O Auge da Cultura Pop – Naughty Dog e seus grandes sucessos

8 de fevereiro de 2014

O Auge da Cultura Pop - Naughty Dog e seus grandes sucessos

A VGX fez justiça no final do ano passado ao dar o prêmio de melhor empresa de games para a Naughty Dog, que há anos vem demonstrando sinais de muito empenho e competência. Por ter criado séries de muito êxito e que conquistaram milhões de fãs ao redor do mundo, nada mais correto do que contar a história de sucesso desta grande desenvolvedora.

Tudo começou em 1985, quando os alunos de ensino médio Andy Gavin e Jason Rubin decidiram fundar sua própria empresa de jogos, que começou a funcionar sob o nome de Jam Software. Os dois já tinham experiência com Lisp e C++, e o primeiro título que criaram foi Math Jam, para o Apple II.

O Auge da Cultura Pop - Naughty Dog e seus grandes sucessos

Antes do lançamento do segundo jogo, os dois decidiram produzir títulos apenas para Apple II, a partir daí começaram a trabalhar em um temática de esqui, chamando provisoriamente o projeto de Ski Stud. Porém, durante a produção, Andy gravou vários jogos piratas em cima da única versão do título que tinham, e eles perderam alguns meses de trabalho. Jason então criou uma nova versão às pressas, a qual deu o nome de Ski Crazed.

Depois de pronto, Ski Crazed ainda apresentava problemas de lentidão, então Andy reprogramou o jogo para que funcionasse mais rápido. O título foi lançado pela Baudville em 1986, que comprou os direitos por apenas 250 dólares. A Jam Software ainda trabalhou com Dream Zone, que foi lançado em 1988 para o Apple II GS e que recebeu ports para Atari ST, Amiga e PC.

Pensando nos novos projetos que teriam, Andy e Jason perceberam que a relação com a Baudville podia não ser uma coisa boa. Eles então trocaram o nome da empresa para Naughty Dog e produziram em 1989 o jogo Keef the Thief, distribuído pela Electronic Arts também para o Apple II GS, Amiga e PC. Dois anos depois foi lançado Rings of Power. Nesta época a empresa estava praticamente falida e os dois colegas haviam entrado na faculdade.

O Auge da Cultura Pop - Naughty Dog e seus grandes sucessos

Junto com alguns amigos, Jason e Andy criaram então o multiplayer Way of the Warrior para o 3DO em 1994 e o mostraram para Mark Cerny, ex-programador de Sonic the Hedgehog 2 que na época trabalhava na Universal Interactive Studios.

Mark não apenas gostou do jogo, como também negociou com a Naughty Dog para fazer uma série de plataforma com três títulos que aproveitassem as capacidades 3D da quinta geração que estava chegando. Foi assim que nasceu o primeiro Crash Bandicoot.

O jogo levou dois anos para ser desenvolvido. Para tanto a Naughty Dog criou a ferramenta Goal Oriented Object LISP, que seria ideal para que fossem feitos os personagens e o gameplay. O primeiro título do Crash marcou uma nova época para a empresa, mas ainda não foi o grande sucesso dela, pois naquela época o jogo foi considerado apenas “bom” e até mesmo muito difícil comparado a outros que visavam o mesmo público.

Sob as mãos da Naughty Dog, Crash teve ainda mais três jogos. O que mais fez com que a série se tornasse o grande sucesso foi uma coletânea que trazia para o PS1 além do primeiro título, também Crash Bandicoot 2 – Cortex Strikes Back e Crash Bandicoot – Warped. É difícil apontar qual o melhor, mas é importante ressaltar que o público gostou mais do segundo, enquanto a crítica preferiu o terceiro.

O Auge da Cultura Pop - Naughty Dog e seus grandes sucessos

Tivemos ainda Crash Team Racing, de 2000, o último jogo do personagem feito pela Naughty Dog. Apesar de ter sido muto aclamado, Crash começou a ser passado de mãos em mãos por diferentes softhouses, o que acabou deteriorando sua qualidade ao longo dos anos. Esta época também marcou o começo de uma rivalidade amigável com a Insomniac Games, vizinha do prédio da Naughty; a concorrente competia com sua série Spyro The Dragon.

A Naughty Dog se tornou subsidiária da Sony um ano depois, mesma época em que começou a trabalhar na série Jak and Daxter, que seria lançada para o Playstation 2. A franquia teve cinco jogos, sendo que todos foram bem recebidos. Se iniciou também uma tradição de parcerias, pois o último jogo, Daxter, foi feito em colaboração com a Ready at Dawn – sem contar também a relação com a Insomniac Games, que no período estava no mercado com Ratchet & Clank.

O Auge da Cultura Pop - Naughty Dog e seus grandes sucessos

Em 2007 começou a série de aventura que viria para aclamar de uma vez por todas a Naughty Dog: Uncharted, para PS3. O jogo inicial, Drake’s Fortune, foi o primeiro da empresa a trazer uma proposta realista, pois tudo o que a havia sido feito antes trazia propostas fictícias e personagens humanoides.

A série teve quatro jogos até agora (com um quinto já confirmado para PS4), foi elogiada principalmente pela ação cinematográfica e o por ter se tornado tudo o que Tomb Raider nunca conseguiu ser (até o reboot, que se baseou muito em Uncharted). Até a concorrência com a Insomniac Games foi deixada de lado, visto que a outra empresa partiu para outro rumo, com a série Resistance.

O Auge da Cultura Pop - Naughty Dog e seus grandes sucessos

Quebrando uma tradição de lançar somente uma série por geração, a Naughty Dog lançou em 2013 o premiadíssimo The Last of Us foi anunciado. O jogo foi lançado este ano, e apesar da proposta de sobrevivência no pós-apocalíptico ter se tornado um clichê, o game conseguiu ser um grande sucesso crítico e comercial graças a seu primor técnico e a seus personagens extremamente carismáticos.

Em muitos casos, o sucesso de uma empresa de games está ligado ao seu personagem principal; como o Mario e a Nintendo, o Snake e a Konami, o Sonic e a Sega. Porém, mesmo tendo sido a criadora do não menos carismático Crash, o sucesso da Naughty Dog não se deve só a ele, mas sim à grande qualidade de seus jogos. Qualidade esta, que é incontestável a cada novo game.

O Auge da Cultura Pop - Naughty Dog e seus grandes sucessos

Que a Naughty Dog nos traga games ainda mais memoráveis no Playstation 4!

Comente nas redes sociais