Análise – Volante Thrustmaster Ferrari Vibration GT Cockpit 458 Italia Edition

29 de janeiro de 2013

Análise - Volante Thrustmaster Ferrari Vibration GT Cockpit 458 Italia Edition

Quando recebemos o volante Ferrari Vibration GT 458 Italia Edition, da Thrustmaster, ficamos impressionados com o tamanho da caixa. Algo nos dizia que havia mais que apenas um volante ali. Licenciado oficialmente pela Ferrari, o Vibration Cockpit 458 Italia Edition não é apenas um volante, é um cockpit completo, com vibração e tudo mais! Confira na sequência nossa análise escrita.

Poucos gêneros possuem um público tão restrito e exigente como o de corrida. Desde que os games do gênero “racing”, como é chamado lá fora, passaram das telas bidimensionais de clássicos como Test Drive (1987) e Top Gear (1992), para os gráficos 3D em simuladores mais realistas, como Need For Speed (1994), um público gamer diferente estava se consolidando. Desde então, os amantes de velocidade virtual só têm aumentado, assim como a qualidade de seus jogos preferidos.

Apesar de termos hoje games mais imersivos que nunca, com gráficos ultrarrealistas, sonorização de primeira e jogabilidade impecável, quando falamos de jogos de corrida, jogar com o controller deixa aos fans mais aficionados, a impressão de que falta alguma coisa. É aí que entra o periférico preferido dos fans de jogos de corrida: os volantes.

Análise - Volante Thrustmaster Ferrari Vibration GT Cockpit 458 Italia Edition

Existem diferentes tipos destes volantes no mercado atualmente, desde os mais simples e baratos até cockpits completos com bancos e tudo mais, que imitam um carro no meio sua sala. Dentre os disponíveis, escolhemos analisar um compatível com Xbox 360 e PC: O Ferrari Vibration GT 458 Cockpit Italia Edition – um nome grande, e não é para menos: ele é uma réplica fiel, em proporção 7/10, do cockpit de um carro de verdade, a Ferrari 458 Spider!

Vamos começar pelo unboxing. Na caixa do volante/cockpit vêm duas peças separadas, os pedais, em uma peça que imita um mini-cockpit, e o volante em si. Após prender alguns parafusos com a chave também incluída no pacote estávamos prontos para jogar. O tempo total de montagem do aparelho foi de 10 minutos.

Análise - Volante Thrustmaster Ferrari Vibration GT Cockpit 458 Italia Edition

A segunda parte é o ajuste de altura: o volante é completamente ajustável, tanto em altura quanto em comprimento, e com um rápido ajuste pode ficar do tamanho ideal para uma criança ou para um homem de 2 metros de altura. São 3 parafusos de ajuste: um para o comprimento e dois para a altura.

Cockpit encaixado. Altura ajustada. É hora de pisar no acelerador! Os pedais são feitos de metal cromado, o corpo do cockpit é de plástico, assim como o volante. Este último conta com algumas partes emborrachadas e borboletas para mudança de marcha feitas de metal. A base do cockpit é grande e com um peso satisfatório, e não desloca nem mesmo nas freadas mais fortes ou nas curvas mais bruscas. A estrutura é sólida e ficará fixa no chão, ligada ao Xbox 360 por um cabo USB.

Análise - Volante Thrustmaster Ferrari Vibration GT Cockpit 458 Italia Edition

O volante possui todos os botões do Xbox 360, assim como o d-pad, que está escondido no botão ‘start engine’. O dial, que encontra-se do lado direito da parte frontal do aparelho, no carro serve para mudar o estilo de direção. No volante/cockpit, ele funciona como um botão para mudar de câmera, retornando sempre à posição central. O eixo do volante possui um raio de giro de 270 graus, e diâmetro de 28 centímetros, com grips emborrachados para garantir que sua mão não vai escapar nas curvas. O acabamento e estilo deste volante é definitivamente um ponto positivo.

Análise - Volante Thrustmaster Ferrari Vibration GT Cockpit 458 Italia Edition

O periférico conta com uma tecnologia chamada de G.V.S. (Global Vibration System) – um sistema de vibração no cockpit inteiro, não apenas no volante. O sistema funciona perfeitamente bem, e tem uma ótima integração com os jogos. No Forza Horizon, ao sair da pista e passar por um terreno irregular, o cockpit vibra, traduzindo em imersão para o jogador. Entretanto, quando você faz uma curva, o volante não cria resistência como seria um carro de verdade, pois o GT 458 Italia Edition não possui force feedback.

Durante o jogo, o volante comporta-se extremamente bem. A base é fixa, as curvas podem ser feitas de forma natural e os pedais possuem resistência ideal. As borboletas de mudança de marcha clicam com a pressão ideal. Este volante, assim como o carro no qual ele foi inspirado, não possui câmbio manual. Quem acompanha o nosso site provavelmente já assistiu, mas vale lembrar que gravei também um vídeo testando o gameplay dele com 3 jogos: Forza Horizon, Dirt 3 e Daytona USA, confira na sequência.

A grande vantagem deste volante é, definitivamente, a sua “transformação” em um cockpit. Sabemos que muitos gamers não possuem espaço para comportar um cockpit na sala de casa, pois são extremamente espaçosos e pesados. Com o GT458, você ajusta a altura, o comprimento, e em poucos segundos ele sai debaixo da mesa e se transforma em um cockpit completo. Esta funcionalidade garante que a sua esposa (ou a sua mãe) não vai te encher o saco por você colocar um trambolho no meio da sala. Em poucos minutos ele está dobrado, encolhido debaixo da mesa ou dentro do armário. Uma alça, localizada na parte frontal do aparelho, facilita bastante a sua locomoção.

Análise - Volante Thrustmaster Ferrari Vibration GT Cockpit 458 Italia Edition

No PC, o Volante/cockpit também funciona muito bem. Basta baixar e instalar os drivers no site da Thrustmaster, plugá-lo em uma porta USB e você estará pronto para a velocidade. Os botões são configuráveis e a resposta é igual à do Xbox 360. Não há nenhuma perda de performance aparente.

Se você chegou aqui em dúvida se compra ou não este periférico, esperamos que a nossa análise tenha te ajudado na decisão. Caso ainda não tenha, considere os pontos positivos e negativos, resumidos abaixo:

Pontos Positivos:

  • Estilo e design incrível
  • Boa construção, boa durabilidade
  • Compacto
  • Ótimo acabamento
  • Marca Ferrari
  • Não requer pilhas

Pontos Negativos:

  • Ausência de force feedback
  • Ausência de cambio manual

Preço sugerido: R$ 1,899.

Se você é lojista e ainda não vende o Thurstmaster 458 Italia, a distribuidora dele no Brasil é a JP Tech.

 

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