Aparentemente, é “muito difícil” para a SEGA desenvolver um Saturn Mini
A SEGA alcançou um enorme sucesso ao lançar duas versões em miniatura do saudoso Mega Drive, que encantaram os fãs e despertaram o desejo por mais nostalgia. Muitas pessoas se questionam se a empresa planeja lançar futuramente outros consoles em miniatura, já que também lançou um Game Gear Micro, com uma opção que parece óbvia sendo o Saturn, videogame de 1994 que sucedeu o 16-bits da companhia.
Contudo, parece que isso pode ser mais desafiador do que se imaginava.
Yukio Sugino, presidente da SEGA, revelou em uma recente entrevista à Famitsu que o “Sega Saturn possui um desempenho surpreendentemente alto, o que torna a tarefa de criar uma versão mini muito complexa”. Isso pode explicar a ausência de um lançamento do Saturn em miniatura até o momento.
Não custa lembrar que o Saturn, até hoje, não é o console de melhor desempenho, quando o assunto é emulação. Talvez, na busca pelo equilíbrio entre um hardware barato e um emulador competente, a SEGA ainda não tenha conseguido unir as duas possibilidades, a fim de lançar um “Saturn Mini” com bom desempenho.
No entanto, apesar das dificuldades mencionadas, o executivo deixou uma pequena brecha de esperança ao afirmar que pesquisas técnicas estão sendo conduzidas nessa área.
Yukio Sugino também enfatizou que a decisão de relançar consoles clássicos não se baseia apenas em vendas bem-sucedidas, mas também na oportunidade de envolver e trabalhar abertamente com os fãs apaixonados pelo Sega Saturn ou Dreamcast. Portanto, parece que pelo menos há o interesse da SEGA em considerar tais produtos.
Vale lembrar que a SEGA lançou a primeira versão em miniatura do Mega Drive em 2019, seguida de uma segunda versão em 2022, ambas muito bem recebidas pelo público. Resta-nos aguardar para ver quais serão os próximos passos da empresa e se veremos novos lançamentos nostálgicos em um futuro próximo.