CBLoL – Santos, INTZ e KABUM começam com o pé direito!
O CBLoL está de volta com a Segunda Etapa de 2020. Devido às diversas mudanças ocorridas na Janelas de Transferências, as equipes do campeonato vieram com muitas expectativas para as Rodadas da Semana 1. A paiN iniciou a Etapa vencendo, mas caiu para os Peixes no segundo dia. A INTZ provou melhoria desde a Série de Promoção e levou duas vitórias para casa. O Santos, novato no CBLoL, também se saiu bem nesta semana e demonstrou estar apto para brigar contra as grandes equipes da elite.
Fique por dentro do que ocorreu em Summoner’s Rift nas últimas rodadas:
Jogos de Sábado
O elenco dos Tradicionais é o que a torcida chama de dream team (time dos sonhos), e já deixou a desejar no começo desta partida. Por outro lado, o Flamengo, o qual entrou no Rift desacreditado por boa parte dos analistas, iniciou a partida com excelentes movimentações e criou ritmo.
Logo no draft, os Rubro-Negros conseguiram garantir Trundle para Ranger e Kalista para Luskka, não deixando espaço para a paiN escolher o campeão caçador na oportunidade de anular a atiradora escolhida pelo FLA. A composição dos Tradicionais foi escolhida para enfoque no fortalecimento de brTT (Draven), o qual já é conhecido por grandes feitos caso o recurso seja direcionado a ele.
A dupla sertaneja de Ranger (Trundle) e Goku (Zoe) deu ritmo ao jogo e fez a paiN dançar ao som de sua música. Ao ponto que Luskka (Kalista) e Reven (Thresh) sofreram na rota inferior contra a dupla da paiN, Bankai (Irelia) e Goku eram fortalecidos pelas movimentações de seu Caçador.
Embora tenham conseguido muita vantagem, o elenco do FLA falhou em executar a estratégia de sua composição, a pressão nas rotas laterais. As lutas que aconteceram no mid game favoreceram os Tradicionais e, em pouco tempo, a vantagem trocou de lado no mapa. Com brTT (Draven) muito forte e os Rubro-Negros não conseguindo anulá-lo nas team fights, a paiN atropelou tudo e todos, garantindo a primeira vitória na Etapa.
A disciplina prevaleceu. Quem iniciou com vantagem foram os Panteras, mas, mantendo a sua dificuldade de finalizar a partida após conquistar boa vantagem, não demonstraram melhorias após o fim da Primeira Etapa. Os Intrépidos – quase rebaixados no último split – mostraram disciplina e tiveram um bom desempenho.
Mesmo com as eliminações indo para a FUR, a pressão de mapa, desde os primeiros minutos, não deixou de ser da INTZ. Ambas as equipes erraram muito. A Furia tentou diversas jogadas sem um planejamento pré-estabelecido e os Intrépidos forçaram lutas desnecessárias para o momento.
A alma elemental do dragão das nuvens, conquistada pelo elenco da FUR, não bastou. Quando micaO (Aphelios) garantiu bons itens e começou a ficar forte – na transição do mid para o late game –, chegou o momento da INTZ brigar de verdade, e toda a vantagem que a Furia garantiu no jogo se esvaiu. Mesmo ganhando as lutas finais, os Intrépidos foram muito pacientes. Na antepenúltima luta vencida, conquistaram o Barão Nashor. Na próxima, garantiram seus itens finais. E na última, finalizaram a partida destruindo o Nexus adversário.
Que começo incrível dos Peixes! Mesmo vindos de uma boa fase no Circuito Desafiante, eu não esperava tamanha sincronia e força da equipe no CBLoL. Não foi uma partida unilateral, e por isso foi possível notar a força de ambas as equipes.
A Vivo Keyd começou muito à frente. Isto se deveu às movimentações de Minerva (Graves), o qual garantiu ritmo e não deixou espaço para Hyoga (Jarvan IV) encaixar suas jogadas e muito menos responder as do adversário de selva. Porém, como já é conhecido do Caçador dos Guerreiros, às vezes ele passa do ponto em suas jogadas agressivas. E foi o que aconteceu.
A vantagem que Minerva adquiriu não foi bem explorada e, a partir de boas respostas do Santos, perderam tudo o que conquistaram. Individualmente, o elenco do SAN foi mais eficiente desde o começo. Pôde-se ver as suas qualidades de mecânica nas jogadas em que os caçadores não estavam presentes.
Um ponto-chave para o meio do jogo, foi a facilidade de execução da composição dos Peixes e em como eles conseguiam realizar iniciações muito certeiras em Klaus (Kog’Maw). Em minha opinião, isso foi um erro muito grave de draft para a Vivo Keyd. Abusando deste detalhe, o Santos jogou muito sincronizado, venceu boas batalhas e controlou o mapa a partir disto.
Quando a vantagem já era enorme para os Santistas, não teve mais como os Guerreiros pararem o seu ímpeto. As iniciações ficaram cada vez mais tranquilas e, desta forma, o Santos estreou com vitória no CBLoL.
Em uma partida emocionante e acirrada entre as duas equipes, o resultado foi definido nos detalhes. Desde os primeiros minutos, ambos os times se combateram muito no Rift. Os dois caçadores possuíam forças no early game e botaram a prova as suas movimentações. Revolta (Lee Sin) foi mais certeiro e garantiu boas vantagens iniciais para os Ninjas.
A PRG não se deixou abalar pela pressão inicial de seus adversários e abusou da estratégia de sua composição para garantir o seu espaço através da força nas rotas laterais. Os recursos que fNb (Sylas) garantiu foi suficiente para os Prodígios destruírem muitas torres e, consequentemente, controlarem o mapa. A KABUM se viu em uma situação muito difícil de se contornar.
A luz no fim do túnel para os Ninjas veio com o fortalecimento de DudsTheBoy (Aphelios) e os aprimoramentos nos itens de Yang (Ornn). A força late game de alguns dos campeões da KBM era gigante e dependiam disto para enfim ter o jogo em suas mãos. Por muito tempo, a disputa na pressão das rotas da PRG e a iniciação das lutas pela KABUM foi intensa. Isto deu muita emoção para a partida.
No fim, com alguns erros de posicionamento e rotação dos Prodígios, os Ninjas conseguiram abusar da força de Duds e finalizar a partida que já estava alcançando níveis jamais esperados.
Jogos de Domingo
Que fim de jogo surpreendente! Abusando de uma janela de oportunidade, a INTZ conseguiu driblar os seus adversários com muita eficácia e finalizar a partida antes do esperado e da maneira mais inesperada possível.
As composições das equipes eram muito divergentes. O Flamengo possuía duas bombas-relógios com Goku (Kassadin) e Luskka (Aphelios), e a INTZ contou com um early game forte com micaO (Miss Fortune) e Tay (Wukong). Nos primeiros minutos, foi notável a expertise dos Intrépidos em dar ritmo à partida e garantir vantagens como a contagem de dragões elementais e as torres derrubadas. Porém, analisando as rotas individualmente, o jogo não estava tão ao seu favor quanto parecia.
Goku (Kassadin) e Bankai (Camille) sofreram com as movimentações de Shini (Trundle) no começo do jogo, mas conseguiram sair na frente de seus adversários de rota. Isto permitiu com que o Flamengo se sentisse seguro para deixar a sua bomba-relógio fazer efeito no late game, já que o scaling de seus campeões era muito superior. A INTZ tinha que botar um fim a este jogo sem deixar que isso acontecesse.
Com erros cometidos de ambos os lados, teve momentos em que os Urubus conseguiram boas jogadas e outras ficaram favoráveis aos Intrépidos. O jogo estava no detalhe. E foi em uma janela de oportunidade, assim como várias outras que a INTZ conseguiu enxergar, que eles conseguiram finalizar a partida.
Por volta dos 27 minutos, ocorreu uma disputa pelo dragão elemental da montanha. A luta se prolongou e o Flamengo conseguiu sair com o objetivo. Em um vislumbre, micaO (Miss Fortune) e Envy (Twisted Fate) começaram a levar os objetivos da base dos Rubro-Negros enquanto a luta ainda acontecia no rio. Sem ter como voltar, e somente com Bankai (Camille) para proteger o seu Nexus, o FLA amargou a derrota.
A vantagem dos Prodígios começou muito antes dos campeões serem invocados em Summoner’s Rift. O draft da PRG, na minha visão, foi muito superior ao de seus adversários. Com vantagem em todas as rotas no early game, exceto na rota inferior, eles tinham a faca e o queijo na mão para impor o ritmo necessário para conquistar a sua primeira vitória nesta Etapa.
O que foi dito, foi feito. Yampi (Trundle) fez boas rotações e direcionou recursos a fNb (Lucian). Este já tinha vantagem natural contra Tyrin (Renekton), mas o auxílio do Caçador aprimorou isso. O que fez os Prodígios terem certa dificuldade na transição do early para o mid game, foi a falta de foco. Dar prioridade à rota inferior nos primeiros minutos não era algo benéfico para eles, mas foi feito em alguns momentos.
A Furia não ficou tão atrás nos roamings. Damage (Sett) sempre este parelho às intenções da PRG e tentou criar certo ritmo à seus companheiros. Assistindo seus adversários garantirem cada vez mais espaço no terreno, foi o suficiente para os Panteras entenderem que o ímpeto dos Prodígios não ia ser facilmente parado.
A partir do mid game, com recursos nas mãos de quem importava (os carrys), a PRG conseguiu vencer a partida na pressão, empurrando seus adversários contra a própria base e encontrando uma janela de oportunidade na rota inferior para o push final.
O elenco de campeões foi reformulado mas a KABUM se mantém no ápice. Revolta (Nidalee), antigo nome do cenário e vindo de uma fase ruim na Red Kalunga, trouxe para este jogo dos Ninjas um ímpeto irrefreável. Ele e seus companheiros foram dominantes do início ao fim e, mesmo com leves errinhos, garantiram a sua vitória.
A Vivo Keyd apostou no direcionamento de recursos para Hidan (Jayce) e deixou a sua dupla na rota inferior com os seus já conhecidos campeões de extrema segurança, Ezreal e Yummi para Klaus e Professor, respectivamente. Minerva (Olaf) não conseguiu cumprir a função de fortalecer o seu Topo de maneira eficiente. Isso porque, Revolta (Nidalee) estava implacável em suas movimentações e garantiu muita vantagem individual no early game.
A partir do momento em que se sentiu confortável, o Caçador da KBM começou a distribuir a vantagem para seus companheiros e foi então que o placar de abates disparou a favor dos Ninjas. Foram muitos pickoffs no mal posicionamento dos Guerreiros, os quais perderam o seu terreno pouco a pouco, até sofrerem com a derrota.
Santos segue imparável. O confronto prometeu muita disputa e cumpriu com muita emoção. Em suas composições, a paiN preferiu escolhas voltadas ao mid e late game, enquanto os Peixes já poderiam criar muita vantagem com base na força inicial em suas rotas.
Mesmo com essas disparidades iniciais, as equipes lutaram bastante. A diferença se pagou na indecisão dos Tradicionais e na malícia que os Peixes possuíam. JackPoT (Aartrox), Hyoga (Wukong) e Rainbow (Azir) foram muito mais sólidos em suas criações de jogadas, enquanto que, por outro lado, Cariok (Trundle), mesmo acompanhado de esA (Leona) na maioria das vezes, demorava muito para executar a estratégia de sua equipe.
O elenco da paiN se viu várias vezes em situações em que foi forçado a lutar e isto foi muito positivo para o Santos. Garantindo muitos abates nas batalhas e abrindo muita vantagem nos objetivos neutros, como a conquista da alma do dragão elemental do oceano, somado ao bônus do Barão Nashor. Com tamanha vantagem, pressionaram o suficiente para os Tradicionais não conseguirem mais defender e caírem um a um, até não terem mais força para manter o Nexus de pé.
Fase de Pontos
O CBLoL mal começou e já deu muito o que falar. A transmissão bateu, neste Domingo, seu recorde de audiência (+320 mil espectadores) e só estamos na Semana 1. Ainda há muito jogo para acontecer. O campeonato volta no próximo Sábado (13/06) às 13h com a Rodada 3. Confira quais são os próximos jogos:
Rodada 3 – Sábado (13/06)
13h – Vivo Keyd x Prodigy Esports
14h – KABUM E-SPORTS x Santos HotForex
15h – INTZ x paiN Gaming
16h – Flamengo Esports x FURIA
Rodada 4 – Domingo (14/06)
13h – INTZ x Santos HotForex
14h – paiN Gaming x Vivo Keyd
15h – Prodigy Esports x Flamengo Esports
16h – FURIA x KABUM E-SPORTS