Atari entra com pedido de falência para lutar contra crise financeira

22 de janeiro de 2013

Atari entra com pedido de falência para lutar contra crise financeira

A Atari, uma das empresas mais tradicionais do mundo dos games, entrou com pedido de falência nos Estados Unidos. 2013  começou zicado na indústria dos games.

Felizmente, porém, o caso da Atari é um pouco atípico. Embora esteja de fato passando por uma grave crise financeira, a empresa entrou com pedido de falência para não ser levada para o buraco por outra companhia.

O que acontece é o seguinte: existem duas Ataris; a Atari Inc., que é norte-americana, e a Atari S.A., que é francesa. O braço francês da companhia existe há cerca de 10 anos, quando a Infogrames adquiriu uma parte da empresa.

Como todos sabemos, desde o Atari 2600 que a empresa não lança nada revolucionário, e nos últimos anos a Atari norte-americana distribuiu alguns jogos não muito expressivos e se dedicou à conversão de títulos clássicos para outras plataformas (browsers e portáteis) e games para celular. isso foi o bastante para a empresa fechar 2012 com 4 milhões na conta.

Atari entra com pedido de falência para lutar contra crise financeira

Enquanto isso, a Atari francesa não fez praticamente nada, só teve gastos e deu prejuízo. Como está atrelada à companhia norte-americana, se ela for para o buraco, a outra Atari, nos EUA, vai junto.

Para evitar este problema, a Atari Inc. decretou falência, e, se esta requisição for aceita pela legislação norte-americana, ela passa a ser “protegida” pelo Capítulo 11 do Código Federal norte-americano, que garante a injeção de fundos do governo para ajudar uma empresa a se reerguer.

Se a Atari Inc. (que atualmente conta com cerca de 40 funcionários) conseguir arrecadar cerca de 5,25 milhões de dólares, ela pode continuar de portas abertas e liberar-se de seu vínculo com a Atari S.A. Neste caso, para continuar existindo, a Atari francesa poderia ser absorvida (leia-se comprada) por alguma outra empresa.

Se o incentivo do governo não for o suficiente, a empresa pode acabar vendendo algumas de suas marcas, que incluem clássicos como Pong, Asteroids, Centipede e diversos outros games.

Vale ressaltar que a Atari já entrou em processo de falência duas vezes, e em ambos os casos conseguiu se recuperar. Vamos torcer para que ela tenha sorte novamente, afinal, foi graças à Atari e seu vanguardismo que a indústria dos consoles deu seus primeiros passos, há mais de 30 anos.

Força, Atari!

(Via: L.A. Times, Game Informer)

Rodrigo Pscheidt

Jornalista, baterista, gamer, trilheiro e fotógrafo digital (não necessariamente nesta ordem). Apaixonado por videogames desde os tempos do Atari 2600.

Mais Matérias de Rodrigo

Comente nas redes sociais