Campus Party 2015: Speedrun, pesquisa sobre jogos e muito mais no segundo dia de atividades
Ontem (5) a Campus Party 2015 recebeu mais excelentes atividades na sua área reservada aos games. Desta vez os assuntos abordados envolveram Speedrun, jornalismo dos games e até uma pesquisa foi apresentada.
Antes de começar, precisamos ser justos e dizer: a organização da área de games da Campus Party deste ano está de parabéns. Não estamos desmerecendo as outras edições nem coisa do tipo, mas temos que elogiar os temas escolhidos, incluindo assuntos polêmicos como o painel sobre preconceito e com bom público em todos os painéis até o momento,
Elogio feito, vamos começar o segundo dia falando sobre o equivalente a selfie nos videogames: o Speedrun. A nova moda que envolve terminar jogos no menor tempo possível, usando de vários meios para isso conquistou adeptos e foi tema no evento. Lucas Alves Matias é especialista no assunto e trouxe ferramentas para ajudar no desempenho e terminou o Zelda do Super Nintendo em 4 minutos para demonstrar suas técnicas. O vídeo abaixo contém toda a palestra, mas ao dar o play você vai direto na parte do gameplay.
http://youtu.be/eOeDA28QczM?t=23m18s
Outro painel muito participativo (e demorado: mas isso não foi problema nem culpa de ninguém) foi o bate-papo sobre jornalismo gamer. Com vários nomes de destaque no cenário, as controvérsias, os desafios e os dilemas de nosso trabalho (e de quem estiver a fim de encarar no futuro) foi conversado entre todos, com participação dos presentes. Assim como o e-sport, que com a presença dos jogadores profissionais Eric Moreira e Danilo Nedbone Silva contaram um pouco sobre suas trajetórias e o lado não tão glorioso de suas carreiras, mas que são determinantes para bons desempenhos.
Além disso, tivemos também uma importante apresentação de dados sobre os jogos no Brasil. Você sabia que 82% dos brasileiros preferem o celular ou o tablet pra jogar? E que as mulheres já representam o importante número de 47% na participação dos jogos? Feita pela Sioux e pela Blend New Research, a pesquisa serve para enxergarmos melhor o ambiente dos games no país, vendo que o Xbox 360 é o videogame mais popular hoje, que o Playstation 4 é o preferido da nova geração e que o jogador não está totalmente satisfeito com as dublagens, com 40% de opinião regular neste sentido.
Outras participações envolveram o desenvolvimento do jogo do Mundo Canibal, a participação da equipe do Xbox Brasil e conversas sobre publicação dos jogos. E hoje tem mais, será que o palco Marte continua com as boas programações? Lembrando que pelo site do evento dá pra assistir as palestras ao vivo.
Crédito das fotos: Campus Party