Arkade Comics: Personagens Homossexuais nos Quadrinhos
Ultimamente, há muitas discussões sobre os direitos dos LGBTs e após a Suprema Corte dos EUA anunciar a legalização do casamento gay e provar que o amor vence barreiras e preconceitos, a ComicbookResource em celebração, compilou uma enorme — mas ainda nem perto abrangente — lista dos heróis de LGBT, vilões, aliados e civis que povoam as páginas da Marvel e DC Comics. Vamos dar uma olhada em alguns deles ?
1 e 2 – Wiccan e Hulkling (Marvel)
Os Novos Vingadores receberam o prêmio GLAAD Awards, de uma ONG que luta contra o preconceito com os homossexuais.
3 e 4 – Mística e Sina (Marvel)
Em uma série que lida com o preconceito como os X-Men, personagens homossexuais nem chocam — ou deveriam chocar — tanto seu público.
5 e 6- Kyle Jinadu e Estrela Polar (Marvel)
Lembra deles? Jean-Paul foi o primeiro personagem assumidamente gay da Marvel em 1992 e tamém foi o protagonista do primeiro casamento homossexual dos quadrinhos.
7 e 8 – Howlett (Wolverine) e Hercules (Terra-TRN208) (Marvel)
Em um universo paralelo, a Marvel fez este improvável romance, mesmo no formato “oficial”, acontecer.
9 e 10 – Maggie Sawyer & Batwoman (DC)
Katherine Kane sempre foi lésbica assumida, porém para deixar isso ainda mais claro, pediu sua namorada em casamento.
11 e 12 – Catwoman (Eiko Hasigawa) & Selina Kyle (DC)
A Selina até tem uns flertes com o Batman, porém recentemente a DC assumiu sua bissexualidade.
13 – Alan Scott (Lanterna Verde – Terra 2) (DC)
Quando a DC anunciou que iria recomeçar todo o seu universo, deixou no ar que um de seus personagens clássicos seria homossexual a partir dali. E após várias especulações, Alan Scott em Terra 2 foi o herói assumidamente gay que participa das histórias.
Super-heróis e arco-íris
Conhecidos por muita testosterona e esteriótipos masculinos, os quadrinhos de super-heróis traziam muitos preconceitos em suas histórias, de maneira explícita ou não. Porém com o passar dos anos e as quedas drásticas nas vendas, os estúdios acabaram optando por humanizar seus personagens, até então seres tão poderosos que podiam morrer e voltar a vida com a maior tranquilidade.
Neste meio tempo, os heróis começaram a viver mais dramas pessoais, crises de identidade, inimigos que vão além do “cara do mal”, ambientes mais acinzentados e com isso, os personagens homossexuais, alguns sendo criados já com esta característica, outros se declarando como tal. Como você viu nas imagens, até universos paralelos, aonde Wolverine e Hérules assumem um relacionamento gay, foram criados.
Ficou curioso para conhecer outros personagens homossexuais? Cheque o link da Marvel Wikia ou no site da ComicBookResources.