Arkade Art – Yoji Shinkawa, o ilustrador de Metal Gear Solid
Uma das razões que fazem Metal Gear Solid ser o fenômeno cultural que é, está na sua arte. Por isso a Arkade Art deste mês dedica espaço ao ilustrador de Solid Snake e Big Boss.
Sim, Phantom Pain foi lançado e a história de Big Boss será concluída (e isso é demais). Mais uma vez, Yoji Shinkawa fez um trabalho absurdamente incrível.
Mas espera aí… Não me diz que não sabe quem é Yoji Shinkawa. Então vem com a gente, pois vamos te mostrar quem é este artista extremamente talentoso.
Só para começar, dá uma conferida nesse vídeo:
Yoji Shinkawa é nada menos que o principal character designer e ilustrador da série Metal Gear Solid. Praticamente o braço (ou caneta) direito do Sr. Kojima, transpondo para o papel (e posteriormente para os games) os personagens que até então moram apenas na mente do criador de Solid Snake.
Nascido em Hiroshima no ano de 1971, teve seu primeiro trabalho em 1994 como debugger do game Policenauts, da Konami, logo após ter se formado na universidade de Kyoto. Pouco tempo depois foi promovido a diretor de arte das versões de console do game.
Participou em 1998 do game Metal Gear Solid. Inicialmente sua participação foi na concepção e criação do Metal Gear Rex, mas com seu estilo extremamente artístico e muito pessoal, o artista ganhou um destaque maior na equipe.
Em seguida o artista tornou-se indispensável, sendo parte do estilo e da essência da franquia, ilustrando e criando o conceito por trás de personagens e máquinas nos demais games da franquia. Trabalhou também em Zone of the Enders, criando os incríveis robôs do game.
O estilo de Yoji Shinkawa é muito característico, com uso marcante de sombreados e hachuras, assim como efeitos aquarelados e marcação forte nos traços. Embora muito artístico, é mantida uma proporção mais realista em suas ilustrações.
Inspirado por artistas japoneses como Yoshitaka Amano (ilustrador clássico da série Final Fantasy) e Yoshikazu Yasuhiko (da série Gundam), também utiliza referências de Frank Miller (Sin City) e outros artistas ocidentais como o francês Moebius (Heavy Metal) para inspirar-se.
O artista lançou mais de 4 livros com a arte da série Metal Gear, além de obras sobre Zone of the Enders, além de obras próprias.
Confira mais imagens dos trabalhos deste incrível artista, enquanto o Phantom Pain está no pause: