Assim seria GoldenEye 007, se fosse lançado para o Xbox 360

26 de agosto de 2016

Assim seria GoldenEye 007, se fosse lançado para o Xbox 360

GoldenEye 007 foi um fenômeno em seu lançamento. Oferecendo missões criativas, gráficos surpreedentemente violentos em um sistema Nintendo e multiplayer matador, o game de tiroteio da Rare ficou por muito tempo nos drives de Nintendo 64 dos gamers. Porém, o tempo passou e o FPS evoluiu, especialmente em sua mecânica, com melhorias na mira e na ação.

Com isso, jogando GoldenEye 007 hoje, podemos ter um pouco de dificuldade, pois os controles são mais primitivos. Não significa que seja algo ruim, longe disso, mas de fato é estranho jogá-lo hoje, após tantos outros FPSs terem definido um novo padrão para o gameplay. Porém, um vídeo está disponível mostrando 30 minutos de um remake inacabado do game para o Xbox 360, um remaster que manteve tudo o que o clássico tinha de original, porém com visual melhor e possivelmente, melhorias nos controles.

As imagens não contam com a oficialização da Rare nem da Microsoft, mas o game passou sim por uma tentativa de remake. A Rare foi comprada pela Microsoft em 2002 e com isso, todas as suas propriedades intelectuais, como Perfect Dark ou Banjo-Kazooie migraram para a família Xbox. GoldenEye 007, por sua vez, foi desenvolvido pela Rare, mas contou com apoio e publicação da Nintendo. Em 2008, foi confirmado o remake do game, mas dois meses depois o desenvolvimento parou.

Acontece que a Microsoft e a Nintendo não conseguiram chegar em um acordo quanto ao licenciamento do game: houve a proposta de pagar uma taxa única para a Nintendo ou ganhos na receita do jogo. Como a negociação não avançou, a Microsoft não pôde continuar o projeto, já que a Nintendo tem participação neste projeto. E para piorar, a marca 007 para games hoje está nas mãos da Actvision, que também poderia querer uma fatia do bolo.

O jogo estava sendo desenvolvido para o Xbox 360 e sairia na Live Arcade. A ideia seria de que os jogadores pudessem escolher entre jogar com os gráficos atualizados ou os originais, em 60fps. E, talvez o mais esperado entre os fãs do game, o famoso multiplayer ganharia funções online, com toda a força da comunidade Xbox Live. O online ofereceria leaderboards, entre outras melhorias para adaptar o clássico aos novos tempos.

Para jogar GoldenEye hoje, sem a necessidade de um Nintendo 64 e um cartucho, temos um remake feito por fãs: GoldenEye: Source, que utiliza o Source da Valve para redesenhar o game, oferecendo apenas o multiplayer. O Wii recebeu em 2010 um remake que embora seja divertido, é bem genérico e em nada lembra os bons tempos do seu antecessor. Além disso, Perfect Dark, a “sequência”, que não tem estes problemas de licenciamento por contar com personagens próprios e ser um projeto feito apenas pela Rare, está disponível tanto no Xbox Live quanto no Rare Replay, a coletânea comemorativa do estúdio.

Não podemos confirmar se o vídeo é original ou não, mas com certeza, dá pra ter um gostinho do que seria um remake de GoldenEye 007 nos dias de hoje, imaginando como seria o seu multiplayer online. Uma pena que um jogo muito bom conte com tantos problemas de licenciamento, que o impede de reaparecer em nossos consoles de hoje, seja no Virtual Console da Nintendo, ou na Xbox Live.

Via (The Verge)

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui! Siga-me em instagram.com/juniorcandido ou x.com/junior_candido

Mais Matérias de Junior

Comente nas redes sociais