A Bethesda não estaria viva se não fosse por Elder Scrolls III: Morrowind
É isso mesmo que você leu, uma das maiores empresas de games da atualidade esteve em grandes apuros nos seus primeiros anos. Se não fosse pelo imenso sucesso de The Elder Scrolls III: Morrowind, nós não teríamos alguns dos melhores jogos feitos até hoje. Confira a história completa na sequência!
Em uma entrevista com o pessoal alemão da GameStar, Todd Howard, um dos desenvolvedores principais da Bethesda e diretor criativo dos maiores sucessos da produtora, incluindo The Elder Scrolls V: Skyrim e Fallout 3, explicou como eles tiveram que lutar e apostar todas as fichas no que poderia ser o último jogo da empresa, Morrowind.
Howard expressou como Daggerfall se saiu bem financeiramente e levou a Bethesda a se expandir com novos projetos — algo que acabou se tornando um passo errado para o estúdio. Durante essa expansão nem tão bem planejada, muitos projetos não deram certo, incluindo aqueles que foram anunciados mas nunca lançados, e alguns que nem chegaram a sair do papel. No fim do dia, isso causou a demissão de vários funcionários, restando somente seis desenvolvedores (incluindo Howard) para desenvolver Morrowind.
Pois é, depois de dar um passo maior que a perna, os seis restantes da Bethesda precisaram se virar para produzir o que hoje é um dos principais clássicos da franquia — e deu certo.
Como o diretor criativo continuou explicando, a partir daquele ponto o medo de produzir o jogo sumiu, ironicamente pelo fato dele ser o projeto decisivo para a sobrevivência ou ruína da produtora. Depois que Morrowind saiu e recebeu o sucesso merecido, Bethesda continuou trabalhando nas futuras continuações da série The Elder Scrolls, além da continuação/reimaginação da franquia Fallout.
Este tipo de história é conhecida na indústria dos videogames, com a Square Enix tendo um momento crucial e o mesmo risco de perder tudo durante o desenvolvimento de Final Fantasy, e felizmente, assim como a Bethesda, ela está aqui até hoje em pé e criando diversos jogos.
Durante a conversa Howard também falou como o objetivo da série The Elder Scrolls é criar a mesma experiência nova que você teve desde a primeira vez que entrou no mundo da série, dando uma cara limpa que deixará até os fãs mais antigos surpresos pelas novidades deste universo.
Você pode conferir a entrevista completa clicando bem aqui, porém o vídeo está em inglês com legendas traduzidas na língua alemã, então se você sabe um pouco de inglês (ou alemão neste caso) dê uma olhada para entender um pouco mais sobre o desenvolvimento dos jogos da Bethesda durante os últimos anos, pelos olhos e experiência do veterano Todd Howard.
(Via: Destructoid, GameStar)