Arkade Séries – Jean Cloud Van Johnson e a arte de não se levar a sério!
Em 2016, a Amazon colocou um piloto em sua Prime Video de uma tentativa de série que, embora prometesse um mais do mesmo, no que diz sentido a ação, combates, pancadaria e todos os clichês possíveis e imaginados de seriados de espionagem, porém de uma maneira totalmente sem noção e cafajeste, no bom sentido da palavra.
Eles simplesmente pegaram Jean Cloud Van Damme, toda a sua história no cinema, e o transformaram em um agente secreto que, enquanto filmava Timecop ou O Grande Dragão Branco, rodava o mundo disfarçado resolvendo questões dos mais variados tipos, tais quais todos os filmes de agentes secretos que você já assistiu na vida. O divertido é que nem Van Damme nem a série não tem nenhum compromisso em se levar a sério, o que faz a mistura de real e ficção ficar num ponto bem interessante.
Não espere aqui enredos surpreendentes, nem reviravoltas absurdas, muito menos momentos impactantes, como as séries que você gosta produzem. Aqui, você tem um agente já aposentado, que por sinal é o mesmo ator que foi um dia Guile em Street Figther (e mostrou uma banana para Bison) e que, assim como vários outros agentes secretos, o que soma nomes como Jack Bauer ou Solid Snake, sai da aposentadoria para realizar mais algumas tarefas, o que envolve visitas a grandes bandidos, ao submundo e, de novo, a todos os cenários aos quais já estamos acostumados.
Porém, ao invés de ser mais um “mais do mesmo”, Jean Cloud Van Johnson brilha justamente por não se preocupar em ser brilhante em momento nenhum. Pelo contrário, seus clichês são todos bem explorados, nos fazendo rir das coisas absurdas, no melhor padrão dos filmes do Chris Farley, que acontecem com uma “cara de séria” que o seriado finge que tem e a gente finge que acredita. No mais, é puro pastelão, com momentos absurdos e que ri de si mesmo, tanto do conceito de espionagem, quando do próprio Van Damme, numa boa.
Destaque, inclusive, para o próprio Van Damme. O ator, que sempre se mostrou bem humorado e sabe de seu histórico de grande estrela do cinema B, se diverte durante os episódios, desde a tentativa mal sucedida de abrir seu famoso espacate, até o momento embaraçoso em que duas garotas pedem pra ele tirar uma foto na Bélgica, sua terra natal, mas que não deixasse aparecer essa estátua no meio do cenário. Tal estátua era a dele mesmo, inaugurada pelo povo de Bruxelas, em honra a seu cidadão ilustre.
Referências a seus clássicos também estão presentes. Quem assistiu aos filmes de Van Damme décadas atrás irá rir de momentos em que tais clássicos são relembrados. No fim, a Amazon, Van Damme e todos os que trabalharam nesta série decidiram oferecer, em plena era de seriados que “precisam” ser impactantes, levar a sociedade a refletir, oferecer vários momentos de UAU em redes sociais e todo este blá blá blá do tipo, um programa leve, descontraído, cheio de referências que farão rir os fãs dos clássicos de pancadaria, e que não tem vergonha nenhuma de ser tosco.
Jean Cloud Van Johnson está com seus seis episódios de uma primeira temporada que se encerrou em 2017, disponíveis na Amazon Prime Video.