Arkade Series: O ciclo sem fim de O Rei Leão continua em A Guarda do Leão
A saga de Simba é um ciclo sem fim, que nos guiará… tanto é que o “Rei Leão” e seu filho Kion voltarão com suas aventuras “Padrão Disney”, mas ao invés de longa, será uma série que contará o que aconteceu, agora que Mufasa pode descansar entre as estrelas, já que seu filho vem conseguindo ser um bom rei.
Uma das provas de que o tempo voa, é que o Rei Leão é um longa que já tem 22 anos de vida. De 1994 até hoje, a produção foi fundamental para uma era de reinado da Disney no mundo do entretenimento e é considerada um dos melhores momentos da animação em todos os tempos. Cativando famílias, crianças e adultos, em pleno 2016 é comum ver crianças que nem pensavam em ser gente naquela época, cantando Hakuna Matata, só para percebermos o impacto da história de Mufasa e Simba.
Após o fenômeno, mais dois filmes continuaram a contar a história do crescido leão rei, mas não alcançaram o mesmo impacto do original por razões óbvias: as produções davam a impressão de funcionar apenas como caça-níquel, explorando a imagem dos personagens sem muito compromisso com o enredo, algo que sempre foi respeitado entre as produções Disney.
Mas muita gente quer mais de Simba e companhia, então… qual a solução? Bom, se voltarmos um pouco no tempo, mais precisamente no ano de 1995, Timão e Pumba ganharam uma série animada própria, devido ao sucesso gigantesco que os dois amigos de Simba conquistaram com o longa. Claro que aquela animação era mais humorística, e não havia lá um grande compromisso com a saga do leão, só que fez um baita sucesso, incluindo no Brasil, que teve exibição por anos a fio no Disney Club, lembra? Cruj, cruj, cruj, tchau!
O formato seriado tem se tornado cada vez mais popular, inclusive para contar história. A cada dia que passa, os seriados vão se tornando mais parecidos com um livro “na tela”, aonde uma temporada equivale a um capítulo, com episódios que lentamente vão apresentando uma história. Breaking Bad, Sons of Anarchy e House of Cards são exemplos de excelência neste contexto.
E é a partir disso que foi anunciado A Guarda do Leão, um seriado que embora focado para crianças, tem grandes chances para conquistar diversos públicos, até pela nostalgia de sentir um pouco do que era a Disney dos anos 90. Tanto é que os episódios serão exibidos nos dois canais da empresa, o Disney Channel, mais familiar e o Disney Junior, focado para um público mais infantil.
Na produção, teremos James Earl Jones e Ernie Sabella interpretando novamente Mufasa e Pumba. Rod Lowe será Simba e Gabrielle Union, Nala. Personagens novos serão incluídos, afinal o foco agora é apresentar o reino estabelecido, após a já longa derrota de Scar.
Kion, o filho de Simba, será o protagonista. No seriado ele será líder da Guarda do Leão, a “tropa de elite” do reino, que contam com a missão de proteger toda a savana. A tropa é escolhida pelo próprio Kion, que convoca amigos com habilidades específicas, que unidas protegem o reino e garantem o Ciclo da Vida.
O seriado, pelo trailer exibido, terá uma foco mais infantil, por isso não espere por momentos tensos e pesados como rolou no longa de 1994, envolvendo traição e mortes. Mas não é o foco mais leve que tira o brilho desta iniciativa, que terá seu episódio de pré-estreia exibido hoje, ás 20h, no Disney Channel.
Claro que sabemos que este seriado é para crianças, mas não podemos esquecer do impacto positivo que tal produção pode trazer ao mundo dos seriados. Com o sucesso da história de Kion, mais produções podem ter novas chances, sem contar que a Disney é expert no assunto de produzir seriados para crianças, mas fazer com que pais, mães e “outros tipos de adultos” acabem acompanhando suas produções. Os seriados estão fortes como nunca, e por isso, muita coisa boa podemos esperar de A Guarda do Leão.