BGS 2012: Sony apresenta suas armas para o Brasil
Se no ano passado a Sony trouxe uma enxurrada de novidades como o PS Vita e carros-chefe como Uncharted, este ano a mãe do Playstation trouxe sua ‘tropa de elite’, com desenvolvedores e produtores do Japão, EUA e Europa e novidades para crianças, adultos e para a internet.
A apresentação ficou com o Mark Stanley, presidente da Playstation na América Latina. Foi ele quem chamou os desenvolvedores para apresentar suas novidades para o mercado brasileiro e latino. Era comum ouvir o espanhol no ambiente, tamanha a presença da mídia sul-americana presente no local.
Playstation All-Stars Battle Royale foi a primeira novidade apresentada. Omar Kendall e sua equipe de desenvolvedores disputaram um round bem divertido com vários personagens da família Playstation como Kratos e o clássico cãozinho rapper dos anos 90, Parappa.
O game já integrará o PS3 ao PS Vita e terá acúmulo de bônus para potencializar os ataques e executar divertidos ataques especiais. O game sai dia 20 de novembro nos EUA e Europa.
A guerra apareceu com um kit especial de Call of Duty Black Ops Declassified, com um pacote especial com itens com o tema do jogo e um trailer de Killzone Mercenary, jogo a ser lançado em 2013.
As crianças também terão boas novidades da Sony nos próximos meses. Tearaway, um game de aventura com personagens feitos de recorte de papel e o Book of Speels de Harry Potter, que usa o Wonderbook para efetuar feitiços junto a tela são as novidades que são apostas da companhia para crianças e adolescentes.
Um detalhe interessante é que o game está 100% em português, inclusive dublado, e o Wonderbook terá parcerias para desenvolver outros games tematizados com a BBC e a Disney, o que abre espaço para novidades promissoras.
Puppeteer também tem forte apelo infanto-juvenil e foi apresentado com lançamento em 2013. Neste game, as sequências de botão se mostram parte da jogabilidade e da ação do jogo. Foi demonstrada em uma batalha real com um dos chefes, um grande tigre.
Mas como todos sabemos, não é só de crianças que o mundo Playstation gira. Games adultos sempre foram assunto na Sony e não foi desta vez que ficaram de fora. Until Dawn, game que usa o PS Move como lanterna e arma, abusa de violência e sensualidade para contar sua história.
O personagem principal no vídeo estava em uma distante cabana comum em filmes de terror e sua namorada, que chega a ficar apenas de lingerie na tela, é capturada e violentamente assassinada logo depois. Se trata de uma forma um tanto diferente de se fazer terror em games e promete muito.
The Last of Us não contou com grandes novidades, mas seu trailer continua reforçando as expectativas de um grande lançamento, também previsto para o ano que vem.
Kratos deu as caras novamente na apresentação com uma nova demo de God of War: Ascension. Como não poderia ser diferente, os novos movimentos, arte gráfica e ação desenfreada arrancaram aplausos de todos enquanto o deus da guerra mutilava seus inimigos.
Mark Stanley também aproveitou para anunciar uma competição internacional. Os fãs poderão mostrar seu talento em dublagem enviando vídeos para um aplicativo no Facebook. Com uma bancada de juízes que conta com PC Siqueira (?!), o concurso levará os melhores aos estúdios em Santa Monica, EUA, para gravar uma participação no game, com nome nos créditos e tudo.
God of War também é tema de um pacote especial. Além do console branco customizado, também será lançado um controle customizado.
A PSN foi assunto da apresentação e ela será renovada com um novo layout e mais agilidade de funcionamento. Novos parceiros foram anunciados, com destaque especial para a Machinima, que além de integrar-se a PSN, também terá versões locais: a Machinima Brasil e Latin America, com conteúdo 100% português e espanhol e produção própria para cada região, inclusive com um repórter já cobrindo esta própria apresentação.
Para finalizar, Stanley anunciou a viva.playstation.com, um site aonde os fãs da Sony poderão enviar conteúdo produzido por eles próprios e participar de promoções valendo jogos grátis, DLCs e outros conteúdos exclusivos.
A Sony mostrou que desta vez quer conquistar as crianças também. Mas não deixou o público adulto já dono de um Playstation na mão, apresentando títulos de peso e muitas novidades em relação a conteúdo digital e interação online. Se continuar neste passo, ainda pode ser cedo para falarmos de um possível Playstation 4.
E aí, gostou das novidades?