Aya Neo 2 e Aya Neo Slide foram anunciados com desempenho maior do que o da Steam Deck
O Steam Deck, já lançado, foi anunciado no meio de 2021. E, pelo visto, criou um novo segmento no mercado, após várias tentativas: a de portáteis capazes de rodar jogos de PC, assim como projetos mais antigos, como o GPD Win, que buscava já rodar alguns poucos jogos da Steam.
Com os recursos atuais, a Steam Deck consegue reproduzir diversos jogos de PC, e que vai render outras companhias buscando o seu lugar no meio deste “novo” segmento. Dois novos dispositivos foram apresentados para concorrer com o dispositivo da Valve: o Aya Neo 2 e o Aya Neo Slide. A promessa de ambos é a de trazer um hardware ainda mais potente.
O primeiro dispositivo, que já havia chegado no final de janeiro de 2021, já entregava quatro modelos: AYA NEO Next, Next Advance, Next Advance Signature Edition e Next Pro.
Os dois novos dispositivos terão uma Ryzen 7 6800U, GPU integrada Radeon 680M com RDNA2 de 3,38 teraflops e 12 unidades computacionais (CU). Eles rodam o Windows e contam com armazenamento PCIe 4.0. Ambos também tem suporte a memórias RAM LPDDR5-6400, USB 4.0 e sensor de impressões digitais.
O Aya Neo 2 é cinza claro, no melhor estilo do Super Nintendo ou Game Boy, enquanto o Aya Neo Slide é preto e conta com teclado físico oculto que pode ser deslizada, de forma parecida com o PSP Go. Ao deslizar a tela para cima, surge um teclado no qual o jogador pode digitar. O teclado ainda conta com iluminação RGB.
A Aya ainda não trouxe uma data oficial para o lançamento dos seus dispositivos, mas promete que chegarão ainda em 2022. E como entregam desempenho superior, a expectativa é de que custem mais caro do que os US$ 399, com uma estimativa de que custem, os dois, valores próximos dos US$ 1.000.