Fim de semana tenso: hackers derrubam PSN e outras redes e até ameaçam avião com bomba
Uma série de ataques DDoS praticados neste fim de semana causaram transtornos em uma série de serviços de jogos online, incluindo a PSN e a Xbox Live. O ataque aos servidores da PSN foi confirmado pela Sony, que divulgou a seguinte nota no blog oficial do Playstation:
“Assim como outras grandes redes ao redor do mundo, a Playstation Network e a Sony Entertainment Network foram impactadas por um tentativa de sobrecarregar nossas redes com um pico de tráfego de dados artificial. Apesar disto ter impactado sua habilidade de acessar nossa rede e aproveitar nossos serviços, nenhuma informação pessoal foi acessada.”
Segundo fontes diversas, Riot, Blizzard, CCP e Xbox Live também foram alvo de ataques em menor escala. E o pior é que estes ataques não ficaram só no transtorno virtual: como se não bastasse o incômodo que os ataques de negação de serviço trouxeram aos usuários destas redes, o grupo responsável também fez uma ameaça de bomba publicamente pelo Twitter.
.@AmericanAir We have been receiving reports that @j_smedley‘s plane #362 from DFW to SAN has explosives on-board, please look into this.
— Lizard Squad (@LizardSquad) August 24, 2014
A ameaça acabou desviando o voo 362 da American Airlines, onde viajava ninguém menos que o presidente da Sony Online Entertainment (SOE), John Smedley. A ameaça provou-se falsa (não havia bomba nenhuma no avião), mas sem dúvida deu um susto e tanto nos passageiros e tripulantes do 362.
Embora um grupo conhecido como Lizard Squad tenha assumido a autoria dos ataques, parece que o hacker Famed God, é quem merece o crédito. Depois de todo o rebuliço, FamedGod ainda publicou uma ameaça à Microsoft, que parece ser seu próximo alvo, embora tenha afirmado que a empresa “pelo menos é esperta o bastante para não operar em apenas um data center”.
Xbox is Next. #ProjectMicro — Fame (@FamedGod) August 24, 2014
FamedGod chegou até a publicar um vídeo no Youtube explicando os motivos do ataque e as vulnerabilidades do serviço online da Sony, empresa que, segundo eles, deveria investir mais em segurança digital.
http://youtu.be/LC0_DV2fJTc
Na manhã de hoje, tudo já estava relativamente normal, e todas as redes afetadas pelos ataques já estavam operando normalmente. O comunicado no PS Blog pede desculpas pelo inconveniente, adia a manutenção que estava programada para hoje e afirma que já está tudo sob controle.
Felizmente, ao contrário do apagão da PSN em 2011, desta vez não houve nenhum vazamento de informações confidenciais de clientes.
Vamos ficar de olho nas novidades… e torcer para que as empresas aprendam a se proteger melhor deste tipo de ataque, que não foi o primeiro e provavelmente não será o último.
(Via: PS Blog, Polygon, Twitter)