Bem que poderia ter os games do Master System e Game Gear em Sonic Origins, hein SEGA?
Quando Sonic Origins foi anunciado, com um pacote um tanto confuso, ficou claro que teremos Sonic 1, Sonic 2, Sonic 3 e Sonic CD na coletânea. Tudo muito bonito, mas com o tamanho pequeno de tais jogos, fica a pergunta: cadê os games de Master System e Game Gear nesta coletânea, dona SEGA?
O fato de faltar Sonic & Knuckles, sabendo que até Sonic Jam, pra SEGA Saturn, de 1997, possui não só o game, como a emulação do sistema lock-on, já é motivo de questionamentos. Mas a ausência dos jogos de Master System mostram como a SEGA insiste em não trazer de volta jogos tão interessantes.
No Master System e Game Gear, Sonic tem cinco games: adaptações de Sonic 1 e 2, que são ótimos jogos e muito diferentes das versões de Mega Drive, e mais três jogos originais, que são o Sonic Chaos, Sonic Triple Trouble e Sonic Blast, uma adaptação do game que saiu para Saturn e Mega Drive e usava, nos 8-bits, algo semelhante ao visto em Donkey Kong Country.
Além disso, há dois games Sonic Drift, de corrida, uma versão de Sonic Spinball, Sonic Labyrinth, um jogo de puzzle, e ainda mais dois games exclusivos de Tails, onde em duas raras oportunidades, a raposa foi quem protagonizou os games: Tails’ Skypatrol e Tails Adventure. Muitos destes jogos, talvez você nunca nem tenha jogado.
Com o passar dos anos, alguns destes jogos até tiveram oportunidades no Virtual Console da Nintendo, porém o serviço já está descontinuado e não oferece mais a chance de comprar tais games nos consoles. O SEGA Forever, aquele projeto o qual a companhia oferece games gratuitos com anúncios (ou pagos, sem propaganda), seria outra oportunidade de ver tais games, mas o serviço simplesmente não teve mais nenhuma novidade.
Nas coletâneas, apesar de vez ou outra aparecer um ou outro game da era 8 bits no pacote, no geral, a SEGA vai lá e faz o de sempre: Sonic 1, Sonic 2 e Sonic 3, games que, se nos anos 90 estavam disponíveis apenas no Mega Drive, hoje rodam praticamente em qualquer dispositivo com tela, e muitos deles, de forma oficial.
Além disso, com o passar dos anos, todos os lançamentos de coletâneas da SEGA tem como foco o Mega Drive, com poucas “permissões”. Caso de Alex Kidd ou o primeiro Phantasy Star, que estão no pacote SEGA Ages para Nintendo Switch. O game de Alex Kidd novo também traz o clássico para quem quiser jogar.
Seria interessante ver tais games de volta, uma vez que coletâneas contemporâneas, como a das Tartarugas Ninja, terá games de vários consoles, o que inclui o Super Nintendo, o Mega Drive e até o Game Boy. São, além de momentos importantes da história do personagem, ótimos games, em sua maioria, e poderiam fazer parte naturalmente desta coletânea, para que mais pessoas conheçam estes jogos.
Mas, como sempre, é mais um jogador pedindo por algo que não irá acontecer. Entendo que o Mega Drive foi o único grande sucesso da SEGA, especialmente nos EUA, e é ele o console que a companhia seguirá explorando. Entretanto, não só o Master System e o Game Gear, como também o Saturn e o Dreamcast, contam com ótimos games que mereciam muito mais de uma empresa que tem um legado tão rico, com games tão cativantes.