Assistimos Super 8, novo filme de Spielberg e J. J. Abrams. Veja a resenha

11 de agosto de 2011

Assistimos Super 8, novo filme de Spielberg e J. J. Abrams. Veja a resenha

Super 8 é um projeto misterioso que une dois grandes cineastas de gerações bem distintas: na produção temos Steven Spielberg, figura lendária que dirigiu ou produziu filmes que marcaram a vida de muita gente. Como roteirista e diretor temos J. J. Abrams, um cara mais jovem, mas que já conta com um currículo impressionante, tendo participado da criação de filmes e séries que viraram fenômenos. Não tinha como essa união dar errado, não é mesmo?

Mas antes de ir ao cinema achando que verá uma revolução, saiba que é preciso entender o contexto de Super 8: tanto Spielberg quanto Abrams cresceram fazendo seus pequenos filmes amadores em câmeras de 8 mm (daí o título do filme). Antes de trabalharem em grandes produções como E.T., Jurassic Park, O Resgate do Soldado Ryan ou Star Trek, ambos “brincaram” de fazer cinema amador quando eram jovens.

A essência de Super 8 é esta: embora haja um monte de coisas grandiosas, misteriosas e bizarras acontecendo pela cidade, o filme é basicamente sobre um grupo de moleques fazendo um filme amador (de zumbis!) no final da década de 70. É mais ou menos como em O Resgate do Soldado Ryan: a guerra está rolando durante todo o filme, mas serve apenas como pano de fundo na busca pelo tal soldado Ryan.

Assistimos Super 8, novo filme de Spielberg e J. J. Abrams. Veja a resenha

Enquanto trabalham em seu pequeno projeto cinematográfico, os garotos acabam acidentalmente presenciando (e filmando) um espetacular acidente entre um trem de carga e uma caminhonete. O trem pertence as Forças Armadas e carrega algo que não deveria escapar… mas escapou.

Aí o filme vira uma ficção científica leve, com generosas pitadas de teorias de conspiração. O exército isola a cidade e tenta de todo jeito encobrir dos apavorados moradores a verdade sobre o que está acontecendo. E é só o que eu posso adiantar da trama sem entregar spoilers. Ou não, visto que o filme segue esta linha de mistério conspiratório e não se preocupa em explicar detalhadamente muita coisa.

Assistimos Super 8, novo filme de Spielberg e J. J. Abrams. Veja a resenha

Mais ou menos como em Cloverfield – que, não por coincidência, é produzido por J.J. Abrams – o filme não mostra muito a tal coisa que fugiu do trem, mas quando mostra, o faz muito bem. Desta vez o filme não segue aquele estilo “câmera na mão” de Cloverfield, é um filme rodado do jeito tradicional, então, quando as coisas nos são mostradas, podemos vê-las bem.

No meio do caos que assolou a pequena cidade de Lillian, temos as coisas “banais” que são a espinha dorsal do filme: um moleque descobrindo seu primeiro amor, amigos brigando pela atenção de uma garota, pais e filhos tentando superar problemas familiares… tudo isso remete à diversos clássicos do tempo em que a  Sessão da Tarde passava filmes legais como Os Goonies, Conta Comigo, E.T. – O Extraterrestre e Quero Ser Grande.

Assistimos Super 8, novo filme de Spielberg e J. J. Abrams. Veja a resenha

E é essa homenagem aos bons filmes de décadas passadas que faz de Super 8 um filme tão interessante. É como se Spielberg e Abrams tentassem recriar seu tempo de infância nas telas e mostrar seu amor pelo cinema, acrescentando elementos fantasiosos aqui e ali para manter o clima de mistério no ar. E mistério é algo que Abrams domina, visto que é o criador dos seriados Lost e Fringe.

Super 8 é um filme divertido e gostoso de assistir, pois consegue ser tenso e leve ao mesmo tempo, sem enveredar de vez para nenhum dos lados. O elenco infanto-juvenil que carrega boa parte do filme nas costas trabalha bem (especialmente o Charles) e possui uma ótima química, o que contribui para que haja uma conexão entre o público e os personagens. Os efeitos especiais são ótimos, com destaque para o descarrilamento do trem, que é incrível.

Assistimos Super 8, novo filme de Spielberg e J. J. Abrams. Veja a resenha

Em resumo, Super 8 é um filme que merece ser assistido, especialmente se você cresceu assistindo aos clássicos de Steven Spielberg. Com Super 8, J. J. Abrams não apenas presta uma homenagem aos filmes clássicos do gênero, como insere de maneira competente seu estilo caracterísitco e misterioso de ficção científica.

Praticamente uma mistura de Cloverfield com Conta Comigo, o filme é uma excelente pedida tanto para fãs de ficção quanto para os saudosistas por filmes clássicos da Sessão da Tarde onde “uma turminha da pesada se mete nas mais loucas confusões“.

Super 8 estreia em nossos cinemas naesta sexta-feira, dia 12 de agosto, com cópias em salas normais e IMAX.

Nota: 9,0

Rodrigo Pscheidt

Jornalista, baterista, gamer, trilheiro e fotógrafo digital (não necessariamente nesta ordem). Apaixonado por videogames desde os tempos do Atari 2600.

Mais Matérias de Rodrigo

Comente nas redes sociais