Brasil será parceiro da gamescom 2023, com estúdios nacionais em destaque na Alemanha
O Brasil será o país homenageado na gamescom 2023, que acontece na Alemanha e é um dos eventos de games mais importantes do mundo. O evento é fruto de parceria entre a Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Games), e a Associação da Indústria Alemã de Games, por meio da Brazil Games, projeto setorial de exportação da Abragames com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos).
Com a parceria, o país terá destaque no evento de Colônia, com participação na cerimônia de abertura, além da apresentação de um estande com mais de 50 estúdios nacionais, e vários compromissos entre os dias do evento, agendado para acontecer entre 22 e 27 de agosto de 2023.
“Sem dúvidas, é um momento histórico para o Brasil. Nos últimos anos acompanhamos resultados incríveis da indústria de games nacional e a homenagem da gamescom coroa todo o trabalho que vem sendo feito pelos estúdios e seus profissionais brasileiros. É uma honra para a Abragames encabeçar esse projeto e vivenciar de perto um reconhecimento sem precedentes”, destaca Rodrigo Terra, presidente da Abragames.
Na gamescom, haverá uma comitiva com mais de 50 estúdios brasileiros, comandados pela Abragames, no Projeto Brazil Games. A participação brasileira contará com um estande especial, onde os estúdios brasileiros poderão apresentar seus jogos, além de participarem de reuniões comerciais.
“A gamescom é o principal evento internacional para toda a comunidade gamer. A parceria com diferentes países em cada edição do evento e a exibição de cenários vibrantes e diferentes da indústria de jogos sempre foi, e continua sendo, uma parte vital da nossa ambição de reunir essa indústria global e imensamente dinâmica. Em 2023, estamos muito satisfeitos em ter um país com o potencial do Brasil ao nosso lado”, comenta Gerald Böse, presidente e diretor executivo da Koelnmesse, organizadora da gamescom.
“Estamos muito satisfeitos em ter o Brasil como parceiro oficial da gamescom 2023, sendo o primeiro país da América Latina nesta posição. Isso mostra mais uma vez que a gamescom é o lar da indústria internacional de games, conectando países e continentes por meio de jogos. A indústria brasileira de games tem crescido fortemente e está muito bem conectada internacionalmente. O Brasil e a América Latina contribuem para um universo gamer mais vibrante e colorido, que celebraremos juntos na gamescom, em agosto”, diz Felix Falk, diretor administrativo da Associação da Indústria Alemã de Games.
A Abragames, junto com a ApexBrasil, apontam que temos, atualmente, 1009 estúdios brasileiros ativos, com 57% das desenvolvedoras, em 2021, já negociando seus jogos com empresas de outros países. Vale lembrar também que o momento brasileiro no mundo dos games está indo muito bem, com vários games chegando aos consoles atuais, e recebendo destaque internacional.
A lista completa com todas as empresas que participarão da comitiva nacional na edição de 2023 e os detalhes da agenda das principais atividades da Abragames na gamescom estão disponíveis nas páginas do Brazil Games e da Abragames.