Brasileiro cria mod que permite jogar Super Mario World em proporção 16:9

22 de junho de 2021
Brasileiro cria mod que permite jogar Super Mario World em proporção 16:9

Super Mario World foi lançado em 1990 no Japão, e em 1991 nos EUA. E chegou em um tempo no qual os televisores eram muito diferentes das telas atuais. Entre as grandes diferenças, está a proporção: se hoje assistimos conteúdo em grande maioria no formato widescreen e promoção 16:9, antigamente a conversa era a proporção “quadrada” de 4:3.

Isso trouxe uma questão interessante para quem joga games antigos atualmente, seja nos consoles originais, em emuladores ou nos consoles retrô modernos: de maneira geral, ou você joga o game com proporção original, mas com barras pretas (ou estilizadas) nos cantos, ou estica a tela, jogando em uma proporção estranha.

Mas um novo mod, envolvendo a primeira aventura de Mario no Super Nintendo, agora permite jogar o game nas proporções atuais, sem a necessidade de esticar a tela. Trabalho do modder brasileiro Vitor Vilela, o game modifica a ROM original do game, no emulador bsnes_hd. O mod permite que a resolução original do game, que é de 256 x 224 pixels, seja alterado para 352 x 224 pixels. Isso garante que o game rode de maneira adequada em telas 16:9.

Além disso, este patch também permite que o game seja ajustado para telas 16:10, e ainda há o interesse de produzir suporte para o ultrawide 21:9. Se você tem o interesse de usar este mod, basta acessar a página do projeto no GitHub, e achar as instruções de instalação. Mas lá você só irá achar o mod, e não a ROM.

Este hack foi feito para Super Mario World, mas a comunidade de mods está, em todo o mundo, buscando meios de criar um padrão para permitir que todos os games de Super Nintendo tenham proporção 16:9. Há, por exemplo, outro patch, semelhante, que busca levar o formato wide para Super Metroid.

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui! Siga-me em instagram.com/juniorcandido ou x.com/junior_candido

Mais Matérias de Junior

Comente nas redes sociais