BOMBA: Microsoft compra a Activision Blizzard!

18 de janeiro de 2022
BOMBA: Microsoft compra a Activision Blizzard!

Por essa ninguém esperava: a Microsoft acaba de anunciar a compra da Activision Blizzard, que passará a fazer parte do Team Xbox e do ecossistema do Microsoft Gaming!

A notícia foi dada pelo Twitter oficial do Xbox, que celebrou a negociação como “um dia histórico”:

Isso quer fizer que Call of Duty vai passar a ser exclusivo do PC e da família Xbox? Ainda não sabemos, mas é fato que, quando as negociações forem concluídas, a IP passará a ser da Microsoft, que poderá fazer o que bem entender.

Aliás, Call of Duty é uma das IPs gigantes que a Microsoft coloca no bolso com essa negociação: entram no rolo também a franquia Warcraft, Candy Crush, Tony Hawk, Diablo, Overwatch, Spyro, Hearthstone, Guitar Hero, Crash Bandicoot, StarCraft, e muitas outras.

E, se falarmos nos estúdios que compõem a Activision, o volume também impressiona, pois inclui: Beenox, Demonware, Digital Legends, High Moon Studios, Infinity Ward, King, Major League Gaming, Radical Entertainment, Raven Software , Sledgehammer Games, Toys for Bob e Treyarch — além, claro, das equipes da própria Activision e da Blizzard.

Phil Spencer soltou uma nota oficial no sie da Xbox. Traduzimos algumas das partes mais relevantes:

“Como equipe, temos a missão de estender a alegria e a comunidade dos jogos a todos no planeta. Todos sabemos que o jogo é a forma de entretenimento mais vibrante e dinâmica do mundo e experimentamos o poder da conexão social e da amizade que o jogo torna possível.

À medida que perseguimos essa missão, é incrivelmente emocionante anunciar que a Microsoft concordou em adquirir a Activision Blizzard.

Ao longo de muitas décadas, os estúdios e equipes que compõem a Activision Blizzard conquistaram grandes fontes de alegria e respeito de bilhões de pessoas em todo o mundo. Estamos incrivelmente empolgados por ter a chance de trabalhar com essas pessoas incríveis.

“Até que esta transação seja concluída, a Activision Blizzard e a Microsoft Gaming continuarão operando de forma independente.

“Ao fechar, ofereceremos o maior número possível de jogos da Activision Blizzard no Xbox Game Pass e no PC Game Pass, novos títulos e jogos do incrível catálogo da Activision Blizzard.

“As fantásticas franquias da Activision Blizzard também irão acelerar nossos planos para o Cloud Gaming, permitindo que mais pessoas em mais lugares ao redor do mundo participem da comunidade Xbox usando telefones, tablets, laptops e outros dispositivos que você já possui. Os jogos da Activision Blizzard são apreciados em várias plataformas e planejamos continuar apoiando essas comunidades no futuro.

“Como empresa, a Microsoft está comprometida com nossa jornada para inclusão em todos os aspectos dos jogos, entre funcionários e jogadores. Valorizamos profundamente as culturas de estúdio individuais. Acreditamos também que o sucesso criativo e a autonomia andam de mãos dadas com o tratamento de cada pessoa com dignidade e respeito. Mantemos todas as equipes e todos os líderes nesse compromisso. Estamos ansiosos para estender nossa cultura de inclusão proativa para as grandes equipes da Activision Blizzard.

Em todo o mundo, não há local mais emocionante para diversão e conexão do que os videogames. E nunca houve um momento melhor para jogar do que agora. À medida que estendemos a alegria e a comunidade de jogos a todos, estamos ansiosos para receber todos os nossos amigos da Activision Blizzard no Microsoft Gaming“.

O valor oficial da transação não foi revelado, mas estima-se que a Microsoft tenha investido entre 65 e 80 BILHÕES de dólares pelo conglomerado que é a Activision.

Vale ressaltar que a Activision não andava num momento particularmente bom, com muitas denúncias de assédio, manifestações de funcionários e um ambiente de trabalho tóxico. O próprio CEO da companhia, Bobby Kotick, parece um escroto de marca maior, e está diretamente envolvido em diversas tretas.

Ainda está cedo para dizermos como esta aquisição vai balançar a indústria dos videogames, mas uma coisa é certa: a Microsoft é dona de algumas das maiores franquias do mundo dos videogames — lembrando que ela também comprou a Bethesda em 2020.

(Via: Xbox)

Rodrigo Pscheidt

Jornalista, baterista, gamer, trilheiro e fotógrafo digital (não necessariamente nesta ordem). Apaixonado por videogames desde os tempos do Atari 2600.

Mais Matérias de Rodrigo

Comente nas redes sociais