Carros autônomos estão “aprendendo a dirigir” em GTA V; E a Ford já colocou alguns deles para andar
Qual o melhor lugar para carros autônomos, controlados por inteligência artificial, “aprender a dirigir”? Para vários pesquisadores, a resposta está em GTA V, e outros games similares. Mas calma, os carros não aprenderão a sair causando o caos pelas ruas das cidades, nem sair atropelando as pessoas gratuitamente.
O jogo foi escolhido para estes aprendizado por uma razão simples: os veículos autônomos geralmente contam com estradas para o seu desenvolvimento, pois o ambiente é mais favorável: a velocidade se mantém constante, as curvas são mais escassas e situações adversas existem, mas com um volume menor.
Já as ruas das cidades contam com muitas variáveis: carros estacionados, trânsito pesado, congestionamento, crianças jogando bola na rua, animais de estimação correndo por aí, ciclistas, motociclistas, pedestres atravessando fora da faixa, motoristas irresponsáveis… são muitos os desafios para que estes carros possam dirigir de maneira segura, não colocando a vida de ninguém em risco.
E é aí que entra o quinto Grand Theft Auto. Pesquisadores da Intel Labs e da Universidade de Darmstadt encontraram no game uma maneira de acelerar este processo, usando o mundo aberto do jogo para ajudar no ensino e treino do sistema de visão destes automóveis. Um software adicional e técnicas de captura do game oferecem dados para que em tempo real, os sistemas que guiarão os carros possam classificar os objetos vistos na tela pelo para-brisas. Os resultados, até o momento, são satisfatórios, com um relato em um estudo recente dizendo que GTA V “aumenta significamente a precisão” do sistema de visão.
Enquanto isso, a Ford já colocou alguns destes carros para andar
Enquanto o GTA V ensina alguns veículos autônomos a reconhecer as cidades, a Ford apresentou um teste para a imprensa dos Estados Unidos, em carros que não contam com direção e pedais, e que fazem parte do plano da construção em escala da montadora, previsto para 2025 para o uso de qualquer pessoa.
As voltas foram realizadas dentro da sede da empresa, em velocidade média de 50 km/h, e o carro “cobaia” foi um Ford Fusion equipado com sensores LiDAR, responsável por mapear o ambiente. A resposta dos jornalistas em relação ao “motorista”, foi a de um piloto aprendiz, que dirige de maneira cautelosa e em velocidade menor da qual poderia ser desenvolvida. Em outras palavras, o sistema ainda está tímido, mas já quis se apresentar para o público.
Via (Car Advice, Assessoria de Imprensa Ford)