Assim seria Resident Evil 4, caso fosse um game do primeiro PlayStation
Resident Evil 4 saiu primeiro apenas para GameCube, em 2005. Depois, foi lançado para praticamente todos os consoles da época e os lançados posteriormente, como o PlayStation 2, Nintendo Wii, chegando até a ganhar versões para smartphones e para o videogame da Tec Toy, o Zeebo. Atualmente, apesar de disponível nos consoles modernos, um remake do jogo está em produção, com lançamento previsto para 2023.
Mas, e se ao invés de um remake, a Capcom resolvesse “voltar atrás” e lançasse uma versão do game para o console que impulsionou sua franquia survival horror? É claro que a companhia japonesa jamais faria isso, mas o canal Biohazard España imaginou e desenvolveu um demake da aventura de Leon como se fosse um game do primeiro PlayStation.
Foi disponibilizado um vídeo de dez minutos, mostrando a parte inicial do game. Mas com câmera fixa e personagens modelados como nos games 32-bits, além das clássicas animações das portas se abrindo, que serviam tanto para dar um ar de mistério, como um truque para carregar a próxima sala do jogo. É possível ver a parte inicial, até o trajeto de Leon até o vilarejo.
O final do vídeo conta com a boss fight contra Bitores Méndez, o chefe de El Pueblo, em confronto que lembra muito os momentos com Mr. X em Resident Evil 2. Para deixar o jogo o “mais PlayStation 1 possível”, seu criador também trouxe de volta o clássico menu de recursos e efeitos sonoros, como o som dos passos e dos tiros.
Veja, logo abaixo, os primeiros dez minutos de um projeto promissor:
Um novo vídeo foi disponibilizado, mostrando novidades na igreja:
O criador do demake disse que o jogo ainda está nos estágios iniciais de desenvolvimento, e que levou alguns dias para produzir o que podemos conferir neste vídeo.
Ele também disse que gostaria de fazer algo baseado em Resident Evil 4 que fosse totalmente jogável por qualquer coisa que pudesse reproduzir games do PlayStation original. O que vimos neste vídeo é um teste do conceito, mas ele deixou claro que seu foco atual é um mod de Resident Evil 2, para depois decidir o que será feito neste demake.