BGS 2015: Xbox One e a promessa de estabelecer um novo paraíso para a cena indie

12 de outubro de 2015

BGS 2015: Xbox One e a promessa de estabelecer um novo paraíso para a cena indie

Conversamos com Eduardo Giordano, um dos responsáveis do ID@Xbox, para entender a recente leva de jogos independentes que os consoles da Microsoft irão receber em um futuro próximo.

Uma das surpresas mais agradáveis da BGS 2015 foi avistar a diversidade de jogos no estande da Xbox, indo dos grandes AAA aos pequenos indies, agradando todo o tipo de fã enquanto foca em uma lista consistente de lançamentos para alimentar o console e atrair um público ainda maior.

A iniciativa que está movendo a vertente dos jogos independentes é o ID@Xbox, um novo programa que ajuda desenvolvedores independentes a produzir e lançar seus jogos na plataforma do Xbox, servindo como um guia para incentivar a produção de games em todo tipo de formato e explanando a mensagem que o desenvolvedor quer enviar com sua obra.

Conversamos com Eduardo Giordano, o Gerente de Projeto da Global Publishing Games no ID@Xbox e responsável por ajudar à recente leva de jogos nacionais que o programa recebeu. Na conversa Giordano explicou como Aritana e a Pena de Harpia foi para o Xbox, utilizando a popularidade já solidificada na cena indie para se aproximar aos outros desenvolvedores.

BGS 2015: Xbox One e a promessa de estabelecer um novo paraíso para a cena indie

Sobre a diversidade no ID@Xbox, Giordano explica que a “criatividade vem de todas as maneiras, cada um desses jogos tem uma ideia e eles querem dar uma mensagem, e a mensagem e a audiência variam”, assim nós vemos que existem jogos para todos os gostos. Por um lado temos o frenético e cativante Cuphead, em outro temos o misterioso e promissor Shiny, da Garage 227, em outro espaço nos vemos o popular jogo do podcast 99 Vidas, mostrando como a variedade e criatividade não tem um limite definido.

Já sobre criatividade, Giordano reafirma que o ID@Xbox “não é para restringir a criatividade baseada no que a Microsoft quer, mas sim uma parceria para ajudar o desenvolvedor” e guiar o movimento indie para um espaço tão grande quanto as outras plataformas disponíveis, e dessa forma temos mais um cantinho especial que os desenvolvedores possam expressar sua criatividade da forma que bem entender.

Ele continua explicando que a intenção é aumentar a qualidade e o número de jogos exponencialmente. “Meu sonho é voltar aqui no ano que vem e falar que tem muito mais”, Giordano afirma.

Outro fator importante abordado é a comunidade de desenvolvedores nacionais, com Giordano notando como existe uma necessidade especial que os desenvolvedores têm para ajudar um ao outro. “A comunidade está crescendo não só por causa da qualidade, da parceria e do que é o nosso prazer de ajudar, mas também está crescendo porque a comunidade está se ajudando. Ouvi muita gente falando “olha, eu tenho dificuldade aqui no gráfico” ou “eu tenho que fazer essa parte de som” e o outro parceiro fala “ah, eu te ajudo, vamos conversar mais”. Giordano finaliza explicando como que “tem mercado pra todo mundo”.

BGS 2015: Xbox One e a promessa de estabelecer um novo paraíso para a cena indie

As expectativas para o futuro dos jogos independentes nos consoles da Microsoft são bastante altas e Giordano sabe disso, existe uma grande responsabilidade nas mãos de sua equipe e cabe somente o ID@Xbox para guiar e encontrar os desenvolvedores e seus respectivos projetos, dando aquela mãozinha para ajudar a indústria dos videogames como um todo e lançar os melhores jogos na plataforma do Xbox, além de mostrar ao público que o Xbox One é um console que possui várias vertentes para todos os tipos de pessoas.

E pelo que vimos na BGS 2015, o ID@Xbox está fazendo um ótimo trabalho e está se mostrando competente o bastante para que seja o lugar em que iremos encontrar os próximos grandes sucessos na cena independente de videogames.

Henrique Gonçalves

Mais Matérias de Henrique

Comente nas redes sociais