Brasil já é o 4º maior mercado de games do mundo!

8 de outubro de 2012

Brasil já é o 4º maior mercado de games do mundo!

Recentemente te mostramos aqui na Arkade um estudo do Ibope que traçou o perfil do gamer brasileiro. Pois bem, um novo estudo feito pela PWC mostra porque andamos recebendo tanta atenção das indústrias: o Brasil já possui o quarto maior mercado gamer do mundo!

De acordo com a pesquisa, o mercado de games brasileiro movimentou incríveis R$ 840 milhões no ano passado, e este ano já demonstrou um crescimento considerável.

Neste ritmo, é esperado que haja um crescimento de 7,1% por ano até 2016, quando nosso mercado de games deverá movimentar incríveis R$ 4 bilhões!

Só para você ter noção de como isso é bastante, saiba que o Brasil está em quinto lugar no mercado automobilístico. No mercado de cinema, então, somos apenas o décimo.

Obviamente, este panorama anda chamando a atenção das empresas: cada vez mais jogos chegam ao nosso país com legendas e/ou dublagens em português. Consoles já estão sendo fabricados no Brasil (o que os deixa mais baratos para o consumidor final) e algumas das principais produtoras de games já possuem escritórios por aqui.

Bertrand Chaverot, diretor da Ubisoft Brasil, afirma que o investimento que a empresa fez no Brasil está dando muito certo: “no último ano, nós crescemos 300% no Brasil, enquanto a média mundial é de 2,2%”, afirmou o executivo.

Atualmente, cerca de 23% dos brasileiros (45,2 milhões de pessoas) joga algum game (seja casual ou hardcore) em consoles (preferência de 67% dos brasileiros), PCs (42%) e smartphones/tablets (17%). Comparativamente, nos Estados Unidos eram mais de 145 milhões de gamers ativos em 2011.

Quem diria que o país que já foi o paraíso da pirataria – e ainda vende games à preço de ouro – se tornaria um dos principais expoentes da economia gamer!

E aí, você anda contribuindo com este crescimento? O que você acha do atual mercado brasileiro de games? Será que com uma (merecida) redução de preços, este mercado não poderia aumentar muito mais, gerando mais renda para o nosso país?

(Via: Folha de São Paulo)

Rodrigo Pscheidt

Jornalista, baterista, gamer, trilheiro e fotógrafo digital (não necessariamente nesta ordem). Apaixonado por videogames desde os tempos do Atari 2600.

Mais Matérias de Rodrigo

Comente nas redes sociais