Canal afirma que Valve “tem medo” de lançar Half-Life 3. Roteirista da série responde de maneira épica!

28 de julho de 2015

Canal afirma que Valve "tem medo" de lançar Half-Life 3. Roteirista da série responde de maneira épica!

Não é de hoje que circulam na internet boatos sobre Half-Life 3. Mas quando um canal do Youtube decide dizer que a Valve teria “medo” de lançar um novo game, o roteirista da série em pessoa resolveu desmentir a parada de maneira épica!

A treta começou quando o canal The Know postou um vídeo que chama a atenção já pelo título: “A Valve nunca vai lançar Half-Life 3, aqui está o motivo”, segundo “fontes anônimas internas da Valve, o jogo já estaria em desenvolvimento mas realmente não estaria ficando bom.

O vídeo ainda diz que o roteiro do jogo já estaria completo, e que uma equipe de apenas 10 pessoas ainda estaria envolvida com o desenvolvimento do game (em 2009 eram mais de 100). Segundo a tal fonte, a Valve estaria confortável com o Steam e com seus outros jogos — Team Fortress, Dota 2 — e justamente por isso, a empresa estaria com “medo” de “arriscar” e acabar manchando sua imagem com uma sequência que poderia não estar à altura das expectativas.

O vídeo é longo e continua apresentando inúmeros fatos para respaldar as polêmicas declarações sobre o “medo” da Valve em lançar um terceiro game da série. Se o seu inglês está em dia, confira o vídeo completo abaixo:

Bom, embora seja de credibilidade deveras questionáveis — convenhamos que “fontes internas anônimas” não são lá muito confiáveis — quem somos nós para questionar as informações do canal, certo? Felizmente,há alguém que pode questionar essas informações: Marc Laidlaw, que foi roteirista e level designer dos dois primeiros Half-Lifes.

Canal afirma que Valve "tem medo" de lançar Half-Life 3. Roteirista da série responde de maneira épica!

Marc Laidlaw

Em um post no Reddit, um usuário mostra uma troca de emails que ele teve com o próprio Marc para esclarecer essa história. Abaixo você confere a explicação de Marc:

“Eu não posso comentar os processos internos da Valve, mas esses rumores me dão a impressão de que alguém está sendo trollado. Fontes anônimas têm espalhado especulações mascaradas de fatos desde o primeiro Half-Life, em 1997. Se lhe serve de consolo, posso assegurar que, baseado em minha experiência na Valve, medo é a última coisa que poderia definir qual projeto merece ser levado adiante”. 

O responsável pelo email ainda questionou Marc sobre o fato da história já estar finalizada, pergunta se não seria possível apresentá-la em outro formato, “como em um livro ou uma história em quadrinhos”. Marc deu a seguinte resposta:

“Há um mal-entendido que eu sempre tento esclarecer quando esta pergunta vem à tona, que diz que a história de Half-Life pode  de alguma forma existir fora de um jogo. Não pode. A história é criada através de um processo de tentar descobrir como usar da melhor maneira possível de usar os recursos de uma engine em prol da história.

A história é parte do jogo. Ela não existe como um script separado, que é entregue na mão dos game designers, para que eles tentem encaixá-la de maneira competente entre os puzzles e os combates. A história se desenvolve durante a experiência de tentar fazer um jogo divertido. A história de Half-Life é tão boa quanto o game que deixa você vivenciá-la”.

Como estamos na internet, é válido ressaltar que mesmo essa troca de emails com Marc Laidlaw pode ser falsa (?!), mas preferimos acreditar que não, principalmente porque os argumentos apontados por ele são super coerentes, e parecem muito mais verossímeis do que o papo estranho da tal “fonte anônima” do canal The Know.

E aí, você ainda tem esperança de jogar  Half-Life 3 um dia? Acha que a história funcionaria em outra mídia que não um game? Deixe sua opinião nos comentários!

(Via: DSOG, Reddit, Youtube)

Rodrigo Pscheidt

Jornalista, baterista, gamer, trilheiro e fotógrafo digital (não necessariamente nesta ordem). Apaixonado por videogames desde os tempos do Atari 2600.

Mais Matérias de Rodrigo

Comente nas redes sociais