Campus Party 2013: cineasta brasileiro apresenta a evolução dos MMORPGs
Quarta-feira foi dia de conhecermos a evolução do MMORPG na Campus Party 2013. O tema foi trazido a pauta por Gustavo H. M. Silva, diretor da Cítrico Filmes que está produzindo o documentário Simulacro, onde aborda este gênero e seus jogadores.
Gustavo começou contando a história do RPG massivo nos games e relatou exemplos que foram os embriões dos games de hoje: Diablo e Pokémon, que mesmo em uma época com menor conectividade , traziam recursos onde os jogadores poderiam interagir entre si.
Segundo o cineasta, o primeiro game de MMORPG foi Meridian 59 de 1996, mas Tibia e Ultima Online foram os verdadeiros responsáveis pela popularização do gênero.
Depois que os primeiros games do gênero já estavam funcionando, Gustavo citou também o RPG Maker de 1999 – programa que dá ao usuário a capacidade de produzir seu próprio RPG – como outro fator que contribuiu com a popularidade do gênero.
O RPG Maker resultou em inúmeros projetos, até chegarmos ao ano 2000, que foi o “BOOM” dos MMORPGs, tendo como o seu principal porta-bandeira o coreano Ragnarok, game que se tornou um verdadeiro fenômeno mesmo com a internet precária e a banda larga quase inexistente da época.
A partir daí, os games massivos de RPG online começaram a conquistar o mundo, com jogos de vários tipos e temas, sendo que nos últimso anos, o maior representante do gênero é o onipotente World of Warcraft, da Blizzard.
Segundo dados de Jane McGonigal, da TED, atualmente os MMOs geram mais e mais comunidades ao redor do planeta, um grupo crescente de usuários que, juntos, geram cerca de 3 bilhões de horas jogadas por semana em todo o mundo.
Gustavo afirma que a tendência atual é a criação de novidades para o gênero – primeiramente com os próprios games em si – e depois atraindo mais jogadores para a criação de uma comunidade virtual global paralela, onde a interação, que é a marca desta geração aficcionada por MMOs, continue a crescer.
Abaixo, você pode conferir o trailer do filme Simulacro:
http://vimeo.com/citricofilmes/simulacroofilme
O documentário Simulacro ainda não tem previsão de lançamento, mas você pode ajudar Gustavo a tocar o projeto. O site oficial do filme funciona como uma espécie de Kickstarter e está aceitando doações para levantar a grana necessária para o seguimento do projeto.