Bobby Kotick, o ex-CEO da Activision Blizzard, agora quer comprar o TikTok

12 de março de 2024
Bobby Kotick, o ex-CEO da Activision Blizzard, agora quer comprar o TikTok

Bobby Kotick, ex-CEO da Activision Blizzard, que deixou a empresa no dia 29 de dezembro do ano passado após a aquisição da mesma pela Microsoft, está querendo voltar aos negócios, e parece que ele está querendo é comprar o app TikTok.

Mesmo que você nunca tenha usado o TikTok, certamente o conhece, o app de compartilhamento de vídeos que dominou a internet está correndo o risco de ser banido nos Estados Unidos. A razão disso é que o governo dos Estados Unidos alega que a ByteDance, empresa chinesa dona do TikTok, compartilha os dados de seus usuários para o governo chinês, além de ser usado como “ferramenta propagandista”.

Por conta disso, o governo dos Estados Unidos está preparando um projeto de lei, que o president Biden já declarou que assinará se for aprovada pelo Senado, que exige que a ByteDance se desvincule do TikTok ou o app será banido dos Estados Unidos, o que impactaria comercialmente a empresa de forma intensa. Graças a isso, muitos investidores americanos estão fazendo propostas de compra do aplicativo, livrando a ByteDance desse projeto de lei, garantindo que o TikTok continue a ser acessível nos Estados Unidos e, é claro obtenham os direitos de um app altamente lucrativo. E Bobby Kotick aparentemente quer entrar na disputa.

Quem revelou isso foi o Wall Street Journal, que publicou que Kotick estaria planejando tentar comprar o APP junto de parceiros, com um deles supostamente sendo Sam Altman, um dos responsáveis pela criação do OpenAI (e que foi demitido da própria empresa, com seu corpo de diretores divulgando que não confiavam em sua liderança. E que depois foi recontratado quando a Microsoft comprou a OpenAI).

Bobby Kotick foi CEO da Activision Blizzard por 32 anos, e foi uma figura extremamente controversa, para dizer o mínimo. Foi revelado, durante os processos e denúncia de uma série de abusos dentro da empresa, tanto assédio moral quanto sexual, que Bobby Kotick sabia de todos esses problemas, mas os ignorava e até mesmo tentava silenciá-los. Um caso em específico contado por uma ex-funcionária fala que o ex-CEO ameaçou “destruí-la” após ela denunciar um assédio.

E esses são só alguns exemplos de várias denúncias e casos envolvendo Kotick, que vão desde proteger funcionários acusados e até condenados por assédio sexual e estupro, a impor políticas de punição contra funcionários que fizessem denúncias de abusos de qualquer espécie ou tentassem se sindicalizar.

Após a compra da Activision Blizzard pela Microsoft ano passado, Kotick continuou no cargo de CEO até o fim do último dia útil do ano, 29 de dezembro de 2023, quando deixou a empresa. Na ocasião da compra, Phil Spencer, chefão da Xbox, disse que levou todas as acusações a sério, mas manteve o CEO em seu cargo pro algum tempo. Hoje, muitos estúdios dentro da Activision Blizzard formaram sindicatos, e ainda seguem lutando contra a cultura de abusos enraizada na empresa.

(Via: Kotaku)

Renan do Prado

Amante de Metal Gear, platinador de Soulsborne e exímio jogador online (quando o lag não atrapalha).

Mais Matérias de Renan

Comente nas redes sociais