Bungie demite 220 funcionários, culpando sua própria “ambição”, ao mesmo tempo que está formando um novo estúdio
Em maio, quando publicamos um editorial para falar sobre a onda de demissões e fechamentos de estúdios ferindo desenvolvedores da indústria de video games, um ponto que abordei foi o da Bungie, que saiu da forca da Activision Blizzard e caiu na forca da Playstation. E agora, por culpa de mau planejamento e de sua própria “ambição”, 220 desenvolvedores perderam seus empregos do dia para a noite.
Muitos desenvolvedores vítimas dessa demissão em massa foram à internet expor suas frustrações, com muitas críticas duríssimas contra o CEO da Bungie, Pete Parsons. O próprio, após o barulho ficar intenso, publicou no site oficial do estúdio uma nota tentando explicar a razão dessas mais de 200 demissões. Segundo ele, a razão para foi que a Bungie trabalhou os últimos cinco anos focado em apenas três franquias, com vários projetos sendo produzidos simultaneamente dentro do estúdio. Essa estrutura, segundo Parsons, não funcionou por dividir demais os talentos do estúdio, e em resultar na necessidade de expandir a Bungie para poder comportar todos esses projetos. Tudo isso enquanto focavam em produzir expansões para Destiny 2 e o remake de Marathon.
Então, segundo ele próprio, essa expansão desenfreada, que ocorreu durante a pandemia, especialmente em 2023, resultou em dinheiro faltando para o estúdio. O mal planejamento da alta cúpula da Bungie hoje custou 220 empregos. Parsons foi a público esclarecer que essas demissões afetaram toda a hierarquia do estúdio, inclusive com executivos perdendo empregos. Mas, ele continua em seu cargo como CEO, sendo inclusive altamente criticado e chamado de mentiroso por ex-desenvolvedores por conta de seu péssimo manejo de custos e gastos, do estúdio, incluindo gastos pessoais.
Além das 220 demissões, 155 funcionários da Bungie serão realocados para trabalhar na Sony Interactive Entertainment. E, além disso tudo, a Bungie está em processo de fundar um novo estúdio subsidiário para trabalhar justamente nos vários projetos que foram uma das causas da falta atual de dinheiro, enquanto a “matriz” da Bungie focará exclusivamente em Destiny 2 e Marathon.
Infelizmente mais uma vez testemunhamos como as decisões mal pensadas e mal planejadas de altos cargos de estúdios, com mentalidade focada em curto prazo, no fim acabam afetando principalmente os desenvolvedores, aqueles que realmente colocam a mão na massa para jogar os games que nós, jogadores, possamos jogar. A esperança sempre é presente para que a situação mude, e logo, mas como não é segredo, essa não é uma mudança que tem que vir de baixo, como Yves Guillemot, CEO da Ubisoft, gosta de dizer. Ela tem que vir de cima, e a mudança precisa ser drástica.
(Via: Rock Paper Shotgun)