CEO da Nintendo russa criou uma empresa para importar jogos no país, driblando o embargo
Desde o início da invasão da Ucrânia por parte da Russa, países ocidentais impuseram para o governo de Vladimir Putin uma infinidade de embargos. Empresas como o McDonald’s se retiraram do país, patrocínios como o da russa Uralkali na equipe de Fórmula 1 Haas foram encerrados e, assim como vários outros exemplos, a japonesa Nintendo também se retirou do país.
Em caráter oficial, a Nintendo parou de enviar jogos para a Rússia em março de 2022, e encerrou a loja digital no país, mantendo um escritório apenas para cumprir questões legais no país, mas já sem a representação que um escritório no local deveria oferecer, no que diz respeito a distribuição de produtos, suporte e potenciais questões como localização.
Mas, de acordo com o Kommersant, e avançado pela Eurogamer, Metroid Prime Remastered está disponível em território russo, sendo vendidos nas lojas do país. Mas não através da Nintendo, e sim de uma empresa chamada Achivka. O curioso é que a Achivka é uma companhia fundada por Yasha Haddazji, o CEO da Nintendo Rússia. E é ela quem está importando games e consoles ao país.
A companhia nasceu em dezembro de 2022 e tem como sede o mesmo local da Nintendo russa. A importação de produtos Nintendo no país é legal, pois a lei permite que produtos sejam importados sem o consentimento do fabricante, mas é uma situação curiosa pois é alguém diretamente ligada com a Nintendo que está resolvendo a falta de produtos da companhia no país.
A Nintendo Rússia não deixou de existir, pois ainda existem questões a serem lidadas no país, como o suporte para produtos comprados anteriormente ao embargo, além de questões jurídicas envolvendo a nação russa. E o CEO no país continua o mesmo, para lidar com tais questões.
Para a Eurogamer, a Nintendo enviou um comunicado, explicando que mantém presença mínima no país, que sabe que a Achivka está importando seus produtos, mas que não tem afiliação e nem envolvimento com as atividades da empresa. Veja a nota completa:
No início de 2022, a Nintendo suspendeu o envio de produtos para a Rússia e colocou a Nintendo eShop em manutenção após a suspensão de transações em rublos russos pelo provedor de pagamento. Depois disso, e como resultado das perspectivas econômicas, a Nintendo da Europa decidiu encerrar as operações de sua subsidiária russa.
Manteremos uma presença mínima na Rússia para concluir o processo de liquidação e cumprir os requisitos legais, contratuais e administrativos. Os funcionários em Moscou receberam pacotes de remuneração individuais, e seus contratos terminaram por acordo mútuo e com nosso apreço por seus esforços.
Continuamos a investigar soluções para honrar os compromissos anteriores com nossos clientes no mercado russo. Nesse sentido e com um espírito de transparência, estamos em discussões avançadas com potenciais fornecedores de serviços de reparo e garantia para produtos Nintendo que já haviam sido vendidos no mercado russo, com a LLC Achivka sendo um desses fornecedores potenciais.
Estamos cientes de que várias empresas na Rússia operam importações paralelas de bens, incluindo produtos da Nintendo. A Nintendo não é afiliada a essas empresas e não tem envolvimento em atividades de importação paralelas na Rússia.
No caso de nossos clientes russos terem dúvidas sobre nossos produtos ou serviços, continuamos a incentivá-los a entrar em contato com o Suporte ao Cliente.