Arkade Speed – Conheça o Over Drivin’ GT-R, o Need for Speed exclusivo da Nissan
Em 1994, The Need for Speed chegou para revolucionar o mundo dos jogos de corrida. Com carrões reais, pistas pelo mundo e um visual nunca visto antes nos videogames, foi um dos primeiros jogos que nos fez imaginar, de fato, que estávamos dirigindo Ferraris, Porsches e Lamborghinis.
Entretanto, existe uma versão bem diferente deste game. Lançado apenas no Japão e para Sega Saturn, a Nissan, gigante japonesa do mundo dos automóveis, adquiriu a licença do jogo para lançar o seu “próprio NFS”. Obviamente, apenas com carros da montadora. Com o nome de Over Drivin’ GT-R, foi uma forma que a montadora encontrou para promover seus carros.
Recapitulando The Need for Speed
Para relembrar Over Drivin’ GT-R, temos que relembrar primeiro The Need for Speed. A série, que é uma das mais conhecidas do mundo dos games, teve seu primeiro game lançado em 1994, para o 3DO. Naqueles dias, o 3DO surgia como uma promessa de console de nova geração que, como sabemos, fracassou, embora existia sim bons games e boas tecnologias no videogame.
O game original oferecia três pistas principais, a City, a Coastal e a Alpine, além de oito carros. Oferecia um visual impressionante para um game de 1994, com direito a um visual do painel do carro que oferecia uma imersão ainda maior. Para a época, foi revolucionário. E ainda contavam com vídeos com os carrões, que davam valor extra ao jogo.
Para o PlayStation e o Saturn, novos modos foram adicionados, como o Tournament e Time Trial, junto ao clássico Head to Head. O MS-DOS e o Windows 95 também receberam versões do game, com melhorias que deixavam a versão para computador ainda melhor. A versão de PC, inclusive, contava com duas novas pistas, além de áudio em rock ou techno.
No Japão, no entanto, a série tinha outro nome. Com o nome de Over Drivin’ DX, o game chegou ao PlayStation japonês em 1996. Apesar do nome, a única grande diferença da versão ocidental era o suporte ao idioma japonês. O game oferecia três carros japoneses: o Acura NSX, da Honda, um Mazda RX-7, e Toyota Supra Turbo.
Como você percebeu, não havia nenhum carro da Nissan. Mas a montadora, ao invés de negociar com a EA a possibilidade de adicionar seus carros em jogos posteriores, tomou uma decisão ainda mais ousada: adquiriu uma licença, para lançar no Japão o seu próprio game. Substituindo, claro, todos os carros do jogo por veículos da empresa.
Um catálogo de carros “gamer”
Se hoje em dia as montadoras usam e abusam das tecnologias para desenvolver ou promover seus carros, o que inclui os games e tecnologias como realidade aumentada ou realidade virtual, no passado os games se mostravam como uma boa oportunidade de apresentar os carros ao público.
A Ford manteve, por muitos anos, um simulador no qual apresentava seus carros mais recentes, para que, jogando, o potencial comprador conhecesse melhor as tecnologias embarcadas e os funcionamentos do carro. De forma semelhante, a Nissan trouxe este princípio ao seu The Need for Speed.
Chamado de Over Drivin’ GT-R, o game era basicamente o mesmo que o originou, apenas com os carros da Nissan entre os selecionáveis. O Saturn foi o destino do game, já que não havia recebido o port original de The Need for Speed em terras japonesas.
E, por se tratar de um game promocional, muito da parte de desafio foi removido. Muito conteúdo do jogo é desbloqueado desde o início, e o game conta com alterações de som e FMV, obviamente, para adaptar o jogo ao “mundo Nissan“. E como forma de apresentar os carros da Nissan, que eram carros de rua em sua maioria e não possantes de luxo, a jogabilidade ficou um pouco mais lenta. A montadora chegou a oferecer, em algumas versões, um chaveiro de brinde.
Os carros contavam um pouco da história da Nissan. Entre os oito carros disponíveis, tinham carros novos, como o Nissan 180SX, carros mais antigos, como o Skyline de 1989 e até clássicos como o Fairlady Z, lançado em 1970. Os oito carros disponíveis eram os seguintes:
- 1996 Nissan 180SX
- 1989 Nissan 300ZX
- 1970 Nissan Fairlady Z
- 1996 Nissan Silvia
- 1969 Nissan Skyline
- 1973 Nissan Skyline
- 1989 Nissan Skyline
- 1995 Nissan Skyline
A Nissan e os games
Após este game, a Nissan seguiu investindo no mundo dos videogames. A montadora colocou o Skyline entre um dos carros em Gran Turismo, que chegaria em 1997, e iniciaria uma grande parceria entre montadora e game. Sendo uma das apoiadoras do game da Polyphony Digital, sempre houveram carros da montadora nos games da série, o que inclui conceitos feitos para o game.
Tal parceria rendeu até o GT Academy, programa da PlayStation e da NISMO, o programa de corridas da Nissan, que busca fazer uma ponte entre os games e o mundo real das corridas, preparando jogadores e transformando-os em pilotos. O programa, inclusive, já participou das 24 Horas de Le Mans, e foi um grande sucesso.
Além disso, a Nissan conta até com cadeira gamer, entre seus projetos. Seus conceitos foram baseados nos assentos de seus carros, como o GT-R Nismo, o Armada e o Leaf. Sendo, assim, uma das montadoras que enxergam, até hoje, boas oportunidades de promover seus automóveis usando os games para isso.