Até o momento, Xbox One e Playstation 4 são um fracasso de vendas na China

27 de novembro de 2015

Até o momento, Xbox One e Playstation 4 são um fracasso de vendas na China

A China acabou com a proibição de venda de consoles, mas isso não significa que Xbox One e Playstation 4 chegaram com tudo no país. Os números de vendas são baixos, ainda mais em um país tão populoso.

A liberação da venda de consoles no mercado chinês foi algo muito comemorado por Sony, Microsoft e muitas outras empresas que trabalham com games, pois se trata de um mercado gigante e de potencial imenso, muito adepto de novas tecnologias.

Porém, tanto Xbox One como o Playstation 4 ainda não venderam tanto o quanto deveriam, contando com números pífios, ainda mais se levarmos em consideração um país com mais de um bilhão de habitantes.

Números da Shanghai Oriental Pearl, a distribuidora oficial dos dois consoles, afirmaram que a soma dos dois consoles somam pouquíssimas 500 mil unidades. O PS4 leva vantagem em meio a este número, pelo fato de que seu sistema é de região livre, podendo rodar todos os jogos, incluindo os que não são comercializados na China devido à forte censura.

Os números revelados são referentes às vendas dos consoles chineses e não levam em consideração as importações não-oficiais, da mesma forma que ocorria com por aqui durante a geração 32-128 bit. Além da grande importação, que acontecia antes da presença oficial de Sony e Microsoft no país, somam ao número baixo de vendas os preços altos dos consoles e principalmente, o catálogo muito baixo de títulos disponíveis, já que a censura de controle daquele país limita e muito os games que podem ser lançados.

E também podemos considerar a forte presença da Nintendo no país, que mesmo através da proibição da venda dos games importados por lá, conseguia usar brechas na lei e lançar vários aparelhos, como o iQue Player, que rodava games de Nintendo 64. E como os games da Nintendo não são lá tão alvos de censura assim (pelo contrário, era a própria Nintendo que “picotava” os jogos), acabaram fazendo grande sucesso por lá.

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui! Siga-me em instagram.com/juniorcandido ou x.com/junior_candido

Mais Matérias de Junior

Comente nas redes sociais