Entrevistamos Fernando Rabello, criador do game A Luz da Escuridão
Arkade: Com tanto material sobre o jogo na net (vídeos, site, etc) você já recebeu contato de algum estúdio grande nacional ou internacional?
Fernando Rabello: Sim! Muitos na verdade, inclusive de grandes publishers estrangeiras. O problema é que as empresas estão muito reticentes em investir em desenvolvimento de jogos. Elas querem o jogo já pronto. Em primeiro lugar, estamos no meio de uma gigantesca crise mundial que não tem data pra acabar. O Brasil, como eu disse, é um lugar obscuro para essas desenvolvedoras. Elas não nos conhecem, não tem confiança no que podemos fazer.
Por esta razão, a maioria das propostas que temos tido dizem respeito apenas à publicação/distribuição/divulgação do jogo. Nada que envolva custear o desenvolvimento, o que acaba não sendo suficiente para nós. Outras propostas que levam em conta o financiamento do desenvolvimento, vieram com exigências terríveis. Propostas que praticamente significavam o nosso suicídio comercial e intelectual. Por isso não havia como aceitar.
Concept Art da fase “Deserto dos Sinais”.
Arkade: Quais foram as maiores dificuldades técnicas até agora?
Fernando Rabello: A parte técnica não tem sido um problema para nós. Apesar de ser um projeto que demanda um extraordinário trabalho artístico e um grande trabalho de programação, é um processo que temos conseguido desenvolver. Dependeu de muita pesquisa e esforço, mas temos conseguido fazer praticamente tudo que queríamos.
As dificuldades mesmo vem de conseguir encontrar profissionais realmente capacitados para desenvolver um jogo como esse. A esmagadora maioria dos profissionais ligados a games no Brasil não tem condições reais de desenvolver um jogo complexo. Infelizmente essa é a verdade e é um problema que o Brasil tem que resolver. Os cursos de games são muito insuficientes, e a maioria dos profissionais não tem onde trabalhar para desenvolver a parte prática.
Então o que acontece é que muitas vezes o projeto anda devagar simplesmente por não encontrar gente para trabalhar em um determinado aspecto. Os bons desenvolvedores estão muito pulverizados pelo país e como não há muita interação entre essas pessoas, é difícil conhecê-las e trabalhar com elas.
Arkade: Mesmo com a proposta inicial para Flash (PC) você tem intenção de colocar o jogo em outras plataformas?
Fernando Rabello: Sim! Recentemente começamos a trabalhar no iPhone, conforme é possível ver o vídeo que postamos no Youtube (logo abaixo).
Nós temos a intenção de trabalhar com Android também, assim como com os consoles/portáteis. A Luz da Escuridão é um jogo que se adequa muito mais aos consoles do que ao PC. Mas a questão é que desenvolver nos consoles é inviável agora, pois é preciso licenças, kits de desenvolvimento e a atenção dos fabricantes de consoles.
Mas nós vamos indo em degraus. Agora estamos no primeiro deles.
http://youtu.be/FQghGSYxNug
Arkade: Quais são os softwares que você está utilizando para conceber o jogo?
Fernando Rabello: Usamos bastante os softwares da Adobe, como Photoshop, After Effects, Flash Professional. Usamos programas 3D também como blender para alguns elementos. Para o desenvolvimento usamos o flash developer/flex.
O jogo roda em uma engine de flash fantástica chamada Citrus. Ela possui um ótimo editor de levels, é uma engine própria para 2D e suporta física avançada (box2d para flash).
Arkade: Podemos perceber que seu jogo além do nome em português, tem uma divulgação mais forte com teasers e o próprio nome na versão em inglês. Qual é a sua intenção com essa estratégia?
Fernando Rabello: Na verdade existe uma grande confusão quanto a isso. Desde o começo nós sempre divulgamos, teasers, trailers, vídeos nas duas línguas. Todo o material do projeto existe tanto em inglês quanto em português. O que acontece é que muitas vezes os sites divulgam apenas os links em inglês e as pessoas acabam achando que o jogo só existe nesta língua.
Mas de qualquer forma, o fato de sempre haver materiais em inglês, além do próprio projeto estar no Kickstarter (que é um site internacional) se deve ao fato de que não existe sentido em desenvolver o jogo apenas para o Brasil. Isso não é feito em nenhum lugar do mundo, tirando talvez o Japão. O mercado de games é global e por isso os jogos são desenvolvidos para o mundo todo. Assim como A Luz da Escuridão é para o mundo todo.
Mas nós sempre temos o cuidado de manter todo o conteúdo também na nossa língua nativa.
Arkade: Como estão os testes na versão de jogo para iPhone?
Fernando Rabello: Por enquanto são apenas testes iniciais. Estamos trabalhando com a Unity para a versão de iPhone. Temos recebido bastante propostas de colaboração desde que começamos a campanha e isso está viabilizando esta versão.
A versão para iPhone será um pouco mais simples do que a versão para PC e terá algumas diferenças no gameplay, já que é uma plataforma bastante diferente.
Fase da “Zona dos Pilares”, na dimensão da escuridão.
Arkade: Como foi ter a música tema do jogo composta por Josh Whelchel (EUA)? Como se deu essa negociação e participação internacional no seu game?
Fernando Rabello: Bom, como disse, tivemos muitas propostas de colaboração para o projeto. Neste ponto a campanha tem sido muito positiva. Em relação a parte de trilha sonora, tivemos uns 4 ou 5 compositores interessados. O Josh foi um deles e o que pareceu mais entusiasmado com o projeto.
Conversamos durante algumas horas sobre o projeto e ele ficou receptivo em oferecermos também as músicas como recompensa no Kickstarter. Em alguns dias ele já tinha um esboço do tema.
Eu já tinha trabalhado com outros compositores antes, mas nenhum deles, infelizmente, entregou qualquer música. Esse é um dos problemas de se lidar com esse tipo de cenário de equipe. As vezes as pessoas ficam de fazer e não fazem.
Mas eu não descarto ter composições de outros artistas também. É apenas uma questão do profissional ter uma certa dedicação e fazer. Havendo recursos, podemos pagar bem, não havendo cabe o profissional apostar no projeto e receber um share depois, quando o jogo for para o mercado.
Ouça a música tema no clip abaixo:
Arkade: Qual pedido você gostaria de fazer aos leitores da Arkade e os demais amantes de games em geral?
Fernando Rabello: Gostaria de agradecer muito o apoio que nós temos recebido do público, o feedback, os elogios e as críticas (que também são muito importantes!). Quero dizer que nós estamos fazendo a nossa parte pela indústria de games no Brasil. E cada um pode fazer a sua. Juntos podemos fazer algo muito bacana acontecer! Se curtem o projeto apoiem ele no Kickstarter e ajudem-nos a fazer dele realidade!
O vídeo abaixo mostra o que você ganha se investir no projeto:
http://youtu.be/VY9n7FsPVH0
Para mais informações sobre A Luz da Escuridão, você pode acessar o site oficial do game, ou o blog oficial de produção do game.
Então não esqueça: se quiser contribuir com o projeto, visite a página do Kickstarter do game. A Arkade deseja sucesso ao Fernando Rabello e toda sua equipe!
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