Antigo executivo da Microsoft afirma que o HD-DVD do Xbox 360 foi uma perda de tempo
James Allard foi um dos executivos que posicionaram o Xbox no concorrido mundo dos consoles e relembrou um pouco sobre a época do Xbox 360, incluindo um “grande erro”.
Allard, em entrevista para o NowGamer, lembrou do período de luta entre o Xbox 360 e o Playstation 3, iniciada em 2005 com o lançamento do segundo Xbox, e comentou entre a briga entre a até então duas mídias que disputavam a atenção de todos: o HD-DVD do Xbox versus o Blu-Ray da Sony.
Para o executivo, as decisões envolvendo a mídia de jogo foram precipitadas, pois perderam mais tempo se preocupando com a concorrência do que investindo em um console mais fortalecido.
“Houve grupos dentro da equipe que se preocupavam mais com a concorrência e perdemos uma quantidade estúpida de tempo em coisas como o HD-DVD para responder à eles, que nos desfocaram das nossas convicções. Um novo formato para filmes em alta definição não era importante para nós. Assumir a liderança dos jogos online sim, e o esforço que tivemos com o HD-DVD foi um bom exemplo de como podemos ficar fora da corrida se nos preocuparmos com a concorrência”, explicou.
O fato é que o Xbox 360 foi sim um console robusto, que consolidou a Microsoft como gigante no mundo dos games e garantiu a preferência de muitos jogadores. Inclusive suas apostas mais ousadas, como a Xbox Live mais completa em uma época sem muita gente com banda larga e o HDMI em poucas TVs com alta definição, incluindo em países como os Estados Unidos, somaram-se a games arrasa-quarteirão como Gears of War em um conceito de videogame que continua dando certo até hoje, com o Xbox One.
Porém com o passar dos anos, o Blu-Ray, por sua maior capacidade de armazenamento e recursos interessantes até via Internet (antes de ser engolido pela Netflix e semelhantes, claro), acabou por vencer a queda de braço e o próprio Xbox 360 sofreu muito com alguns jogos, que exigiam dois discos, enquanto o Playstation 3 rodava tudo com apenas um disco, contando até com piada referente a isso em Metal Gear Solid 4.
Apostas em mídias fazem parte da decisão de qualquer console, e algumas podem se mostrar bem erradas. Além do HD-DVD do Xbox 360, que sem sombra de dúvida seria um console melhor utilizado se houvesse além do suporte ao Blu-Ray, também podemos citar a insistência da Nintendo com cartuchos em seu Nintendo 64, que custou a saída da Square (e seu Final Fantasy VII) do time de softwares e o Dreamcast, que apostou tudo em um tal de GD, disco que tinha limite de 1GB de tamanho, em uma era aonde o DVD já estava se consolidando em várias mídias, incluindo os games.
(Via: Eurogamer)