CEO japonês decreta “feriado” para seus funcionários jogarem Monster Hunter Rise!
Monster Hunter começou a realmente se destacar no ocidente com Monster Hunter World, mas já é um fenômeno de vendas no Japão há anos. O público japonês ama portáteis, e como boa parte da série marcou presença no PSP e no 3DS, os jogos seguem fazendo muito sucesso por lá.
A chegada de um novo Monster Hunter é muito esperada no Japão, por jogadores de todas as idades. Hoje mesmo, temos um novo Monster Hunter sendo lançado, exclusivamente para o Nintendo Switch.
Em um dia como hoje, muitos trabalhadores japoneses acabariam inventando doenças, pedindo folgas e dando desculpas esfarrapadas para não ir trabalhar.
Enquanto muitos chefes vão ter que lidar com ausências suspeitas, um deles decidiu ser mais gente boa: Masaki Hiyama, CEO da Mark-on, percebeu a movimentação de sua equipe em torno do lançamento do game, decidiu simplesmente dar folga para todo mundo, visto que ninguém iria se concentrar muito no trabalho, mesmo. Na empresa que ele administra, o lançamento de Monster Hunter Rise virou uma espécie de feriado.
O comunicado do executivo acabou indo parar no Twitter (acima), e repercutiu pelo mundo: Masaki recebeu muitos elogios da comunidade gamer.
O Dragon Quest Day
Monster Hunter, obviamente, não é a única franquia que consegue ter tamanho impacto na cultura japonesa. Um mito que acabou sendo confirmado há alguns anos gira em torno do Dragon Quest Day, o dia de lançamento de novos jogos da série Dragon Quest por lá.
Jogos de videogame geralmente são lançados em dias úteis. Terças e quintas são os mais comuns. Porém, quando Dragon Quest era lançado, milhares de crianças faltavam a escola para comprar seus novos jogos e irem para casa jogar.
O produtor da franquia, Yuu Miyake, contou à Game Informer que, ainda nos tempos da Enix — que hoje faz parte da SquareEnix –, jogos de Dragon Quest eram sempre lançados às quintas-feiras… o que causava essa grande evasão escolar.
Depois que até a polícia decidiu intervir, dando um “toque amigável” nos executivos da empresa, os lançamentos posteriores de Dragon Quest passaram a ser feitos aos sábados, para não interferir nas aulas. De fato, Dragon Quest é um dos únicos jogos que foge do calendário tradicional e segue lançando jogos no fim de semana na terra do sol nascente.
Loucura, né? Dependendo de como a produtividade do Japão for afetada no dia de hoje, talvez a Capcom não estude fazer algo assim para os próximos jogos?
(Via: Destructoid, Game Informer)