Após 30 anos de história, a Volition tem as portas fechadas pela Embracer Group
A Volition, estúdio com 30 anos de história, e criadora de franquias como Red Faction e Saints Row, teve suas portas fechadas ontem pela Embracer Group, como parte de uma estratégia de reestruturação após perder 2 bilhões de dólares numa negociação que deu errado.
Em maio deste ano, a Embracer Group, um enorme conglomerado criado com altas ambições para a indústria dos video games, perdeu 2 bilhões de dólares após uma negociação com o governo da Arábia Saudita dar errado. A negociação traria novos investimentos para o grupo e consequentemente seus estúdios, mas essa falha acabou refletindo nos estúdios que compõem o grupo, com a Volition sendo fechada.
O anúncio foi feito pelo próprio estúdio em suas redes sociais, mencionando que após a negociação com a Arábia ter falhado, a Embracer Group iniciou um processo de restruturação para manter sua força dentro da indústria de video games. A Volition foi a vítima aparentemente devido ao fracasso comercial do reboot de Saints Row, lançado ano passado.
Em seu anúncio, a Volition mencionou que atualmente está ajudando seus funcionários e suas famílias com essa repentina transição, mas sem especificar muito sobre o que realmente está acontecendo, se estão ajudando-os a conseguir novos empregos ou estendendo benefícios, como planos de saúde.
E com isso, chegam ao fim os 30 anos de história da Volition. Já suas franquias deverão continuar a existir, visto que são propriedade da Embracer Group, mas não se sabe o que acontecerá com elas no futuro.
A Embracer Group surgiu chamando muita atenção, tanto por suas ambições e pela compra de estúdios, como por algumas ações bem inesperadas, como adquirir os direitos sobre toda a obra de O Senhor dos Anéis, comprando a Middle-Earth Enterprises, empresa que gerenciava o legado literário e intelectual de J. R. R. Tolkien.
Isso sem mencionar nos enormes investimentos do grupo num programa de preservação de video games, com o objetivo de adquirir cópias originais físicas de games e consoles antigos com o objetivo de preservá-los (algo que muito poucas empresas tem a mínima vontade de fazer hoje em dia).
Seja lá o que o acordo de 2 bilhões de dólares com o governo da Arábia Saudita envolvia, além é claro da monumental quantidade de dinheiro, seus reflexos estão causando danos irreparáveis não diretamente no grupo, mas nos estúdios sob suas asas.
(Via: Gamesradar)