BGS 2013: The Witcher 3 – Wild Hunt quer ser a renovação dos RPGs na nova geração
Em tempos de falta de inovação em RPGs, a CD Projekt RED quer trazer o gênero de volta em grande estilo, com seu ambicioso novo projeto, o maior da história da desenvolvedora polonesa. A Arkade assistiu a versão pré-alpha do game que foi exibida durante a BGS e te conta em primeira mão o que vem por aí!
Vamos começar pelo tamanho do game: o “mundo” promete ser cinco vezes maior que o elogiado The Witcher 2: Assassin of Kings. A desenvolvedora quer trazer novidades para um gênero que está sofrendo muito em inovação, se comparada às gerações 16 e 32-bit.
Sai a história linear do tipo “temos que vencer o mal”, entra o mundo aberto, onde o jogador pode interagir com NPCs, fazendo o que bem entender ao melhor estilo GTA. Pode-se negociar com pessoas, caçar monstros e cumprir side missions, ou simplesmente cumprir as missões que desenvolvem a história.
O personagem principal ainda é o caçador de monstros Gerald de Rivia, peça-chave de um possível caos, mas que sofre de amnésia (pois é, não dá para fugir de todos os clichês). A produtora afirma que teremos mais de 50 horas de aventura irão contar a história do jogo, sem contar as outras horas gastas para se conhecer todo o ambiente do novo The Witcher.
E a liberdade promete mesmo fazer a diferença do game: decisões vão influenciar a vida de Gerald e de outros personagens com os quais ele interage. Isso lhe permitirá evoluir o personagem de uma maneira muito mais dinâmica e não-linear do que os tradicionais “ups” e “levels” de outros games.
Graficamente, mesmo com as dificuldades comuns a um game em versão tão inicial de desenvolvimento, o jogo surpreende. As cutscenes estão surpreendentes e os gráficos ainda não estão a nível de nova geração, porém já vemos riquezas e detalhes no mundo medieval (especialmente nos poderes do protagonista), sinais de que muito vai melhorar até o fim do desenvolvimento. Detalhe: o jogo deve suportar a resolução 4K (4096 X 2160) praticamente 3x maior que o atual Full HD.
O gameplay também promete novidades interessante, a começar pela interação do universo do game com o clima. Na chuva forte, fica mais difícil andar pelo mapa, porém os inimigos não te atacarão por preferirem se abrigar. Viagens de barco também ficam mais interessantes com a possibilidade de se sofrer emboscadas e o ambiente do game é cheio de surpresas (geralmente hostis).
É notória a tentativa do estúdio polonês de manter viva nos games a essência dos livros de Andrzej Sapkowski, conhecido escritor da Polônia, cujos livros servem de base ao game. As inovações são de fato relevantes, e acreditamos que os gráficos, hoje simples, ainda podem melhorar e muito. Com certeza será uma boa opção entre os (até agora poucos) RPGs de 2014.
The Witcher 3: Wild Hunt será lançado em (algum dia de) 2014 para PC, Xbox One e Playstation 4.
* A Arkade conferiu a versão pré-alpha de The Witcher 3: Wild Hunt a convite da desenvolvedora CD Projekt RED em um stand reservado para a imprensa na BGS. Desde já agradecemos o convite e desejamos muita boa sorte para todos os envolvidos na concepção deste jogo promissor!