Brasileiro está fazendo um Port do game dos Simpsons de arcade para o NES
The Simpsons Arcade Game é um capítulo bem interessante da história dos videogames. Chegou em 1991, quando o seriado, que estava em sua segunda temporada, era um fenômeno nos Estados Unidos, e conquistava o mundo. E veio em uma época fértil da Konami, que emplacava um sucesso atrás do outro naqueles dias.
O arcade, que permitia a jogatina com até quatro pessoas ao mesmo tempo, era extremamente divertido e conseguiu levar a insanidade do desenho para o mundo dos games. Mas o game jamais saiu dos arcades, ganhando apenas uma versão para Commodore 64, na Europa, outra para MS-DOS e adaptações para Xbox 360 e Playstation 3 em 2012. Agora, em 2021, ganhou um novo arcade, através da Arcade1Up.
Nos videogames, era a Acclaim que tinha os direitos dos jogos de Os Simpsons, lançando jogos como Bart vs. The Space Mutants ou Krusty’s Fan House. Mas nunca houve interesse por parte da Acclaim em portar o game de arcade da Konami para os consoles.
Mas os fãs estão aí para fazer diversas “reparações históricas”. E, entre elas, o merecido port que o game dos Simpsons merecia. Nem todos os arcades da Konami naquela época ganharam ports, mas Sunset Riders e os games da Tartarugas Ninja, entre outros, mesmo com limitações, chegaram a NES, Super NES e Mega Drive.
Assim, um brasileiro, chamado Mário Azevedo, resolveu desenvolver um port do game de arcade dos Simpsons para o NES. E conversou com a equipe do WarpZone sobre este interessante projeto. No bate-papo, Mário explicou que sempre sentiu falta de uma versão dos fliperamas dos jogos dos Simpsons, pois desde Bart vs. The Space Mutants, jogo o qual ganhou quando criança, gostaria de ver o jogo de fliperama no NES.
Mário, que é designer formado em Programação Visual pela UFRJ e lançou em parceria com a QUByte Interactive o jogo Super Hiking League DX, já havia criado uma ROM hack do Teenage Mutant Ninja Turtles 2, com mais opções, se sentiu motivado a portar o game dos Simpsons, motivado pela recepção do público, após um tweet onde mostrou uma intenção de fazer o port.
Na entrevista Mário fala mais sobre o game, que está sendo feito basicamente do zero, com Assembly, mais algumas bibliotecas. Ele fala dos desafios de fazer o port, além da intenção de seguir com projetos pessoais envolvendo o NES. O game segue em desenvolvimento, com a promessa do lançamento entre o final de 2022 e início de 2023.