BGS 2022 – Conheça Project Colonies: MARS 2120, metroidvania da QUByte

15 de outubro de 2022
BGS 2022 – Conheça Project Colonies: MARS 2120, metroidvania da QUByte

Durante a Brasil Game Show 2022 conseguimos ter uma conversa muito bacana com os desenvolvedores de Project Colonies: MARS 2120, um metroidvania independente distribuído pela QUByte. Os desenvolvedores Bruno e Felipe nos mostraram em portas fechadas uma fase do game, bem como algumas mecânicas diferenciadas que o jogo apresenta. Claro que trouxemos tudo para vocês nessa matéria especial.

Com um visual bem competente, mecânicas de combate nunca antes vistas em games do estilo metroidvania, uma história interessante e dublagem dispon´ível em português brasileiro, Project Colonies: MARS 2120 chamaou nossas atenções. Agora se liguem em tudo que já descobrimos sobre o game!

BGS 2022 – Conheça Project Colonies: MARS 2120, metroidvania da QUByte

Aventura clássica em marte

Project Colonies: MARS 2120 será um game de ação e aventura 2.5D com subgênero focado no saudoso metroidvania. Nele, vamos assumir o papel da tenente-coronel Anna “Charlotte” Right, que encontra-se em missão para descobrir o que aconteceu na colônia humana de marte, que está sem contato há várias semanas.

A premissa da aventura, bem como sua protagonista, me lembraram bastante um game stealth cancelado da franquia Starcraft que seria lançado para PC e PlayStation 2, chamado Starcraft Ghost. Porém, aqui o game está mais para uma referência da minha própria cabeça do que uma intenção declarada dos desenvolvedores, já que eles possuem suas inspirações muito bem declaradas.

BGS 2022 – Conheça Project Colonies: MARS 2120, metroidvania da QUByte

Além de clássicos como Super Metroid e Castlevania Symphony of the Night, os desenvolvedores de Project Colonies: MARS 2120 relataram que também se inspiraram em vários filmes de ficção científica clássicos para o desenvolvimento dos cenários e do enredo da história. História essa que mostra a humanidade em pleno século 22, quando esta desenvolveu a tecnologia que tornou realidade as missões tripuladas a outros planetas.

Assim, com a liderança da chamada UN-led, um tratado assinado por todos os governos do mundo iniciou a construção de colônias humanas em planetas próximos à Terra como, obviamente, Marte. Mas outras colônias também foram criadas após Marte, sendo elas em Vênus e Júpiter. Mas só quando a colônia em Marte fica sem comunicação por várias semanas é que a jogatina de fato começa.

BGS 2022 – Conheça Project Colonies: MARS 2120, metroidvania da QUByte

Sistema de combate diferenciado

Que Project Colonies: MARS 2120 é um metroidvania de ação, vocês já entenderam. Mas quando vimos o sistema de combate do game é que tudo começou a ficar muito mais interessante. Afinal, é justamente esse sistema que faz com que MARS 2120 se diferencie um pouco da tonelada de metroidvanias inspirados em Metroid ou Castlevania.

Acontece que em Project Colonies: MARS 2120, o combate pode ser feito à distância (como usualmente acontece na franquia Metroid), ou então no estilo corpo a corpo. Esse combate corpo a corpo merece destaque justamente pelo sistema de combos que ele possui. Isso porque o uso de habilidades durante as batalhas e a conexão de um ataque com outro faz toda a diferença na jogatina, criando variedade num sistema que girava em torno de apertar um único botão.

BGS 2022 – Conheça Project Colonies: MARS 2120, metroidvania da QUByte

No sentido de controles, Project Colonies: MARS 2120 segue o padrão já visto em todos os demais games do gênero. A protagonista pode andar, correr, pular, escalar, agachar, rolar, bloquear e atacar tanto de perto quanto de longe. Mas com diversas habilidades a serem desbloqueadas somadas às mecânicas elementais das quais já iremos falar, tudo flui com bem mais dinamismo.

Esse dinamismo foi pêgo emprestado, segundo os próprios desenvolvedores nos disseram, dos games de luta! Exatamente, os combates corpo a corpo de Project Colonies: MARS 2120 possuem uma jogabilidade que mais lembra os games de luta 2D do que um metroidvania tradicional. Isso pode tornar a experiência de jogatina bem diferenciada.

BGS 2022 – Conheça Project Colonies: MARS 2120, metroidvania da QUByte

Entre habilidades e elementos

Somado aos comandos e controles diversificados de Project Colonies: MARS 2120, temos um sistema de elementos que lembra um pouco o que vemos em Genshin Impact, com três árvores elementais diferentes que podem ser combinadas para diversos usos. Elementos esses que são desbloqueados com o decorrer da exploração da colônia, mas que também estão presentes nos inimigos a serem derrotados.

Como os próprios desenvolvedores nos informaram: “Performar combos, usar ataques corpo a corpo ou à distância e explorar a fraqueza dos inimigos são ações necessárias para obter sucesso na luta contra as ameaças que assombram a Colônia de Marte“. Assim, os chamados núcleos, itens que servem para trocar a habilidade elemental de Charlotte, são cruciais na jogatina.

BGS 2022 – Conheça Project Colonies: MARS 2120, metroidvania da QUByte

Quando estes núcleos são equipados, mudam completamente não só o elemento base dos golpes de Charlotte, mas também todos os seus golpes tanto estética quanto mecanicamente. Assim, usando-se o elemento fogo pode obter ataques mais ofensivos, enquanto o gelo é mais defensivo, sendo o único a possui habilidades de escudo. O terceiro elemento mostrado é o elétrico, que serve mais para controle do que os demais.

Porém, o uso desses elementos não será importante somente nos combates. Tendo também reações possíveis com o ambiente ao redor de Charlotte (daí a comparação com Genshin Impact). Será possível inclusive trocar entre os elementos durante os combates, potencializando ainda mais a mecânica de combos. Entretanto, locais específicos podem ser mais desafiadores dependendo do elemento utilizado, assim como outros só serão acessíveis após desbloquear o uso de um determinado elemento.

BGS 2022 – Conheça Project Colonies: MARS 2120, metroidvania da QUByte

Explorando a colônia de Marte

Segundo os desenvolvedores, Project Colonies: MARS 2120 terá um mapa bem grande, tendo de referência o mapa base de Castlevania Symphony of the Night. Porém, o game não pretende ser muito longo, tendo a duração de cerca de oito a dez horas de duração. Isso para preservar o ritmo de jogo, sem barrigas desnecessárias.

Entretanto, os desenvolvedores nos disseram que o jogo estará repleto de conteúdos opcionais como colecion´áveis e salas secretas. Além disso, puzzles também estarão presentes durante toda a exploração, seja para a liberação de novos equipamentos e habilidades, para a obtenção de algum colecionável ou então para liberar determinadas áreas.

BGS 2022 – Conheça Project Colonies: MARS 2120, metroidvania da QUByte

Como se não bastasse, o ritmo de experiência de Project Colonies: MARS 2120 é prometido para ser algo não linear. Existirá sim um caminho mais ou menos padrão a ser seguido, mas tudo que impedirá o jogador de alcançar os patamares mais diferenciados do mapa será suas habilidades desbloqueadas.

Com isso, a jogatina será bem livre tanto em combates quanto em exploração, deixando o jogador a cargo do que pretende fazer e em qual ordem pretende explorar o mapa. Mapa esse que será setorizado, tendo momentos mais focados em combate, momentos de travessia com desafios no estilo plataforma e um fast travel desbloqueável com o monotrilho da estação.

BGS 2022 – Conheça Project Colonies: MARS 2120, metroidvania da QUByte

Um game pensado para ser acessível

A´í você, caro leitor, pode já ter uma imagem muito bem definida do que será Project Colonies: MARS 2120, pensando que será um game desafiador, repleto de possibilidades e segredos. De fato você pode não estar errado, mas este game está longe de ser focado única e exclusivamente num público mais ´ávido por desafios e alto nível de dificuldade.

A ideia dos desenvolvedores é agradar “gregos e troianos” com Project Colonies: MARS 2120, inserindo um sistema de Novo jogo+, ao mesmo tempo que possui um nível de dificuldade completamente customizável, incluindo a possibilidade de acessar ou não o mapa de jogo, mudando a possibilidade de combo dos inimigos e muito mais.

BGS 2022 – Conheça Project Colonies: MARS 2120, metroidvania da QUByte

Project Colonies: MARS 2120 está atualmente em desenvolvimento, com um possível early access disponível no final de outubro. Já o game completo chegará no início de 2023 para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S, Nintendo Switch e PC ( via Steam e Epic Games).

Agradecimentos especiais a equipe da QUByte Interactive que nos recebeu no estande deles durante a BGS 2022, sem eles este texto não seria possível.

Gilson Peres

Gilson Peres é Psicólogo, Mestre em Comunicação e aqui no Arkade fala principalmente sobre Realidade Virtual, jogos de PC e novas tecnologias desde 2019.

Mais Matérias de Gilson

Comente nas redes sociais