As Principais Regras do Jogo Paciência Online

9 de maio de 2024
As Principais Regras do Jogo Paciência Online

O jogo Paciência faz parte da rotina de muitos brasileiros. Lançado em 1990 com o nome original de Microsoft Solitaire Collection, estima-se que mais de 100 milhões de pessoas joguem este título por dia, segundo a criadora do jogo, em 2020.

Este jogo, apesar de ter regras simples, requer, como o próprio nome sugere, paciência. A tarefa é organizar um card com 28 cartas de forma numérica. Do lançamento em 1990 até os dias atuais, há diferentes versões para jogar este game. Isso impacta diretamente nas regras, embora a essência do jogo se mantenha inalterada até os dias de hoje.

Justamente por conta dessas mudanças nas regras, os antigos jogadores buscam se atualizar e entender as principais regras do jogo Paciência, que recebeu algumas mudanças e novas versões da atualidade. Ao mesmo tempo, há novos jogadores que querem entender e bater o recorde de pais e avós que um dia alcançaram grandes pontuações.

Nesta reportagem especial, você aprende quais são as antigas e as novas regras do jogo Paciência, e ainda descobre dicas e truques para bater as mais altas pontuações.

Regras do jogo Paciência online

Como você viu acima, as regras sofreram poucas alterações. Hoje em dia, o jogo de Paciência grátis segue entre os títulos mais buscados, mas ao mesmo tempo é possível se deparar com versões que impõem outras condições de jogo. Para começar, veja abaixo as regras para a versão klondike, a mais popular nos sites e nos computadores.

Objetivo do jogo Paciência

O objetivo do jogo Paciência é bastante simples: você deve mover todas as cartas do seu tabuleiro nas sete colunas. Para isso, é preciso respeitar a ordem crescente por naipe, ou seja, começa no Ás e vai até ao Rei.

Como a Pesquisa Nacional da Indústria de Games apontou, o setor aumento 3,2% entre 2022 a 2023. Portanto, há mais empresas que criam e oferecem jogos de paciência no Brasil.

O objetivo se mantém, sendo necessário organizar todo o baralho, mas há alterações que impactam diretamente as demais regras que você encontra abaixo. Sobretudo envolvendo a tecnologia atual. 

Processo de montagem e organização

A sétima versão do Pesquisa Game Brasil (PGB) aponta o PC como a principal forma de jogar online no país. Para além disso, a mesma pesquisa aponta que os jogos de estratégia, como o jogo de Paciência, estão entre os preferidos para a jogatina.

Na versão original, você tem 28 cartas distribuídas em sete colunas, com 1 a 7 cartas distribuídas por coluna. Aqui, pode mudar e buscar as cartas incontáveis vezes. Porém, há versões mais complexas, que impedem a quantidade de movimentos dos jogadores.

Regras de montagem

  • Toda carta pode ser levada até uma coluna vazia ou uma coluna com a carta de maior valor no topo da coluna;
  • Cartas com ordem decrescente podem ser levadas para outras pilhas de cartas.

Pilha de cartas reservadas

Como o próprio nome sugere, você tem a coluna com a pilha de cartas reservadas. Nesta coluna, você destina todas as cartas que podem não ser utilizadas de acordo com a sua organização ou levadas para colunas para iniciar a contagem.

A ideia aqui é poder começar de alguma forma. Do mesmo modo que quebra-cabeças contam com peças de quina, o jogo Paciência costuma ter cartas que começam em uma coluna. Isso facilita e conduz o jogador nas próximas escolhas de organização.

Carta-fundação

Você tem quatro colunas que é preciso organizar pelo naipe e sequência de valor. Ao contrário das duas pilhas, que aceitam cores alteradas em ordem que independe do naipe da carta, é necessário organizar as quatro colunas de acordo com o valor da carta e também o naipe.

A pesquisa Game Brasil de 2022 adiantou que 48,3% do público de jogadores no Brasil prefere celulares. Neste caso, a praticidade pode ser algo importante. Por isso, você pode ativar a opção de revelar 3 cartas de uma só vez, a depender do jogo Paciência que você escolheu!

Organização final

O ending-game do jogo Paciência acontece quando você organiza as quatro colunas com a carta-fundação correta e na ordem certa. Para isso, é necessário as duas pilhas de cartas reservadas e fazer bem as suas escolhas.

Como qualquer outro game, é possível perder o jogo Paciência. Neste caso, a rodada se dá como perdida quando você não tem mais nenhum movimento possível e ainda há cartas empilhadas e esperando ser selecionadas.

Como jogar Paciência online e vencer

Para vencer o jogo Paciência, cabe a você decidir a sua própria estratégia. Apesar de existirem diferentes jogos de Paciência, onde cada um possui o seu próprio nível de dificuldade e formas de jogar a cada rodada, há algumas estratégias que valem para todos os jogos.

Entre as principais estratégias para vencer Paciência online estão:

  • Priorizar cartas para a coluna de fundação: tente começar sempre destinando cartas para as quatro pilhas de colunas de fundação e assim evitar realocar tantas cartas na sua pilha;
  • Evitar bloqueios: caso não queira pôr fim à rodada, tente antecipar rodadas para não ficar empacado;
  • Reservar cartas úteis: lembre onde cada carta está, especialmente aquelas que podem ser úteis no futuro.

A 7ª edição da PGB revelou que a porcentagem de brasileiros que jogam todos os dias apenas nos dispositivos móveis é de 50,1%. Se você faz parte desse número, então tente pôr essas dicas em prática para aumentar os seus pontos e organizar tudo no menor tempo possível.

Onde jogar Paciência grátis?

O jogo de Paciência grátis está disponível a todo jogador brasileiro e não há nenhuma necessidade de baixar ou buscar algum tipo de aplicativo possível. Neste jogo, você consegue contar o número de movimentos, acompanhar o tempo — assim como pausá-lo —, criar um novo jogo, anular a partida e definir a revelação de 1 ou 3 cartas do baralho.

Por se tratar de um site, é possível jogar a qualquer momento sem a necessidade de download e utilizando qualquer dispositivo móvel. Como as pesquisas e estudos provam, o brasileiro tem preferência de jogar pelo celular. Então, nada mais justo do que jogar o jogo Paciência pelo celular!

Comente nas redes sociais