Análise Arkade: Persona 5 Tactica traz muita diversão e estilo

21 de novembro de 2023
Análise Arkade: Persona 5 Tactica traz muita diversão e estilo

Os Phantom Thieves estão de volta em uma nova aventura! Dessa vez deixando o estilo tradicional da série Persona de lado e indo mais uma vez para o mundo do RPGs táticos em Persona 5 Tactica!

Então venha conosco e confira nossa análise completa do game, que esbanja estilo e carisma trazendo os personagens do game para um universo ao estilo chibi!

Vive la Resistancé!

Análise Arkade: Persona 5 Tactica traz muita diversão e estilo

Persona 5 Tactica se passa pouco tempo após os eventos de Persona 5, com os Phantom Thieves vivendo suas vidas com tranquilidade, perto do fim de seus períodos escolares. Um dia, todos eles se encontram no Café Leblanc para matar o tempo, até que um evento estranho acontece. Após um curto terremoto, a porta do Leblanc começa a brilhar e um estranho símbolo aparece nela. Sem outro lugar para ir, o grupo atravessa a porta e se encontra em um novo mundo.

E neste novo mundo, que parece ser uma área diferente e desconhecida do Metaverso, local em que a ação de Persona 5 ocorre, os Phantom Thieves se veem dentro de uma verdadeira guerra. De um lado está Lady Marie, uma mulher misteriosa vestida de noiva que está tentando organizar o seu próprio casamento, controlando um exército sem fim que oprime um local conhecido apenas como “Reino”.

Análise Arkade: Persona 5 Tactica traz muita diversão e estilo

E do outro lado está Erina e a Rebel Corps. Um grupo rebelde que luta contra a opressão de Marie. Após uma primeira batalha terrível, que derrotou todos Phantom Thieves, Erina, Joker e Morgana escapam e decidem se unir para cumprir três objetivos principais: O primeiro é salvar os Phantom Thieves capturados, o segundo é derrotar Lady Marie e salvar o Reino, e o terceiro objetivo, que está diretamente relacionado ao segundo, é encontrar uma saída de volta para o mundo real.

E, no meio de tudo isso, o grupo ainda deverá lidar com um curioso mistério ao encontrarem Toshiro Kasukabe, um político desaparecido do mundo real, preso dentro do Reino.

Persona 5 Tactica é um game bem leve, com uma história simples e bastante envolvente, mantendo seu estilo RPG com muitos diálogos e tomada de decisões, ainda que as decisões sejam mais simples e contidas aos próprios diálogos que você acompanhar.

Um RPG tático fácil de aprender e divertido de jogar

Análise Arkade: Persona 5 Tactica traz muita diversão e estilo

Persona 5 Tactica é um game com uma boa dose de combate e uma igualmente boa dose de diálogos. A história progride através de menus em que o jogador toma algumas decisões (com menus estilosos ao estilo do Persona 5 original) antes de ir para a batalha. Em especial, quando você não está em batalha, você pode conversar com os outros personagens e gerenciar toda a sua party, seja comprando armas, alocando Personas, evoluindo skill trees e etc.

Sendo assim, você passará a maior parte do tempo interagindo com esses menus. O que não é um ponto negativo, pois você pode simplesmente ir seguindo de batalha em batalha, se não quiser ver todos os diálogos opcionais. Mas a preparação antes dos combates é essencial para sair-se bem.

Análise Arkade: Persona 5 Tactica traz muita diversão e estilo

Já nas batalhas a coisa é bastante intuitiva. Você controla uma party de 3 personagens em mapas ao estilo tabuleiro, e enfrenta exércitos inimigos em missões que contém objetivos principais e secundários. Os objetivos principais são normalmente simples, como derrotar todos os inimigos, derrotar um inimigo específico, chegar até um ponto do mapa e etc.

Já os objetivos secundários, que são sempre três, dão recompensas bônus quando são concluídos, e entre estes há bastante variedade, como vencer sem perder nenhum personagem, vencer a batalha usando menos de X turnos, e por aí vai.

Análise Arkade: Persona 5 Tactica traz muita diversão e estilo

O legal é que você pode rejogar qualquer missão a qualquer momento e fazer todos os seus objetivos com calma. Assim, você pode ir jogando tranquilamente e depois voltar para ir atrás do 100%, se você quiser. E, se você decidir ir atrás de tudo do game, ele oferece bastante coisa.

Persona 5 Tactica oferece diálogos “opcionais” que você pode participar, esses diálogos ficam disponíveis após missões e eventos importantes, contando com cenas entre personagens específicos. O bom de ver esses diálogos é que eles premiam toda a party com pontos de habilidade, que podem ser usados para desbloquear novos poderes nas skill trees (falarei disso mais adiante).

Análise Arkade: Persona 5 Tactica traz muita diversão e estilo

E há também as quests, missões secundárias focadas em personagens específicos. Essas quests possuem suas próprias histórias e objetivos, e ao terminá-las, os personagens principais da quest ganham uma enorme quantidade de pontos de habilidade. Ou seja, apesar desses conteúdos serem opcionais, vale muito a pena fazer todos eles, pois as recompensas são muito boas!

As Personas e a Velvet Room

Análise Arkade: Persona 5 Tactica traz muita diversão e estilo

Obviamente, algo que não pode faltar no game são as Personas, mas a utilidade delas e a forma de conquistá-las está bem diferente do normal. Na série Persona, os inimigos que encontramos nas dungeons podem ser capturados e/ou convencidos a juntarem-se a você e lutar a seu lado. Já em Persona 5 Tactica, as Personas são os espólios das batalhas.

Como os inimigos do game não são essas entidades, e sim os soldados de Lady Marie, chamados de Legionários, você não os encontra enquanto batalha. As Personas são ganhas de forma aleatória ao fim de uma batalha. E, diferente de Persona 5 em que apenas Joker podia usar múltiplas Personas, aqui todos os personagens podem!

Análise Arkade: Persona 5 Tactica traz muita diversão e estilo

Cada personagem tem a sua própria Persona, com seus próprios poderes e habilidades exclusivas, e além disso, cada um pode equipar uma sub-Persona, que dá alguns buffs passivos ao personagem, bem como permite que o jogador use suas habilidades. Cada sub-Persona tem até duas habilidades, que vão desde buffs passivos, habilidades de suporte (como cura) e magias de ataque. Assim, durante as batalhas cada personagem pode usar as habilidades de sua própria Persona mais as habilidades da sub-Persona.

E, para completar este game como um legítimo Persona, temos a icônica Velvet Room presente. A Velvet Room de Persona 5 Tactica foi transportada para o Reino e sofreu estranhas mudanças, tornando-se uma imensa Forja, com máquinas de fundição, martelos pneumáticos e gigantescas engrenagens, quase como se fosse o interior de um trem. E lá dentro, encontramos apenas Lavenza, que também não sabe porque a Velvet Room assumiu essa nova forma.

Análise Arkade: Persona 5 Tactica traz muita diversão e estilo

Na Velvet Room você tem todas as opções de gerenciamento de Personas, podendo fundi-las, invocar Personas que você já desbloqueou, e equipá-las nos seus personagens. O controle de Personas neste game é muito simplificado, não tendo muito segredo. No máximo, apenas como escolher quais habilidades você quer que a fusão herde, e o registro de Personas serão as maiores complicações, mas só no início.

Por fim, conforme você vence missões e participa de diálogos e Quests, receberá pontos de habilidades para cada personagem, podendo desbloquear novos poderes nas skill trees. Cada personagem pode evoluir o poder e desbloquear magias para suas próprias Personas, desbloquear buffs passivos e habilidades de suporte automáticas que auxiliam muito nas batalhas, além é claro de deixar toda a sua party mais forte.

Análise Arkade: Persona 5 Tactica traz muita diversão e estilo

O game incentiva que você rejogue missões anteriores utilizando personagens diferentes para poder evoluir os Phantom Thieves. Aliás, os pontos de experiência ganhos em batalha valem para todos os personagens, mesmo os que não estavam nas lutas. Dessa forma você não precisa se preocupar em upar cada personagem individualmente.

Batalhas e progressão da história

Uma as principais características dos games da série Persona é que sua história normalmente possui um limite de tempo para ser concluída. Ou, se não há um limite de tempo, há todo um gerenciamento de atividades e de tempo.

Seu personagem precisa ir para a escola, precisar trabalhar, ver os amigos, interagir com eventos inesperados, estudar em casa e dormir. Isso tudo sem contar com a parte das batalhas, em que a party viaja para outros mundos para salvar o dia.

Análise Arkade: Persona 5 Tactica traz muita diversão e estilo

Em Persona 5 Tactica você não precisa se preocupar com nada disso, pois não há limite de tempo para cumprir as missões. O game progride apenas quando você interage com o menu “Mission”, quando estiver em seu esconderijo. E como você pode rejogar missões já concluídas, você tem bastante fluidez e liberdade para jogar em seu próprio tempo.

As batalhas, como já explicado antes, acontecem por turnos, ao estilo RPG tático. Elas são bem simples, mas escondem algumas estratégias muito poderosas. Por exemplo, se um personagem não atacar em um turno, ele ficará “carregado”, desbloqueando buffs passivos para seu próximo turno. Além disso, é possível estender o turno de um personagem se você souber atacar de forma eficaz.

Análise Arkade: Persona 5 Tactica traz muita diversão e estilo

Todos os personagens em batalha, tanto de sua party como inimigos, precisam ficar atentos a seus arredores. Se qualquer um deles estiver atrás de uma parede e aparecer um símbolo de escudo vermelho, eles estão totalmente protegidos de ataques a distância (todos os membros de sua party e a maioria dos tipos de inimigos usam armas de fogo ,que são a principal forma de ataque do game). Se estiverem próximos a uma parede baixa com um escudo amarelo, eles tem meia cobertura, recebendo dano reduzido de ataques. Mas se estiverem em uma posição aberta, estão totalmente vulneráveis.

Personagens fora de cobertura, ao serem atacados, caem no chão e ficam vulneráveis a ataques críticos. E não apenas isso, quando você, ou os inimigos derrubam algum personagem, seus turnos se estendem, com o personagem podendo se mover ainda mais longe e usar mais uma ação. Se você souber usar esse recurso direito, conseguirá atacar muitos inimigos de forma sequencial.

Análise Arkade: Persona 5 Tactica traz muita diversão e estilo

Além disso, há um tipo de ataque muito poderoso, chamado Triple Threat Attack. Após você derrubar apenas um inimigo, terá a chance de usar esse ataque. Basta que você posicione todos os personagens da party no mapa, formando um triângulo contendo o inimigo caído em seu interior. Quando essas condições são atendidas, você vê linhas de fogo avisando que a Triple Threat pode ser usada. Com esse ataque, qualquer inimigo dentro do triângulo receberá um ataque muito poderoso feito pelos três personagens da party ao mesmo tempo.

Análise Arkade: Persona 5 Tactica traz muita diversão e estilo

Como Persona 5 Tactica possui missões com objetivos secundários bem específicos, uma característica do game é que há pelo menos uma forma “correta” de vencer as batalhas. É bem fácil identificar onde posicionar seus personagens e como atacar, mas felizmente essas formas “corretas” não são únicas. Dependendo da party que você usar e das Personas que eles tiverem equipados, você pode cumprir todos os objetivos de uma missão de formas diferentes.

Audiovisual

Análise Arkade: Persona 5 Tactica traz muita diversão e estilo

Persona 5 Tactica tem um visual belíssimo. Assim como Persona 5 original, ele mistura 3D com cenas em anime cheias de estilo. E coloque tudo isso num universo com visual chibi, e tudo fica ainda mais carismático.

Os cenários são bens construídos e cheios de detalhes, e alguns deles esbanjam estilo e destacam-se dos outros tanto por suas configurações, com bastante verticalidade e obstáculos, como por seus elementos visuais ligados à narrativa.

Análise Arkade: Persona 5 Tactica traz muita diversão e estilo

O visual dos personagens e dos inimigos é muito bonito, especialmente dos heróis de sua party, com muita fluidez de animações. E suas Personas principalmente, manifestando-se como verdadeiros gigantes neste game em que todos os personagens são baixinhos.

Os diálogos acontecem apenas com imagens 2D dos personagens, contando com dublagem em japonês e inglês. Infelizmente o game não possui localização para nosso idioma, seja nas falas ou menos nos menus e legendas.

Análise Arkade: Persona 5 Tactica traz muita diversão e estilo

E as cutscenes em anime são muitíssimo bem feitas e animadas à perfeição! É muito divertido quando elas acontecem e apenas assistimos a pequenas cenas, mas com muito impacto visual.

A trilha sonora, como é de se esperar de qualquer Persona, é perfeita. Misturando um pouco de rock, com pop e trazendo elementos até mesmo de música sacra, jazz e outros estilos. Persona 5 Tactica é um daqueles games que dá pra colocar a trilha sonora no fone de ouvido e sair escutando tranquilamente.

A dublagem do game mantém os mesmos atores de Persona 5, então o que já foi bom mantém-se aqui. E os personagens novos também não desapontam, e entregar “atuações” bem intensas.

Conclusão

Análise Arkade: Persona 5 Tactica traz muita diversão e estilo

Persona 5 Tactica é um game bem divertido e envolvente. Trazendo os Phantom Thieves de volta para uma nova aventura, dessa vez com menos urgência e sem gerenciamento de tempo e recursos para conseguir vencer suas dungeons.

Uma coisa importante a se mencionar é que o game faz muitas referências ao game original, mas quem não o jogou não ficará confuso com a história ao entrar aqui, que gira em torno do ataque de Lady Marie ao Reino, a resistência formada por Erina, e ao desaparecimento misterioso de Toshiro.

Se possível, jogue Persona 5 antes de jogar Persona 5 Tactica para absorver ainda mais todas as suas qualidades. Mas, se você não jogar o game original, ainda assim vai aproveitar um excelente RPG Tático.

Persona 5 Tactica foi lançado no dia 17 de novembro com versões para PC, Playstation 4, Playstation 5, Xbox One, Xbox Series X/S e Nintendo Switch.

Renan do Prado

Amante de Metal Gear, platinador de Soulsborne e exímio jogador online (quando o lag não atrapalha).

Mais Matérias de Renan

Comente nas redes sociais