BIG Festival 2018: Confira todos os vencedores da premiação
Na noite desta sexta-feira, dia 28, foram anunciados os vencedores da premiação do BIG Festival 2018. A sexta edição do evento, considerado o maior de jogos independentes da América Latina, selecionou 54 dos 646 games nacionais e internacionais inscritos para compor as categorias.
Frostpunk e Iron Marines, vencedores do “Melhor Jogo” e “Melhor Jogo da América Latina”, respectivamente, receberam R$ 10 mil do BIG Festival. Já Marvellous Inc. e Luna recebem R$ 5 mil por vencerem em “BIG Impact: Categoria Educacional” e “Melhor Jogo VR”, nesta ordem.
No Heroes Here foi o game que mais arrecadou, recebendo R$ 10 mil, divulgação no portal IGN Brasil no valor de R$ 50 mil e uma bolsa internacional do Indie Prize para a Casual Connect Asia 2018 por vencer em “Melhor Jogo Brasileiro”. O título, muito aclamado pela platéia durante a premiação, ainda leva mais R$ 5 mil por ter sido eleito na categoria “Voto Popular”.
Vencedores do BIG Awards 2018
Melhor Jogo:
– Dead Cells (Motion Twin), da França
– Frostpunk (11 bit Studios), da Polônia*
– 39 Days to Mars (It’s Anecdotal), da Nova Zelândia
– Semblance (Nyamakop), da África do Sul
– Cultist Simulator (Weather Factory), do Reino Unido
– Galaxy of Pen and Paper (Behold Studios), do Brasil
– UNSIGHTED (Studio Pixel Punk), do Brasil
Melhor Jogo Brasileiro:
– Rock & Rails (Black River Studios)
– UNSIGHTED (Studio Pixel Punk)
– Galaxy of Pen and Paper (Behold Studios)
– No Heroes Here (Mad Mimic Interactive)*
– Hexarmonic (6 side studios)
– Alkimya: Memories of The Last Alchemist (Bad Minions)
– Radar Warfare (DreamRoad Productions)
– Roguemance (Lucas Molina)
– Until Dead – Think to Survive (Monomyto Game Studio)
– IN (Epopeia Games)
Melhor Jogo da América Latina:
– Ship Ahoy! (OKAM Studio), da Argentina
– Rock of Ages 2: Bigger and Boulder (ACE Team), do Chile
– Iron Marines (Ironhide Game Studio), do Uruguai*
– The Last Friend (The Stonebot Studio), do El Salvador
– Darkestville Castle (Epic LLama), da Argentina
Melhor Arte:
– Dead Cells (Motion Twin), da França
– 39 Days to Mars (It’s Anecdotal), da Nova Zelândia
– Chuchel (Amanita Design), da República Checa*
– Semblance (Nyamakop), da África do Sul
– Luna (Funomena LLC), dos Estados Unidos
The Gardens Between (The Voxel Agents), da Austrália
– Haimrik (Below The Game), da Colômbia
Melhor Narrativa:
– Path to Mnemosyne (SPHERICAL PIXEL S.L), da Espanha
– 39 Days to Mars (It’s Anecdotal), da Nova Zelândia
– Tacoma (Fullbright), dos Estados Unidos
– Where The Water Tastes Like Wine (Dim Bulb Games), dos Estados Unidos*
– The Mooseman (Vladimir Beletskiy), da Rússia
– All Walls Must Fall (inbetweengames UG), da Alemanha
– STAY (Appnormals Team), da Espanha
Melhor Gameplay:
– Frostpunk (11 bit Studios), da Polônia
– Dead Cells (Motion Twin), da França*
– Keyboard Sports – Saving QWERTY (Triband), da Dinamarca
– Semblance (Nyamakop), da África do Sul
– Cultist Simulator (Weather Factory), do Reino Unido
– DYO (Team DYO), da Alemanha
– Slime Rancher (Monomi Park), dos Estados Unidos
Inovação:
– Tacoma (Fullbright), dos Estados Unidos
– DYO (Team DYO), da Alemanha
– Haimrik (Below The Game), da Colômbia*
– Cultist Simulator (Weather Factory), do Reino Unido
– Motif. (Yeta Game), da Túrquia
– At Sundown (Mild Beast Games), dos Estados Unidos
– FROST (kunabi brother), da Áustria
Melhor Som:
– Double Kick Heroes (Headbang Club), da França
– Chuchel (Amanita Design), da República Checa
– Rhythm Doctor (7th Beat Games), da Malásia*
– Luna (Funomena LLC), dos Estados Unidos
– 39 Days to Mars (It’s Anecdotal), da Nova Zelândia
– Hexarmonic (6 side studios), do Brasil
BIG Impact: Categoria Educacional:
– Rango Cards (Fira Soft), do Brasil
– Marvellous Inc. (Marvellous Soft), do Brasil*
– Alfabééto (Spacefrog), do Brasil
– Slice Fractions 2 (Ululab), do Canadá
– Geração Água (Universidade Feevale – LOA – Laboratório de Objetos de Aprendizagem), do Brasil
BIG Impact: Categoria Questões Sociais:
– Fofuuú (FOFUUU SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS PARA SAÚDE E EDUCAÇÃO LTDA), do Brasil
– The Mooseman (Vladimir Beletskiy), da Rússia
– Florescer (PugCorn), do Brasil
– HEADLINER (Unbound Creations LLC), dos Estados Unidos
– Lenin – The Lion (Lornyon – João Bueno), do Brasil
Melhor Jogo de Estudante:
– DYO (Desenvolviido por Team DYO, na Instituição HTW Berlin), da Alemanha
– Muddledash (Desenvolvido por slampunks, na Instituição University of Edinburgh), do Reino Unido
– At Sundown (Desenvolvido por Mild Beast Games, na Instituição University of Southern California), dos Estados Unidos
– Motif. (Desenvolvido por Yeta Game, na Instituição Hacettepe University & Gazi University from Turkey), da Turquia*
– Impulsion (Desenvolvido por Driving Force Games, na Instituição Institut de l’Internet et du Multimédia), da França
Melhor Multiplayer:
– ARENA GODS (Supertype), dos Estados Unidos
– No Heroes Here (Mad Mimic Interactive), do Brasil
– At Sundown (Mild Beast Games), dos Estados Unidos
– Muddledash (slampunks), do Reino Unido*
– Treadnauts (Topstitch Games), dos Estados Unidos
Melhor Jogo Infantil:
– Chuchel (Amanita Design), da República Checa
– Alfabééto (Spacefrog), do Brasil
– Luna (Funomena LLC), dos Estados Unidos
– Fofuuú (FOFUUU SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS PARA SAÚDE E EDUCAÇÃO LTDA), do Brasil*
– St. Ives (StoryMax), do Brasil
Melhor Jogo de Realidade Virtual:
– Luna (Funomena LLC), dos Estados Unidos*
– Ship Ahoy! (OKAM Studio), da Argentina
– The Invisible Hours (TEQUILA WORKS), da Espanha
– Primordian (Stonepunk Studios, LLC), dos Estados Unidos
– Rock & Rails (Black River Studios), do Brasil
BIG Starter – Melhor Jogo Educacional ou de Impacto Social:
– Mompas (Studio Nebulosa), do Brasil
BIG Starter – Melhor Jogo de Entretenimento:
– One Beat Min (PixJuice), do Brasil
Melhor Jogo BIG Brands:
– PSG Football Freestyle (desenvolvido pela Hermit Crab Studio para o cliente PSG Football Club), do Brasil
Menção Honrosa – Melhor Jogo de Estudante Brasileiro:
– Wild Glory (LAJE Studios e Manalith Studios), da PUC-PR
Voto Popular:
– No Heroes Here (Mad Mimic Interactive), do Brasil
Outros Jogos
Jogos que não foram selecionados para a premiação também possuem outros espaços de visibilidade no evento. Por meio do BIG Starter, cada desenvolvedor pode apresentar seu game para investidores, nomes relevantes da indústria, jornalistas, entre outros.
Já o Panorama Brasil reúne 30 jogos nacionais bem qualificados pelo comitê avaliador, mas que também acabaram ficando de fora da premiação. Neste caso, 10 vagas foram reservadas para games produzidos por estudantes.
O BIG Festival 2018 acontece desde domingo, dia 23, e vai até o próximo domingo, dia 01 de julho, no Centro Cultural de São Paulo (CCSP) e Centro Cultural Oi Futuro & LabSonica, no Rio de Janeiro. A entrada é gratuita.