Arkade Series: Você sabe o momento exato que sua série preferida te conquistou?
Você curte a sua série, a ponto de querer fazer parte do seu universo e isso é um fato. Porém, você sabe o momento exato em que a trama te fisgou e não te soltou mais? Poderá descobrir isso agora!
As primeiras temporadas são um período crucial para seriados. Dali podemos ter fracassos ou lendas surgindo. Mas embora os primeiros episódios (os famosos “episódios-piloto) são feitos quase que exclusivamente para atrair o espectador, no fim, não são eles os responsáveis pela conquista do público.
Para entender melhor este princípio da “captura de espectador” de seriados populares pelo mundo, a Netflix analisou os dados dos usuários em relação as primeiras temporadas das séries mais assistidas no momento, seja as originais da própria Netflix, seja as que vieram de outros lugares, e divulgou o resultado desta pesquisa, mostrando o momento exato que a série capturou seu coração e sua atenção de vez.
Segundo a empresa de streaming, quando o usuário assiste a série no seu ritmo, sem comerciais e um horário fixo de exibição, além de ter uma temporada completa disponível logo de cara, dá pra ter uma noção melhor de como os fãs aparecem. Pelos dados levantados, 70% do público que assistiu o primeiro episódio, terminou a primeira temporada, começando assim, um caminho sem volta.
“Dada a natureza do horário nobre na TV tradicional, o episódio piloto é indiscutivelmente o ponto mais importante na vida de uma série”, disse Ted Sarandos, diretor de Conteúdo da Netflix. “Na nossa pesquisa, com mais de 20 séries em 16 países, descobrimos que ninguém nunca foi fisgado no episódio piloto. Isso nos dá confiança de que disponibilizar todos os episódios de uma só vez para os nossos assinantes está mais alinhado em como surgem os fãs.
O que Sarandos quer dizer, é que embora o episódio piloto tem a responsabilidade de introduzir o público ao universo de uma nova série, não é ele quem dita o ritmo dos novos fãs em potencial na Netlix e em outros serviços de streaming, afinal de contas, você não precisaria aguardar a próxima semana para conferir o que acontecerá com os personagens. E em defesa desta tese, também podemos destacar que momentos inesquecíveis de várias séries aconteceram durante o “meio” das primeiras temporadas, ou mesmo, nos episódios finais. Consegue lembrar de algum?
A pesquisa também trouxe dados curiosos: os holandeses são os que se entregam de maneira mais rápida a uma série, Arrow fez sucesso primeiro na Alemanha, enquanto How I Met Your Mother conquitou a França antes de todo o mundo. Jimmy McGill e seu Better Call Saul conquistou os brasileiros antes dos mexicanos, enquanto australianos e neo-zelandeses são os públicos mais difíceis a se conquistar.
O infográfico que apresenta a média global de episódios que conquistaram os espectadores é este:
Os dados foram coletados a partir dos assinantes do serviço que começaram a assistir a primeira temporada das séries selecionadas entre janeiro e julho deste ano no Brasil, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Irlanda, México, Países Baixos, Noruega, Suécia, Reino Unido e EUA, e entre abril e julho de 2015 na Austrália e Nova Zelândia. O episódio “gancho”, ou seja, aquele que fisgou o público, é o que, depois de assistido, levou 70% dos espectadores a completar a temporada. Primeiro, tais episódios foram identificados por país, e em seguida, foi calculada uma média para chegar ao episódio em questão a nível global.
O que podemos reparar no gráfico é que fenômenos, como The Walking Dead e Breaking Bad conquistou todo o mundo de maneira rápida e isso explica muito o sucesso de ambas as séries. Produções originais Netflix também contaram com ótima recepção do público, talvez demonstrando o sucesso das temporadas serem disponibilizadas de maneira completa, ao contrário de Better Call Saul, que foi divulgado um episódio por semana e demorou mais para “fisgar” seus fãs. Demolidor é o ponto fora da curva, por ter demorado mais para conquistar o público, mas também acabou se tornando uma das grandes novidades de 2015.
E também é curioso o fato de como How I Meet Your Mother demorou tanto para ganhar seu público, no já “distante” oitavo episódio. Vale lembrar que estamos falando apenas dos seriados dentro da Netflix, não levando em consideração suas audiências globais e locais na TV.
Porém, com tudo isso apresentado, você se lembra qual foi o episódio que definiu que você iria assistir aquela série até o fim? Daqui, posso citar o terceiro episódio de Sons of Anarchy, o mesmo segundo episódio de todo o mundo em Breaking Bad e, diferente da média global, o Demolidor me “ganhou” logo de cara, no episódio dois.