Antes tarde do que nunca, Instagram ativa plataforma para recuperação de contas hackeadas
O Instagram anunciou novidades para a segurança em sua rede social. E, finalmente, um recurso foi disponibilizado para tentar resolver um problema grave da plataforma: o das contas invadidas, e da falta de suporte da rede, que não oferecia nenhum atendimento, na maioria dos casos. Agora um formulário ajudará quem passar por problemas desta natureza.
O formulário busca ser de fácil acesso, para ajudar quem perdeu o acesso à conta para recuperá-la de forma simples, com amigos ajudando na confirmação da identidade. Para utilizar o serviço, caso precise, basta visitar instagram.com/hacked/ e encaminhar uma solicitação para o suporte da empresa, para ter um prometido rápido retorno.
No formulário, as seguintes opções são oferecidas:
- Minha conta foi invadida
- Esqueci minha senha
- O código de login foi enviado para um número de celular ou email ao qual não tenho acesso
- Alguém usou meu nome, fotos ou informações para criar uma conta nova
- Minha conta foi desativada
- Outra coisa
Para ajudar na recuperação, também é possível solicitar que amigos, dentro da rede, confirmem a sua identidade, para auxiliar na recuperação do perfil. O Instagram disse que estes recursos estavam em teste desde o início do ano, sendo disponibilizado a todos agora.
A rede também disse que está testando outros recursos para lidar com outros problemas comuns na rede. Um deles é um teste que emitirá um aviso caso um perfil suspeito se passando por outra pessoa ou empresa peça para te seguir. “Nos próximos meses, também vamos enviar avisos se uma conta suspeita de ser impostora enviar uma DM”, disse a rede. É muito comum pessoas se passarem por outras na rede, para efetuar golpes.
E, ao menos pra quem é verificado na plataforma, outra forma de evitar golpes ou coisas do tipo é que o selo azul da rede aparecerá em outros locais na plataforma. Agora quem é verificado tem o seu selo exibido no perfil, nos Stories (tanto nos que você vê, quanto nos que eles visualizam), nas DMs e no feed, para o usuário ter certeza que aquele perfil é autêntico, ao menos entre empresas e pessoas que possuem o selo, entre artistas, influenciadores, jornalistas, atletas, entre outros.