Chega de Flappy Bird? Apple e Google estão tratando como spam os clones do jogo do passarinho
Desde que o desenvolvedor de Flappy Bird retirou o joguinho das lojas virtuais, aconteceram muitas coisas: pessoas começaram a vender aparelhos com o jogo já instalado a preços absurdos e clones, muitos clones do jogo, começaram a aparecer. A Apple e o Google não estão contentes com isso, e estão evitando a proliferação de Flappy games com mãos de ferro.
Na App Store, jogos baseados em Flappy Bird estão sendo supostamente bloqueados, sob a alegação de que estes apps estão “se aproveitando de um aplicativo popular”. O Google por sua vez, declarou que está tratando clones do jogo do passarinho como spam.
Um tweet do desenvolvedor Ken Carpenter confirmou a rejeição de seu “criativo” Flappy Dragon. “Nós descobrimos que o nome do seu aplicativo tenta alavancar um aplicativo popular”, disse a Apple. Ele retrucou: “Qual? Flappy Bird não existe mais”.
No caso com o Google, Carpenter diz que eles simplesmente removeram arbitrariamente o aplicativo sem nenhum aviso, apenas referindo-o ao termo spam. E muitos outros desenvolvedores estão reclamando de casos semelhantes. Segundo uma conversa no Twitter entre Ken e outros desenvolvedores, o termo “Flappy” no título já é mais do que suficiente para um jogo sofrer ban.
A breve história do fenômeno Flappy Bird você já deve conhecer: Dong Nguyen, o desenvolvedor do jogo original, retirou do ar o aplicativo por “não aguentar o sucesso” e não concordar com o fato de que o jogo se tornou algo muito viciante. Quem tem o jogo instalado no seu aparelho pode continuar jogando a vontade, porém novos jogadores só podem jogar comprando um smartphone de quem tem o game ou procurando downloads extra-oficiais pela internet.
Apesar da crise, Nguyen e sua GEARS Studios já colocaram mais dois jogos nas stores: Super Ball Juggling, que é um jogo de embaixadinhas; e Shuriken Block, onde sua missão é rebater shurikens.
Mas o Flappy Bird oficial, não deve voltar nunca mais. Seja isso bom ou não.
Você jogou o Flappy Bird original que gerou toda essa polêmica? O que achou do game? E a postura do Google e da Apple? É radical, ou está dentro dos conformes em uma “situação de crise” como essa? Deixe sua opinião nos comentários!
(Via: Polygon, TechCrunch)