A Apple conseguiu autorização para testar o 5G em seus próximos iPhones
A Apple recebeu de maneira oficial a aprovação da FCC ( a Federal Communications Commission, órgão responsável pelas telecomunicações nos EUA), uma licença experimental para testar o 5G, especificamente na onda milimétrica de curto alcance nas faixas de 28GHz e 39GHz. A FCC distribuiu frações da tecnologia para que as empresas pudessem testar o 5G, e a Apple foi uma das companhias interessadas em começar a explorar as novas tecnologias de dados móveis.
A licença foi solicitada pela Apple no início do ano, com o objetivo de “providenciar dados de engenharia relevantes para operação de dispositivos em futuras redes 5G de operadoras de redes sem fio”. Com isso, a companhia busca começar a preparar seu iPhone para que ele possa o quanto antes oferecer esta tecnologia para seus usuários.
A exploração do 5G ainda é um mar de incertezas, apesar do interesse das empresas de comunicação de smartphones. A T-Mobile, por exemplo, terá a sua rede 5G com a baixa frequência de 600MHz, enquanto a Sprint terá sua banda estipulada em 2.5GHz, ambas bastante abaixo do que a Apple estará testando.
Mas ainda é cedo para que as redes 5G tenham um padrão definido. Operadoras e fabricantes ainda estão testando a melhor forma de oferecer a tecnologia para o usuário em seu dia a dia, utilizando bandas de baixa e alta frequência, além de outras tecnologias que poderão melhorar a velocidade e a confiança com os dados. De qualquer forma, já vá se preparando pois em pouco tempo, você irá ouvir falar bastante em 5G.
Via (The Verge)