Bomba: Konami remove nome de Hideo Kojima e de sua produtora de MGS V, rumores sugerem que ele está saindo da empresa
Uma bombástica e inacreditável notícia correu a indústria: a Konami está removendo o nome de Hideo Kojima, bem com o o nome da Kojima Productions do material de divulgação de Metal Gear Solid V: The Phantom Pain. Afinal, o que isso pode significar?
Metal Gear Solid V: The Phantom Pain é um dos games mais esperados para 2015. Com lançamento já marcado para 1º de setembro, eis que esta notícia chocante começou a rodar o mundo: aparentemente, a Konami está removendo o nome de Kojima e de sua produtora de todo o material promocional de The Phantom Pain.
Segundo a Konami, a produtora está passando por uma reformulação completa, com o objetivo de centralizar suas operação em sua sede. As reformulações aparentemente envolvem inclusive a alta cúpula da empresa. Até o momento, Hideo Kojima era vice-presidente da Konami, além de presidente de seu próprio estúdio, a Kojima Productions.
No entanto, parece que agora Kojima já não detém mais seu alto cargo na empresa nipônica, e a Kojima Productions Los Angeles, estúdio responsável pela produção de Metal Gear Online 3 de The Phantom Pain teve seu nome alterado para Konami Los Angeles Studios. Além de, como já mencionado, o nome de Kojima e da produtora estar “desaparecendo” de todo o material relacionado ao novo Metal Gear.
Os rumores começaram quando alguns usuários do reddit notaram que o nome de Kojima começou a ser removido de tudo. Segundo a Konami, Kojima e seus funcionários continuam trabalhando na Konami e em Metal Gear Solid V: The Phantom Pain, e que tudo faz parte desta estratégia de centralização das operações de produção de games.
No entanto, um funcionário não identificado revelou que, após o lançamento de MGSV, Kojima e toda a sua equipe sairão da Konami. Atualmente todos da equipe não são mais funcionários da empresa, e trabalham sob um contrato que, segundo a fonte, terminará em dezembro.
O funcionário anônimo ainda revelou que a Konami está controlando as aparições públicas de todos, e que eles não poderão fazer propaganda para o game. Inclusive, contatos internos da Konami para a equipe de Kojima estão sendo bloqueados, incluindo e-mails e telefonemas.
Toda a situação é chocante e inacreditável. A Konami não comenta nada oficialmente sobre o caso fora o que já foi dito. Hideo Kojima já havia dito que MGSV seria o último Metal Gear que ele produziria, e que futuros jogos da série não teriam mais seu envolvimento (algo que ele já havia dito antes, mas enfim). Se todo esse caso se confirmar, é possível que tanto Kojima quanto sua equipe não detenham mais os direitos da série, que passarão a pertencer a Konami. Sendo assim, o futuro da série é totalmente incerto.
Como fã absoluto da série e de Hideo Kojima, digo que tudo isso é algo para os fãs da série temerem muito. Infelizmente tudo o que pode ser feito é esperar por mais notícias, e torcer para que mesmo que tudo venha a se confirmar, que nem a série, nem o mestre Kojima e sua equipe sejam prejudicados.
Apesar de tudo, Metal Gear Solid V: The Phantom Pain continua confirmado para o dia 1º de setembro, e terá versões para PS3, PS4, Xbox 360, Xbox One e PC.