Best Buy deixará de vender CDs nos EUA; mídias digitais e mais antigas seguem firme.

4 de fevereiro de 2018

Best Buy deixará de vender CDs nos EUA; mídias digitais e mais antigas seguem firme.

A Best Buy, de acordo com a Billboard, deixará de vender CDs em suas mais de mil lojas espalhadas pelos EUA. Tal iniciativa responde ao faturamento de US$ 40 milhões no último ano, muito pouco, se comparado aos 39 bilhões de dólares somados nas vendas gerais da rede em 2017. A matéria também diz sobre a Target, outra grande rede de lojas nos EUA, que decidiu vender os CDs apenas por consignação, ou seja, os discos até podem ficar na loja, mas a empresa só pagará os vendidos.

Tal notícia poderia ser parte de um processo natural de mudanças de consumo, já que o mundo do streaming está firme e forte, podendo ser comparado ao final das locadoras, quando os serviços de streaming por vídeo acabaram com o conceito de ir em um local escolher o filme num dia pra devolver no outro. Porém, um dado curioso está no meio de tudo isso: é que os discos de vinil continuarão a ser vendidos em ambas as lojas, ganhando até posições de destaque, de acordo com a matéria.

Os discos de vinil vão muito bem, e até o mercado de fitas cassete, com o impulso dos Guardiões da Galáxia, tiveram boas vendas em 2017. E, se fizermos uma visita ao mundo dos games, aí sim podemos falar como que as tecnologias antigas ainda vendem muito bem. Apesar dos consoles atuais e os PCs usarem de lojas virtuais, com jogos digitais, há muita oferta retrô no mercado, com consoles clássicos reinventados ou atualizados, jogos em cartuchos, e até games novos para sistemas antigos.

Porém os CDs não contaram com a mesma sorte, pelo menos por enquanto. Lançados em 1982 através de esforços conjuntos de Sony e Phillips, tiveram sua popularidade nos anos 90, e nos anos 2000, quando, através dos CD-Rs, puderam ser gravados em casa, para armazenar de músicas a arquivos de qualquer espécie. Nos videogames, tiveram algumas aventuras em consoles como o Sega CD, mas foi com a geração 32-bit, com o Playstation, o Saturn e o 3DO, que a mídia vingou nos games, e revolucionou a indústria, pois permitiu aos desenvolvedores ampliar as possibilidades, incluindo músicas e vídeos em CG.

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui! Siga-me em instagram.com/juniorcandido ou x.com/junior_candido

Mais Matérias de Junior

Comente nas redes sociais