mais Matérias de Gilson

Comente nas redes sociais